Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Edição Papel

Dia Internacional da Mulher Rural – breve apontamento sobre a mulher rural e os seus saberes

Artigo de Maria Luísa Francisco publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de outubro

09:49 8 Outubro, 2020 11:11 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
MARIA LUÍSA FRANCISCO
Investigadora na área da Sociologia
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
[email protected]

Decidi escrever algumas palavras sobre aquelas mulheres do mundo rural que todos conhecemos na vida real. No Algarve quase todos nós temos algum familiar na serra e mesmo quem não tem, no seu imaginário existe a imagem daquelas mulheres que trabalhavam e trabalham a terra de lenço e chapéu na cabeça.

São mulheres lutadoras, maioritariamente agricultoras, às vezes já viúvas, e que desempenham vários papéis sociais. São cuidadoras dos filhos e dos seus idosos. São as principais guardiãs de tradições e saberes ancestrais que chegaram aos nossos dias e que foram passadas de geração em geração, sem livros ou manuais. A manutenção dessa memória deve ser valorizada porque estas mulheres guardam uma valiosa sabedoria popular, que é parte importante do Património Cultural Imaterial.

Vidas passadas parte do tempo ao sol, de manhã até ao anoitecer, daí a expressão “trabalhar de sol a sol”. Essa protecção do corpo com roupas de manga comprida, mesmo de Verão, tal como a cabeça coberta, não tem só a ver com o pudor e o recato, mas creio que terá a ver principalmente com o proteger-se do sol. O mesmo acontece com o vestuário do homem que trabalha no campo, que sempre veste calças, camisa de manga comprida e boina ou chapéu.

As mulheres rurais são uma força da Natureza!

Gosto das gentes da serra e estou grata pelos ensinamentos que me passaram, como por exemplo amassar o pão e os rituais associados, como referi na crónica de 6-02-2020.

Tive a oportunidade de fazer alguma recolha, não só a nível do gosto pessoal pelas tradições, costumes, lendas, orações e cantares, mas tive também a oportunidade de, a nível académico, estudar diversas dimensões da vida no interior algarvio de Aljezur a Alcoutim.

Esta paixão pela serra algarvia e pelas raízes rurais faz parte de uma maneira de estar, de um orgulho em manter certos termos regionais na linguagem diária e de os divulgar, mas isso daria outra crónica.

Não fugindo ao tema escolhido, há que referir que o Dia Internacional da Mulher Ruralfoi instituído pela ONU em 1995, principalmente para relembrar o grande número de mulheres que vive e trabalha no meio rural e é um exemplo de resiliência e resistência em relação à manutenção da vivência humana nos territórios rurais. E pela importância de reconhecer e valorizar o seu papel.

É curioso que a ONU escolheu como tema das Comemorações do último Dia Internacional da Mulher Rural, celebrado a 15 de Outubrode cada ano, “Mulheres e raparigas rurais a construir uma resistência climática”. É muito curioso este tema não só pelo sentido de resistência, mas pela importância que as mulheres têm na parte climática e ambiental. São elas que recolhem e guardam as sementes, que preservam, mas por vezes também têm comportamentos, que por desconhecimento, são prejudiciais para o ambiente.

Por exemplo, após a utilização de adubos ou produtos anti-pragas, as embalagens nem sempre são devidamente acondicionadas ou são deixadas no campo. Outro exemplo que verifiquei foi as pilhas das lanternas ou rádios espalhadas pelos campos, porque falta a noção de que as pilhas contêm produtos nocivos para o solo.

Cabe muitas vezes à mulher essa parte de transmitir aos filhos, pequenos gestos de cuidado com a terra e tudo o que ela produz. De cuidado com o outro, seja homem ou mulher. São as mulheres que dão a primeira educação aos filhos e por isso muitas vezes, por ignorância, dão aos rapazes uma educação machista. (Não defendo conceitos machistas nem feministas)

Ainda hoje há quem eduque os filhos dizendo que os homens não choram, ou não precisam de saber fazer tarefas domésticas. E sem querer, estão a deseducar em vez de educar para a igualdade, para o saber estar e o saber ser.

