Os novos executivos autárquicos tomaram posse em outubro e já começa a ser visível o trabalho desenvolvido no terreno. Mas há sempre um lado menos conhecido do grande público no funcionamento das autarquias: o papel dos veredores eleitos da oposição, geralmente sem pelouros nos respetivos municípios.
Em Lisboa é comum que os vereadores da oposição tenham equipas de apoio bem maiores do que o número de eleitos, o que acontece, desde o executivo de António Costa, presidente entre 2007 e 2015, mas o município da capital é dos poucos, se não o único, em que a oposição tem orçamento para assessores. Segundo a lei, “o presidente da câmara municipal deve disponibilizar a todos os vereadores os recursos físicos, materiais e humanos necessários ao exercício do respetivo mandato, devendo, para o efeito, recorrer preferencialmente aos serviços do município”.
Na região do Algarve, como no resto do país, o trabalho e os meios disponibilizados aos vereadores da oposição são praticamente desconhecidos do grande público.
CONVITE À PARTICIPAÇÃO
A redação do POSTAL, sensível a esta realidade, convida os vereadores (ou vereador) de cada força política nos 16 municípios algarvios, eleitos no passado dia 26 de setembro, a responderem às seguintes três questões:
1) Como vereador(es) da oposição, que meios lhe(s) foram disponiblizados pelo presidente do seu Município?
2) Quais são as maiores dificuldades sentidas como vereador(es) da oposição?
3) Cada vereador da oposição tem o dever de participar eficazmente na gestão do Município, a bem do seu concelho, dos que nele habitam e dos que nele trabalham.
Que contributos tem ou têm estado a dar até ao momento?
Para quem aceite o nosso convite, as respostas não devem ser dadas individualmente por cada vereador da oposição, mas sim em representação conjunta por cada força política e devem ser enviadas por e-mail para [email protected], acompanhadas do nome, força política e foto de cada um.
O tamanho total das três respostas não pode ultrapassar os 2000 carateres, espaços incluídos, cuja publicação no POSTAL será feita por ordem de entrada e respetiva relevância.