Silves prepara-se para receber a 10.ª edição da Mostra Silves Capital da Laranja, que decorre entre 13 e 15 de fevereiro, na Fissul – Parque de Feiras e Exposições de Silves, reunindo produtores de citrinos, associações locais, entidades regionais e uma programação diversificada.
Segundo o Município de Silves, o certame volta a afirmar-se como um evento de referência no concelho, juntando citricultura, gastronomia, cultura e animação. A Mostra é pensada para valorizar os produtores locais e promover um sector estratégico para a economia do concelho.
Música e debate marcam a programação
Durante os três dias do evento, o palco principal recebe nomes de destaque da música portuguesa, com atuações de Raquel Tavares (dia 13), Matias Damásio (14) e do grupo Bandidos do Cante (15), que apresentam temas amplamente reconhecidos pelo público.
A inauguração oficial está marcada para o dia 13 de fevereiro, às 10:30, seguindo-se, às 14:30, a Conferência XXI, no auditório da Fissul.
De acordo com o Município, esta iniciativa pretende “dar voz aos agricultores e debater temas atuais e de interesse para este setor”, com destaque para o Acordo Mercosul-UE, o projeto Agro + Eficiente, a Água que Une e a atualização do Aproveitamento Hidroagrícola de Silves, Lagoa e Portimão.
Laranja é rainha dentro e fora da Fissul
No sábado, 14 de fevereiro, realiza-se o workshop “O Papel de Simplificação e da Digitalização na Vida das Micro, Pequenas e Médias Empresas”, dinamizado pelo Município de Silves em parceria com a CPPME, às 11:00, no palco 2 da Fissul.
Ao longo do fim de semana, o público poderá assistir a espetáculos de música e dança tradicional, teatro de marionetas, magia, atividades infantis e à já emblemática Marcha dos Namorados, além de degustar produtos regionais, doçaria, vinhos e artesanato, sempre com a laranja de Silves em destaque.
Fim de Semana com Sabor a Laranja em Silves
Em paralelo, decorre pelas ruas da cidade a 10.ª edição do Fim de Semana com Sabor a Laranja, com restaurantes aderentes a apresentar menus criativos inspirados neste produto identitário.
Em comunicado, a autarquia destaca que o evento “dedica três dias à gastronomia da laranja de Silves, enaltecendo as características de qualidade únicas da rainha do pomar e demais citrinos produzidos no concelho de Silves”.
Nesta edição participam 17 restaurantes do concelho, que prometem apresentar propostas gastronómicas inspiradas nos sabores cítricos. Integram a iniciativa os estabelecimentos Art’aska – Restaurante Bar and Wine Shop, Café Inglês, Churrasqueira Valdemar, Marisqueira Casa Velha, Marisqueira Rui, Mosaiko – Restaurante & Suites, Nova Mesquita, O Barradas, O Pina, O Segredo das Avós, Parsley & Thyme (Salsa & Tomilho), Pérola do Arade, Ponte Romana, Recanto dos Mouros, Sushi Love, Ú Monchiqueiro 1 e Ú Monchiqueiro 2.
Segundo o Município de Silves, “as ementas variadas, que têm como ingrediente principal a tão apreciada laranja de Silves, ganham ainda mais sabor regadas com um bom Vinho de Silves, e complementadas com deliciosas sobremesas cítricas”.
Durante o Fim de Semana com Sabor a Laranja, os clientes que efetuarem refeições nos restaurantes aderentes poderão habilitar-se a ganhar “um dos três fins de semana, em três unidades hoteleiras do concelho”, que serão sorteados no âmbito da iniciativa.
Para participar, explica a autarquia, os interessados devem “preencher o cupão do concurso, anexar a fatura da refeição e colocar na tômbola”. O sorteio decorrerá “na tarde de 15 de fevereiro, no recinto da 10.ª Mostra Silves Capital da Laranja”.
O evento conta com o apoio do Hotel Colina dos Mouros, da Ponte Romana Alojamento e do Hotel Vila Galé Náutico. Mais informações podem ser consultadas no site oficial do Município de Silves.
Marcha dos Namorados alia desporto e ambiente em Silves
Silves vai receber também mais uma edição da Marcha dos Namorados, marcada para o dia 15 de fevereiro, pelas 10:00, com ponto de encontro no espaço exterior da FISSUL, anunciou o Município de Silves.
Em comunicado, a autarquia refere que o evento possui o selo de certificação “Calendário Regional de Marcha e Corrida 25/26”, atribuído pelo IPDJ, e apresenta “dois percursos, de acordo com a preparação física dos participantes”.
Segundo o município, os participantes poderão optar por “um percurso de 5 km, com grau de dificuldade baixo, totalmente urbano”, ou por “outro de 10 km, com grau de dificuldade médio/alto, a realizar em zona urbana e serra”. Ambos os trajetos terminam na FISSUL.
As inscrições encontram-se abertas e podem ser efetuadas online, “até às 17:00 do dia 14 de fevereiro”, através da plataforma do Município de Silves. É igualmente possível inscrever-se junto do setor de Desporto, no Complexo das Piscinas Municipais de Silves, através do contacto telefónico 282 440 270 ou do endereço eletrónico [email protected].
De acordo com a autarquia, os interessados podem ainda efetuar a inscrição “nas Juntas de Freguesia do concelho”, onde será possível reservar lugar nos autocarros disponibilizados pelo município, estando os lugares sujeitos a limitação. As inscrições poderão também ser realizadas no próprio dia, no local, “até meia hora antes do início da atividade”.
Silves dinamiza a campanha “Lixo Zero 0 – ambiente 100”
O Município de Silves recorda que continua a dinamizar a campanha “Lixo Zero 0 – ambiente 100”, uma iniciativa que pretende sensibilizar os participantes para “a necessidade de redução do lixo e diminuição da pegada ambiental”. Neste âmbito, é solicitado que “cada participante traga a sua garrafa/cantil para que, durante a prova, a organização possa enchê-la”.
Organizada pelo Município de Silves e integrada na 10.ª Mostra Silves Capital da Laranja, a Marcha dos Namorados conta com a parceria do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, do Programa Nacional de Marcha e Corrida, do Plano Nacional de Ética no Desporto e do Programa Nacional de Desporto Para Todos.
A iniciativa conta ainda com o apoio do Agrupamento de Escolas de Silves, da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Silves, do Comando Territorial de Silves da GNR, da Farmácia da Associação de Socorros Mútuos João de Deus e de várias entidades do setor agrícola do concelho.
Promovida pela Câmara Municipal de Silves e com entrada livre, a Mostra Silves Capital da Laranja é um dos eventos âncora do concelho, contribuindo para a promoção turística, o desenvolvimento económico e a valorização dos recursos locais.
Leia também: Balcão Digital de Urbanismo de Albufeira já está operacional
















