Se o Websummit é a referência na tecnologia, o Social Media Hackathon (SMH) já se tornou a referência no Social Media. Este é o maior evento do país completamente focado nas redes sociais. Do Algarve, a COO da empresa LCPA Creative Agencies, Inês Vargem, é uma das oradores que vai ‘desvendar segredos de sucesso’ que a empresa farense quer partilhar com todos os outros entusiastas nesta 2ª edição do Social Media Hackathon, que se realiza nos dias 27 e 28 de março no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães.
Ao POSTAL, Inês Vargem explica porque “todos temos a ganhar” em dominar as complexidades e desafios das redes sociais e como o SMH 2024 é “uma experiência única de aprendizagem e crescimento no mundo das redes sociais”.
P – Como é que a presença da Inês Vargem no Social Media Hackathon (SMH) 2024, em Guimarães, vai colocar o Algarve no mapa dos especialistas em Social Media de Portugal?
R – Ser convidada para um evento como o Social Media Hackathon é muito gratificante e vejo até como uma responsabilidade.
Isto porque, muitas vezes, na agência, recebemos o feedback, quer de clientes, quer de estagiários ou mesmo candidatos, de que achavam ou pensavam que no Algarve não existem agências assim, com o profissionalismo e qualidade que os nossos resultados e trabalho refletem.
Por isso, a nossa visão enquanto agência no Algarve passa muito por colocar a região no mapa como uma referência na nossa área de atuação, mostrando que, ao contrário do que se pensa, existe muito valor profissional nesta área na nossa região.
Portanto, a minha participação no SMH 2024 acaba por ser um grande passo neste sentido.
A nossa visão enquanto agência no Algarve passa muito por colocar a região no mapa como uma referência na nossa área de atuação
P – Quais são as áreas de especialização da Inês Vargem dentro do Marketing Digital e qual será o principal tema que abordará durante o evento?
R – Eu sou especialista em marketing digital, portanto estou capacitada para atuar em qualquer vertente da área.
No entanto, desde que iniciei o meu percurso profissional, neste âmbito, tenho vindo a desenvolver desde o primeiro momento, sobretudo, a vertente das redes sociais.
Sempre com uma visão focada em otimizar a performance de todos os intervenientes no processo de prestação deste serviço, desde os profissionais implicados, como os clientes e até a própria agência. Assim, a minha comunicação no Social Media Hackathon 2024 estará alinhada com esta vertente do marketing digital.
P – Quais as estratégias eficazes que a Inês vai partilhar durante a sua participação no evento?
R – As estratégias para serem eficazes têm que gerar os resultados pretendidos. Estes, se são os pretendidos, subentende-se que podem, por isso, ser diferentes de pessoa para pessoa e, com isto, necessitarem de abordagens diferenciadas para possibilitar alcançar os resultados pretendidos.
No fundo, seguindo este raciocínio, a estratégia que vou partilhar assenta na forma como vou/devo olhar ao meu trabalho, contemplando os desafios e encontrando soluções para os mesmos, criando com isso processos que nos levem a gerar os resultados pretendidos.
P – Como é que a LCPA garante resultados de sucesso para os seus clientes, e como isso se reflete no trabalho que será apresentado no Social Media Hackathon 2024?
R – Seguindo a estratégia que referi no ponto anterior, ou seja, criando um mindset de crescimento. Procurar constantemente formas de otimizar e inovar no trabalho que já desenvolve, garantindo sempre resultados melhores quer para os clientes, quer para a equipa, quer para o negócio.
P – Quais são os principais desafios enfrentados pelos profissionais de marketing e empreendedores nas redes sociais atualmente e como o evento pretende abordá-los?
R – Existem muitos desafios, muitos internos, outros externos, estes sobretudo relacionados com as constantes inovações, alterações e atualizações que ocorrem nas redes sociais.
Contudo, de acordo com a nossa experiência nesta área, o impacto destes desafios pode ser reduzido se nos focarmos e criarmos um processo que nos assegure uma performance de trabalho, que nos liberta tempo de modo a possibilitar agirmos e atuarmos sempre que surge um desafio e rapidamente nos reposicionarmos na direção dos resultados pretendidos.
No evento, acredito que para além deste desafio, tendo em conta o vasto leque de oradores e partilhas de experiências diversificadas, haverá certamente partilhas que irão acrescentar e dar resposta ou novas perspetivas de visão sobre os vários desafios que existem nesta área, contribuindo com inúmeros insights para os presentes.
Um evento desta dimensão tem um valor incalculável
P – Qual é a importância de eventos como o Social Media Hackathon para a comunidade de profissionais de marketing e empreendedores no Algarve?
R – Sem qualquer dúvida é a criação de um contexto de oportunidades de crescimento para os profissionais da área. O ambiente, a atmosfera que se cria num evento desta dimensão, onde se reúnem milhares de profissionais da área, tem um valor incalculável.
O SMH 2024 permitir-nos-á, sem qualquer dúvida, crescer enquanto profissionais e, em conjunto, elevarmos a fasquia da qualidade do trabalho prestado na nossa área, em Portugal.
P – O que podem esperar os participantes do evento da experiência e conhecimento partilhados pela Inês Vargem e pela LCPA Creative Agencies?
R – Garantidamente que poderão esperar uma entrega de muito valor! Vou levar insights que, se os tivesse recebido quando comecei, teriam tido um impacto altamente positivo e significativo na minha entrega e resultados. Insights esses que acredito que poderão acrescentar a todos os profissionais que trabalhem gestão de redes sociais, incluindo freelancers, trabalhadores por conta de outrem, gestores do próprio negócio ou empresários de agências.
P – Quais são as vossas expectativas em relação ao impacto da participação no Social Media Hackathon no desenvolvimento da comunidade de especialistas em Social Media em Portugal?
R – Aqui, reforço a ideia já referida num ponto anterior, TODOS TEMOS A GANHAR! Acredito verdadeiramente que não há crescimento enquanto não houver abertura para partilhar conhecimento. Neste evento abrimo-nos a essa partilha, confiantes de que isso irá impactar outras pessoas de forma positiva e, quem sabe, a também elas se sentirem motivadas a partilhar mais as suas ideias, visões e conhecimentos.
Acredito que eu e a LCPA, ao participarmos neste evento, temos muito a contribuir, mas temos garantidamente muito mais a aprender. Se todos nos abrirmos à partilha de conhecimento de modo construtivo iremos incrementar, e muito, o desenvolvimento da comunidade de especialista em Social Media em Portugal.
Leia também: Decathlon compra material desportivo usado e dá-lhe uma ‘segunda vida’