Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Freepik
Europa, Vida & Lazer

Conheça a “Aldeia Azul” dos Smurfs que está escondida entre montanhas e fica mesmo ‘aqui ao lado’

Numa aldeia que parece saída de um ‘conto de fadas’, todas as casas foram pintadas de azul, transformando a sua identidade e atraindo visitantes de todo o mundo

20:30 15 Maio, 2025 15:30 15 Maio, 2025 | Tiago Alcobia
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Numa pequena aldeia que parece saída de um conto de fadas, todas as casas foram pintadas de azul, transformando por completo a sua identidade. Este cenário inusitado, que inicialmente era temporário, acabou por se tornar permanente, trazendo um novo fôlego à região e atraindo curiosos de todo o mundo.

A origem da “Aldeia Azul“

A história da “Aldeia Azul” começou quando a Sony Pictures escolheu Júzcar, em Espanha, para a estreia mundial do filme Os Smurfs. Até então, era uma típica aldeia andaluza, com as casas caiadas de branco, característica das povoações da região.

No entanto, como parte da campanha promocional, todas as construções, incluindo igrejas e edifícios públicos, foram pintadas de azul. De acordo com a Visita Málaga, o plano inicial era devolver a cor original após o evento, mas os habitantes decidiram manter o azul devido ao aumento significativo de turistas.

Um referendo popular selou o destino de Júzcar, que ficou conhecida como a “Aldeia Azul”, muitas vezes apelidada de “Aldeia dos Smurfs“. Embora a ligação oficial à marca tenha terminado, o azul manteve-se, assim como o interesse turístico. Ainda segundo a mesma fonte, o comércio local floresceu e a vila tornou-se num ponto de interesse singular em Espanha.

Um percurso singular até Júzcar

A viagem até Júzcar é já uma experiência em si mesma. A estrada serpenteia por vales profundos e densos bosques de castanheiros, que ganham tons dourados e acobreados no outono.

Para quem se aproxima da aldeia, o azul das casas começa a destacar-se no horizonte, criando um contraste surreal com o verde da paisagem circundante. Segundo a mesma fonte, o estacionamento é simples e o ambiente é calmo, ideal para quem deseja explorar sem pressas.

As ruas de Júzcar são estreitas e ladeadas por edifícios pintados de azul, decorados com murais alusivos aos Smurfs e pequenas esculturas que surpreendem os visitantes.

A igreja de Santa Catalina, também azul, é um ponto de interesse arquitetónico que, de acordo com a mesma fonte, serve de palco para vários eventos comunitários.

Recomendamos: Neste vale isolado entre montanhas em Portugal há uma festa anual e ali as freiras escondiam-se dos ‘piratas’

Atividades turísticas e natureza

Apesar da sua pequena dimensão, Júzcar oferece um leque diversificado de atividades. Para os mais aventureiros, a vila dispõe de circuitos de tirolesa, pontes suspensas e percursos de escalada.

Tal como referido na Visita Málaga, estas opções são especialmente procuradas por famílias, que encontram na aldeia um ambiente seguro e propício para atividades ao ar livre.

Além disso, existem trilhos de caminhada bem marcados que ligam a vila a outras aldeias da serra, como Pujerra e Cartajima. Estes percursos permitem contemplar paisagens de vales profundos e montanhas, proporcionando vistas panorâmicas inesquecíveis.

A gastronomia local também é destacada pela mesma fonte, sendo possível encontrar pratos típicos como veado estufado, migas e enchidos da região, sempre acompanhados pelos vinhos de Ronda.

Festivais e eventos temáticos

Júzcar também se destaca pelos seus eventos temáticos, que continuam a atrair visitantes, apesar do fim da ligação oficial aos Smurfs. De acordo com a Visita Málaga, a aldeia organiza festivais infantis, sessões de pintura e fins de semana dedicados ao universo dos Smurfs. As atividades ao ar livre são um ponto forte, complementadas por workshops e jogos para todas as idades.

Os eventos são frequentemente animados por personagens em trajes de fantasia, proporcionando momentos lúdicos para crianças e adultos. Segundo a mesma fonte, esta aposta em festividades mantém o espírito do projeto inicial, reforçando o caráter acolhedor e familiar da vila.