Felizmente, o meio rural está a mudar também porque vivem nestas zonas pessoas cada vez mais esclarecidas e com formação superior. Alguns voltaram à terra dos pais ou dos avós idealizando uma vida no campo com novos negócios.

Estes rurais renovados, normalmente em idade activa, juntamente com outras pessoas em início de reforma, que procuram uma vida mais tranquila, tornam-se importantes agentes de desenvolvimento local pelo seu capital cultural, espírito de iniciativa e experiência. Voltarei ao mundo rural…

(Artigo publicado no Caderno Cultura.Sul de outubro)

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Atenção contribuintes: regime mudou e agora estas despesas de 2026 já podem contar no IRS

10:00 14 Abril, 2026 22:18 13 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Mudança no e-Fatura já está a contar para o IRS de 2026 e pode passar despercebida a muitos contribuintes

Algarve Desporto

Caminhadas colocam Algarve no top 3 europeu

07:43 14 Abril, 2026 07:45 14 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Região algarvia conquista 3.º lugar entre os destinos de caminhadas mais populares da Europa em 2026, segundo leitores da revista Trekking Magazine

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Antes da bonança vem a ‘tempestade’: vem aí chuva nestas regiões antes do aumento das temperaturas

09:30 14 Abril, 2026 00:43 14 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Temperaturas vão subir ainda esta semana, mas antes disso vai haver episódios de chuva em algumas regiões

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva ‘a potes’ e vento forte: mau tempo vai-se instalar nesta região e este será o dia mais crítico da semana

11:30 13 Abril, 2026 15:57 12 Abril, 2026 | João Luís

O tempo vai agravar-se numa das regiões de Portugal com chuva forte, vento e mar agitado. Saiba quando chega o pior momento da semana

Animais Opinião

Um Concerto de Maravilhas! | Por Lina Soares

10:10 14 Abril, 2026 10:11 14 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Animais que salvam vidas e voluntários que cuidam deles: uma reflexão sobre o papel da ADOTA e a proteção animal em Tavira

Praia no verão. Crédito: Foto AI
Mundo Nacional Vida & Lazer

Não são os britânicos: Portugal prepara-se para bater recorde de turistas deste país em 2026

07:20 14 Abril, 2026 01:24 14 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Turistas deste país viajam cada vez mais para Portugal, com um crescimento de 16% na procura face ao ano passado

Algarve

Município de Tavira distinguido com Bandeira de Mérito Social 2026 pelo apoio ao arrendamento

09:50 14 Abril, 2026 09:51 14 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Apoio ao arrendamento vale distinção a Tavira com Bandeira de Mérito Social 2026 atribuída pela ANGES pelo impacto junto de famílias vulneráveis

Algarve

População pede reabilitação e reabertura da EN2 entre Barranco do Velho e São Brás

08:56 14 Abril, 2026 09:00 14 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Petição exige reabertura urgente da EN2 entre Barranco do Velho e São Brás de Alportel e alerta para isolamento no interior algarvio

Ciência Mundo Opinião

De volta à lua: o triunfo da missão Artemis II | Por António Piedade

08:03 14 Abril, 2026 08:03 14 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

"Ao olharmos para o futuro, a conclusão da Artemis II não é um ponto final. É a confirmação de que, ombro a ombro com os gigantes do passado, a geração atual está preparada para dar o próximo grande salto"

Algarve Cultura

Música barroca volta a ecoar nas igrejas de Faro

08:23 14 Abril, 2026 09:09 14 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Festival Reflexos do Barroco regressa a Faro com concertos em igrejas entre 17 e 19 de abril, com participação de ensembles nacionais

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia

Atenção, contribuintes: há uma mudança a chegar à Segurança Social que pode bloquear acessos

14:50 13 Abril, 2026 14:19 13 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Uma mudança discreta na Segurança Social entra em vigor em maio e pode apanhar muitos de surpresa. Há um detalhe que deve verificar quanto antes

Banca de peixe no mercado. Crédito: Freepik
Europa Gastronomia Nacional

Alerta sanitário para peixe muito consumido em Portugal apesar de estar proibido noutros países

12:20 12 Abril, 2026 19:36 13 Abril, 2026 | Luís Santos

Este peixe muito consumido em Portugal está a gerar crescente preocupação entre várias autoridades sanitárias internacionais

Algarve Gastronomia

Dois restaurantes do Algarve conquistam distinção máxima do Guia Repsol

07:10 14 Abril, 2026 07:10 14 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Restaurantes de Albufeira e Portimão conquistam três Sóis Repsol, colocando o Algarve no topo da gastronomia nacional

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Economia

Um carro para a vida? Mecânicos elegem as três marcas de carros que necessitam de menos idas à oficina

20:10 12 Abril, 2026 20:10 12 Abril, 2026 | João Luís

Há marcas que surpreendem os mecânicos pela resistência e fiabilidade: descubra quais são os carros que menos vão à oficina

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€ por mês temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

18:30 11 Abril, 2026 08:08 12 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino de custo de vida barato e clima quente 'perto' de Portugal para aproveitar a reforma

Algarve

Operações da GNR resultam em dezenas de detenções no Algarve

12:30 13 Abril, 2026 12:22 13 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

GNR deteve 77 pessoas e registou 582 infrações rodoviárias no distrito de Faro numa semana, com ações de combate ao crime e reforço da segurança

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Atenção contribuintes: regime mudou e agora estas despesas de 2026 já podem contar no IRS

10:00 14 Abril, 2026 22:18 13 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Mudança no e-Fatura já está a contar para o IRS de 2026 e pode passar despercebida a muitos contribuintes

Algarve, Desporto

Caminhadas colocam Algarve no top 3 europeu

07:43 14 Abril, 2026 07:45 14 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Região algarvia conquista 3.º lugar entre os destinos de caminhadas mais populares da Europa em 2026, segundo leitores da revista Trekking Magazine

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Antes da bonança vem a ‘tempestade’: vem aí chuva nestas regiões antes do aumento das temperaturas

09:30 14 Abril, 2026 00:43 14 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Temperaturas vão subir ainda esta semana, mas antes disso vai haver episódios de chuva em algumas regiões

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva ‘a potes’ e vento forte: mau tempo vai-se instalar nesta região e este será o dia mais crítico da semana

11:30 13 Abril, 2026 15:57 12 Abril, 2026 | João Luís

O tempo vai agravar-se numa das regiões de Portugal com chuva forte, vento e mar agitado. Saiba quando chega o pior momento da semana

Animais, Opinião

Um Concerto de Maravilhas! | Por Lina Soares

10:10 14 Abril, 2026 10:11 14 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Animais que salvam vidas e voluntários que cuidam deles: uma reflexão sobre o papel da ADOTA e a proteção animal em Tavira

Praia no verão. Crédito: Foto AI
Mundo, Nacional, Vida & Lazer

Não são os britânicos: Portugal prepara-se para bater recorde de turistas deste país em 2026

07:20 14 Abril, 2026 01:24 14 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Turistas deste país viajam cada vez mais para Portugal, com um crescimento de 16% na procura face ao ano passado

Algarve

Município de Tavira distinguido com Bandeira de Mérito Social 2026 pelo apoio ao arrendamento

09:50 14 Abril, 2026 09:51 14 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Apoio ao arrendamento vale distinção a Tavira com Bandeira de Mérito Social 2026 atribuída pela ANGES pelo impacto junto de famílias vulneráveis

Algarve

População pede reabilitação e reabertura da EN2 entre Barranco do Velho e São Brás

08:56 14 Abril, 2026 09:00 14 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Petição exige reabertura urgente da EN2 entre Barranco do Velho e São Brás de Alportel e alerta para isolamento no interior algarvio

Ciência, Mundo, Opinião

De volta à lua: o triunfo da missão Artemis II | Por António Piedade

08:03 14 Abril, 2026 08:03 14 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

"Ao olharmos para o futuro, a conclusão da Artemis II não é um ponto final. É a confirmação de que, ombro a ombro com os gigantes do passado, a geração atual está preparada para dar o próximo grande salto"

Algarve, Cultura

Música barroca volta a ecoar nas igrejas de Faro

08:23 14 Abril, 2026 09:09 14 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Festival Reflexos do Barroco regressa a Faro com concertos em igrejas entre 17 e 19 de abril, com participação de ensembles nacionais

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia

Atenção, contribuintes: há uma mudança a chegar à Segurança Social que pode bloquear acessos

14:50 13 Abril, 2026 14:19 13 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Uma mudança discreta na Segurança Social entra em vigor em maio e pode apanhar muitos de surpresa. Há um detalhe que deve verificar quanto antes

Banca de peixe no mercado. Crédito: Freepik
Europa, Gastronomia, Nacional

Alerta sanitário para peixe muito consumido em Portugal apesar de estar proibido noutros países

12:20 12 Abril, 2026 19:36 13 Abril, 2026 | Luís Santos

Este peixe muito consumido em Portugal está a gerar crescente preocupação entre várias autoridades sanitárias internacionais

Algarve, Gastronomia

Dois restaurantes do Algarve conquistam distinção máxima do Guia Repsol

07:10 14 Abril, 2026 07:10 14 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Restaurantes de Albufeira e Portimão conquistam três Sóis Repsol, colocando o Algarve no topo da gastronomia nacional

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Economia

Um carro para a vida? Mecânicos elegem as três marcas de carros que necessitam de menos idas à oficina

20:10 12 Abril, 2026 20:10 12 Abril, 2026 | João Luís

Há marcas que surpreendem os mecânicos pela resistência e fiabilidade: descubra quais são os carros que menos vão à oficina

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€ por mês temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

18:30 11 Abril, 2026 08:08 12 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino de custo de vida barato e clima quente 'perto' de Portugal para aproveitar a reforma

Algarve

Operações da GNR resultam em dezenas de detenções no Algarve

12:30 13 Abril, 2026 12:22 13 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

GNR deteve 77 pessoas e registou 582 infrações rodoviárias no distrito de Faro numa semana, com ações de combate ao crime e reforço da segurança

Últimas Notícias

  • Atenção contribuintes: regime mudou e agora estas despesas de 2026 já podem contar no IRS
    Atenção contribuintes: regime mudou e agora estas despesas de 2026 já podem contar no IRS
  • Município de Tavira distinguido com Bandeira de Mérito Social 2026 pelo apoio ao arrendamento
    Município de Tavira distinguido com Bandeira de Mérito Social 2026 pelo apoio ao arrendamento
  • Antes da bonança vem a ‘tempestade’: vem aí chuva nestas regiões antes do aumento das temperaturas
    Antes da bonança vem a ‘tempestade’: vem aí chuva nestas regiões antes do aumento das temperaturas
  • População pede reabilitação e reabertura da EN2 entre Barranco do Velho e São Brás
    População pede reabilitação e reabertura da EN2 entre Barranco do Velho e São Brás
  • Música barroca volta a ecoar nas igrejas de Faro
    Música barroca volta a ecoar nas igrejas de Faro
  • Caminhadas colocam Algarve no top 3 europeu
    Caminhadas colocam Algarve no top 3 europeu

Opinião

  • Um Concerto de Maravilhas! | Por Lina Soares
    Um Concerto de Maravilhas! | Por Lina Soares
  • De volta à lua: o triunfo da missão Artemis II | Por António Piedade
    De volta à lua: o triunfo da missão Artemis II | Por António Piedade
  • A importância dos laços afetivos | Por Andrea Moura e Joaquim Caeiro
    A importância dos laços afetivos | Por Andrea Moura e Joaquim Caeiro
  • Vacinação não é apenas uma escolha: é uma questão de acesso, literacia e equidade | Por Sónia Gonçalves
    Vacinação não é apenas uma escolha: é uma questão de acesso, literacia e equidade | Por Sónia Gonçalves
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • CCDR Algarve reúne autarcas e Governo para acelerar execução do Portugal 2030
    CCDR Algarve reúne autarcas e Governo para acelerar execução do Portugal 2030
  • À atenção de Portugal: UE prepara uma ‘revolução’ nos carros na Europa
    À atenção de Portugal: UE prepara uma ‘revolução’ nos carros na Europa
  • É oficial em Portugal e já ‘barrou’ milhares de pessoas: eis o que muda com o novo sistema de controlo de entradas e saídas imposto pela UE
    É oficial em Portugal e já ‘barrou’ milhares de pessoas: eis o que muda com o novo sistema de controlo de entradas e saídas imposto pela UE
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal