Este castelo não é dos monumentos mais famosos do Algarve, mas foi classificado como Imóvel do Interesse Público em 1974. No ano passado foi palco do casamento do ex-primeiro-ministro e ex-presidente da Comissão Europeia Durão Barroso, com a ilustradora Joana Gonçalves. Hoje, o monumento é propriedade de Vasco Pereira Coutinho, um milionário português que fez fortuna com a AutoEuropa.
Na margem esquerda do rio Arade, em Ferragudo, ergue-se o Castelo de São João do Arade ou de Ferragudo, também conhecido como Forte de São João do Arade ou São João Baptista. Se lhe chamar apenas Castelo do Arade também não estará a cometer um erro. Este encontra-se construído numa pequena encosta rochosa que separa a Praia da Angrinha da Praia Grande, ambas em Ferragudo.
De acordo com a NIT, naquele local começou por ser construída apenas uma torre de vigia para garantir uma rápida resposta perante os ataques dos corsários do norte da Europa. Estávamos no século XV, na dinastia Filipina.
A estrutura do castelo que nos dias de hoje se pode encontrar em Ferragudo foi construída apenas depois da restauração da independência do domínio espanhol, em 1640.
O castelo tinha como principal missão proteger o Algarve das investidas dos espanhóis. Vasco Pereira Coutinho é o atual dono deste monumento e para além de o ter cedido a Durão Barroso para a celebração do seu segundo casamento, fê-lo também com o seu filho, Diogo Pereira Coutinho, que trocou alianças naquele espaço com a atriz Sara Salgado.
Leia também: Este resort de luxo é conhecido como a “Comporta no Algarve”