Turismo e tradição

Embora a fama recente tenha trazido mais visitantes, a autenticidade de Júzcar mantém-se intacta. Segundo a mesma fonte, os habitantes preservam as tradições locais e a essência rural da aldeia.

Para quem pretende explorar mais do que um dia, existem alojamentos locais, como casas rurais e pequenas hospedarias, muitas delas geridas por famílias da região, garantindo uma experiência autêntica.

Júzcar é, assim, um exemplo de como uma pequena localidade pode reinventar-se e prosperar sem perder a sua identidade.

Entre vales e colinas da Andaluzia, a “Aldeia Azul” permanece como um símbolo de transformação e resiliência, atraindo curiosos de todo o mundo.

Leia também: Nem na mão, nem no porão: União Europeia proíbe este objeto usado por ‘todos’ de viajar nesta bagagem do avião

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Nacional Tech

Sistema Volta suscita pedido à CNPD sobre tratamento de dados pessoais

11:17 2 Agosto, 2026 11:17 2 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Iniciativa questiona se os dados pessoais das devoluções podem ser cruzados com compras, cartões de cliente e padrões de mobilidade

Algarve

Possível encerramento do Quiosque São Luís gera preocupação em Faro

09:29 2 Agosto, 2026 09:29 2 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Clientes e cidadãos defendem a continuidade do Quiosque São Luís e pedem à Câmara de Faro que esclareça a decisão sobre o espaço

Algarve Desporto

São Brás recebe corrida onde parar para beber é obrigatório

09:00 2 Agosto, 2026 07:04 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Segunda edição da corrida promete juntar desafio físico e convívio noturno no Parque das Amendoeiras, em São Brás

Nacional Vida & Lazer

Nem Algarve, nem Madeira: “Bali português” fica no Norte de Portugal

16:00 1 Agosto, 2026 15:07 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece Bali, mas fica no Norte de Portugal. Este espaço tem conquistado cada vez mais visitantes e fica a menos de uma hora do Porto

Algarve

Fernando Pessanha celebra casamento com a tricampeã nacional de judo Sabrina Vitorino

13:13 2 Agosto, 2026 13:14 2 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

A união foi anunciada pelo historiador nas redes sociais, com uma declaração inspirada no judo, após o casamento realizado este sábado

Tempo

Tempo muda este domingo: há regiões com chuvisco e temperaturas a descer

06:00 2 Agosto, 2026 20:42 1 Agosto, 2026 | João Luís

Este domingo, o estado do tempo deverá variar entre céu pouco nublado, neblina matinal e alguma instabilidade em zonas do litoral

Auto Economia

Estes são os carros que mais desvalorizam em Portugal e há um que perde quase 65% do valor

10:20 1 Agosto, 2026 17:55 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Perder mais de metade do valor em apenas cinco anos pode parecer exagero, mas é exatamente isso que acontece com muitos automóveis vendidos em Portugal

Europa

Ventos de 100 quilómetros por hora e altas temperaturas «ameaçam» a Grécia

11:45 2 Agosto, 2026 11:48 2 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Em alerta máximo, a Grécia enfrenta vários incêndios, ventos até 100 quilómetros por hora e mais de 12 mil hectares ardidos numa semana

Opinião Saúde

Viagens longas: o que precisa de saber para chegar com saúde ao destino | Por Sónia Nobre

07:30 2 Agosto, 2026 19:21 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez esteja na altura de deixarmos de olhar para as viagens apenas como um período de deslocação e passarmos a encará-las também como um momento em que a saúde precisa de continuar em movimento"

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve Nacional

Milhares sem luz: vai haver cortes de luz prolongados no Algarve (e não só) este domingo e estas são as regiões afetadas

15:00 31 Julho, 2026 20:09 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-Redes anunciou novos cortes programados de luz para este domingo, 2 de agosto

Carro elétrico a carregar. Crédito: Lusa
Auto

Vai comprar um carro elétrico usado? Este é o problema mais comum e não é a bateria principal

18:30 1 Agosto, 2026 14:13 30 Julho, 2026 | João Luís

Um estudo sobre avarias em carros elétricos usados mostra que há componentes menos óbvios a merecer atenção antes da compra

Nacional Política

PS acusa Governo de substituir diretores do IEFP no Algarve por pessoas ligadas ao PSD

11:30 1 Agosto, 2026 02:47 1 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

No Algarve, todos os diretores do IEFP terão sido substituídos, acusa o PS, que exige concursos transparentes e explicações ao Governo

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Europa

Jovem de 22 anos morre presa em máquina de lavar

15:30 1 Agosto, 2026 14:55 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A jovem de 22 anos morreu depois de ter ficado presa no interior de uma máquina industrial, num acidente que está a ser investigado pelas autoridades espanholas

Economia Mundo

“Era a minha vida”: agricultor de 86 anos recusa vender terreno por 13 milhões de euros por ‘amor à terra’

16:30 1 Agosto, 2026 15:16 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Nem uma proposta superior a 15 milhões de dólares convenceu este agricultor a abandonar as propriedades da família

Europe Direct Algarve Tech

Novos direitos que facilitam a reparação de bens já estão em vigor em toda a UE

19:05 31 Julho, 2026 19:07 31 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Direito à Reparação abrange produtos como telemóveis inteligentes, frigoríficos e máquinas de lavar roupa fora da garantia

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva pode voltar “em força” a Portugal nesta data

13:40 31 Julho, 2026 13:28 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Modelos meteorológicos apontam para uma mudança do estado do tempo e para o possível regresso da chuva

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Nacional, Tech

Sistema Volta suscita pedido à CNPD sobre tratamento de dados pessoais

11:17 2 Agosto, 2026 11:17 2 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Iniciativa questiona se os dados pessoais das devoluções podem ser cruzados com compras, cartões de cliente e padrões de mobilidade

Algarve

Possível encerramento do Quiosque São Luís gera preocupação em Faro

09:29 2 Agosto, 2026 09:29 2 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Clientes e cidadãos defendem a continuidade do Quiosque São Luís e pedem à Câmara de Faro que esclareça a decisão sobre o espaço

Algarve, Desporto

São Brás recebe corrida onde parar para beber é obrigatório

09:00 2 Agosto, 2026 07:04 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Segunda edição da corrida promete juntar desafio físico e convívio noturno no Parque das Amendoeiras, em São Brás

Nacional, Vida & Lazer

Nem Algarve, nem Madeira: “Bali português” fica no Norte de Portugal

16:00 1 Agosto, 2026 15:07 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece Bali, mas fica no Norte de Portugal. Este espaço tem conquistado cada vez mais visitantes e fica a menos de uma hora do Porto

Algarve

Fernando Pessanha celebra casamento com a tricampeã nacional de judo Sabrina Vitorino

13:13 2 Agosto, 2026 13:14 2 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

A união foi anunciada pelo historiador nas redes sociais, com uma declaração inspirada no judo, após o casamento realizado este sábado

Tempo

Tempo muda este domingo: há regiões com chuvisco e temperaturas a descer

06:00 2 Agosto, 2026 20:42 1 Agosto, 2026 | João Luís

Este domingo, o estado do tempo deverá variar entre céu pouco nublado, neblina matinal e alguma instabilidade em zonas do litoral

Auto, Economia

Estes são os carros que mais desvalorizam em Portugal e há um que perde quase 65% do valor

10:20 1 Agosto, 2026 17:55 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Perder mais de metade do valor em apenas cinco anos pode parecer exagero, mas é exatamente isso que acontece com muitos automóveis vendidos em Portugal

Europa

Ventos de 100 quilómetros por hora e altas temperaturas «ameaçam» a Grécia

11:45 2 Agosto, 2026 11:48 2 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Em alerta máximo, a Grécia enfrenta vários incêndios, ventos até 100 quilómetros por hora e mais de 12 mil hectares ardidos numa semana

Opinião, Saúde

Viagens longas: o que precisa de saber para chegar com saúde ao destino | Por Sónia Nobre

07:30 2 Agosto, 2026 19:21 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez esteja na altura de deixarmos de olhar para as viagens apenas como um período de deslocação e passarmos a encará-las também como um momento em que a saúde precisa de continuar em movimento"

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve, Nacional

Milhares sem luz: vai haver cortes de luz prolongados no Algarve (e não só) este domingo e estas são as regiões afetadas

15:00 31 Julho, 2026 20:09 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-Redes anunciou novos cortes programados de luz para este domingo, 2 de agosto

Carro elétrico a carregar. Crédito: Lusa
Auto

Vai comprar um carro elétrico usado? Este é o problema mais comum e não é a bateria principal

18:30 1 Agosto, 2026 14:13 30 Julho, 2026 | João Luís

Um estudo sobre avarias em carros elétricos usados mostra que há componentes menos óbvios a merecer atenção antes da compra

Nacional, Política

PS acusa Governo de substituir diretores do IEFP no Algarve por pessoas ligadas ao PSD

11:30 1 Agosto, 2026 02:47 1 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

No Algarve, todos os diretores do IEFP terão sido substituídos, acusa o PS, que exige concursos transparentes e explicações ao Governo

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Europa

Jovem de 22 anos morre presa em máquina de lavar

15:30 1 Agosto, 2026 14:55 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A jovem de 22 anos morreu depois de ter ficado presa no interior de uma máquina industrial, num acidente que está a ser investigado pelas autoridades espanholas

Economia, Mundo

“Era a minha vida”: agricultor de 86 anos recusa vender terreno por 13 milhões de euros por ‘amor à terra’

16:30 1 Agosto, 2026 15:16 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Nem uma proposta superior a 15 milhões de dólares convenceu este agricultor a abandonar as propriedades da família

Europe Direct Algarve, Tech

Novos direitos que facilitam a reparação de bens já estão em vigor em toda a UE

19:05 31 Julho, 2026 19:07 31 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Direito à Reparação abrange produtos como telemóveis inteligentes, frigoríficos e máquinas de lavar roupa fora da garantia

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva pode voltar “em força” a Portugal nesta data

13:40 31 Julho, 2026 13:28 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Modelos meteorológicos apontam para uma mudança do estado do tempo e para o possível regresso da chuva

Últimas Notícias

  • “Maldivas portuguesas”: espanhóis continuam rendidos ao parque de campismo desta ilha do Algarve
    “Maldivas portuguesas”: espanhóis continuam rendidos ao parque de campismo desta ilha do Algarve
  • Fernando Pessanha celebra casamento com a tricampeã nacional de judo Sabrina Vitorino
    Fernando Pessanha celebra casamento com a tricampeã nacional de judo Sabrina Vitorino
  • Tiago Ramos, de Tunes, convocado para o Europeu de atletismo
    Tiago Ramos, de Tunes, convocado para o Europeu de atletismo
  • Ventos de 100 quilómetros por hora e altas temperaturas «ameaçam» a Grécia
    Ventos de 100 quilómetros por hora e altas temperaturas «ameaçam» a Grécia
  • Sistema Volta suscita pedido à CNPD sobre tratamento de dados pessoais
    Sistema Volta suscita pedido à CNPD sobre tratamento de dados pessoais

Opinião

  • Viagens longas: o que precisa de saber para chegar com saúde ao destino | Por Sónia Nobre
    Viagens longas: o que precisa de saber para chegar com saúde ao destino | Por Sónia Nobre
  • A odisseia das hérnias na rede de Expressos | Por José Figueiredo Santos
    A odisseia das hérnias na rede de Expressos | Por José Figueiredo Santos
  • Muito sol, pouca vitamina D: o paradoxo dos portugueses | Por Bruno Moreno
    Muito sol, pouca vitamina D: o paradoxo dos portugueses | Por Bruno Moreno

Europe Direct Algarve

  • “Muitos portugueses” perderam casas e negócios nos incêndios em França
    “Muitos portugueses” perderam casas e negócios nos incêndios em França
  • Novos direitos que facilitam a reparação de bens já estão em vigor em toda a UE
    Novos direitos que facilitam a reparação de bens já estão em vigor em toda a UE
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento