O Aeroporto Internacional de Faro é a principal porta de entrada no Algarve. Todos os passageiros que chegam e partem da capital algarvia passam pela premiada rotunda das estátuas de pedra do aeroporto de Faro. Além do aeroporto, aquela rotunda, decorada com 10 esculturas em pedra com cerca de três metros de altura cada, dá também acesso à Praia de Faro.
Infelizmente, esta emblemática rotunda tem igualmente sido o centro de atenções pelas piores razões: alguns condutores de viaturas não conseguiram contornar a rotunda e colidiram com as esculturas de pedra, provocando feridos graves e até óbitos a lamentar.
O último acidente trágico aconteceu na madrugada do passado domingo. Uma viatura despistou-se. O condutor não conseguiu contornar a rotunda, localizada na Estrada Nacional 125-10, seguindo em frente, entrando na rotunda e embatendo violentamente numa das estátuas de pedra, derrubando-a.
O alerta foi dado às 04:23 da madrugada. O despiste da viatura ligeira fez dois mortos no local e dois feridos graves que foram transportados para a unidade de Faro do Centro Hospitalar e Universitário do Algarve. Um dos feridos graves acabou por falecer no hospital.
As circunstâncias em que ocorreu o despiste estão a ser investigadas. A GNR aguarda que a única vítima sobrevivente recupere dos ferimentos sofridos para depois ouvir a sua versão sobre o acidente que provocou três mortos.
O condutor da viatura, que morreu no local, vinha do centro de Faro, com familiares e amigos, todos de nacionalidade brasileira e com idades a rondarem os trinta anos.
Não é a primeira vez que quem se aproxima da rotunda do aeroporto de Faro colide com as estátuas de pedra. Depois de passar por uma longa reta, a sua visibilidade parece perder-se a média distância. As interrogações sobre se a via foi ou não mal desenhada voltam a ecoar em cada trágico acidente que ali ocorre.
Morte de dois jovens estudantes da Universidade do Algarve
Em junho de 2020, um outro despiste de um carro à noite fez dois mortos, mas na reta antes da rotunda, na Estrada Nacional 125-10.
As vítimas mortais, dois jovens estudantes da Universidade do Algarve com 19 e 20 anos, respetivamente, eram os únicos ocupantes da viatura, que embateu contra um poste de eletricidade.
Os óbitos, ambos do sexo masculino, foram logo declarados no local. O acidente consternou, na altura a comunidade académica e farense. O reitor decretou três dias de luto académico.
Viatura “aterrou” na rotunda
Também no passado verão de 2019, uma viatura “aterrou” na rotunda do aeroporto de Faro. A 31 de julho, durante o dia, um turista inglês de 25 anos sofreu ferimentos ao despistar-se e embater contra uma das estátuas da rotunda do aeroporto de Faro.
Apesar da vítima ter ficado apenas com ferimentos ligeiros e a estátua ter ficado sem danos, a viatura ficou totalmente danificada, nomeadamente na parte dianteira. O automóvel, que era de uma rent-a-car, foi parar dentro da rotunda e o jovem foi transportado para o Hospital de Faro.
Jovem de 19 anos perde a vida
Em 2016, um jovem de 19 anos perdeu a vida, quando o automóvel que conduzia entrou em despiste e capotou, mas antes da rotunda, na estrada de acesso ao aeroporto. Os acompanhantes, duas raparigas e um rapaz, foram transportados para o hospital de Faro com lesões na coluna vertebral, cabeça, pernas e braços.
As vítimas faziam parte de um grupo de 9 jovens residentes em Olhão. Estavam divididos por duas viaturas ligeiras e deslocavam-se para um bar na Praia de Faro, mas em Montenegro, ao entrar na última reta antes de chegar ao aeroporto, o carro entrou em despiste e capotou, acabando por embater num muro e ficar imobilizado já fora da estrada.
Segundo o DN, quando os bombeiros chegaram ao local, os feridos já se encontravam fora do automóvel. No interior permanecia no entanto o condutor encarcerado, tendo os bombeiros de Faro que retirar a porta da frente para permitir o acesso da equipa do INEM à vítima. Mas assim que os profissionais de saúde olharam para o jovem aperceberam-se que já não havia nada que pudessem fazer para o salvar.
Apesar de ter o cinto de segurança colocado, o condutor foi atingido por parte da carroçaria que entrou carro adentro provocando lesões profundas no jovem. Já uma das ocupantes do banco de trás, provavelmente sem cinto de segurança, foi projetada para fora da viatura.
Antes da chegada dos bombeiros, populares e amigos ainda tentaram chamar insistentemente o rapaz que já estava inanimado, mas sem qualquer resposta positiva.
CURIOSIDADE 1
O conjunto escultórico “Os observadores“, localizado na rotunda do aeroporto de Faro, é da autoria da escultora Teresa Paulino.
CURIOSIDADE 2
O Aeroporto Internacional de Faro é a principal porta de entrada dos milhares de britânicos que vistam o Algarve.
Com a saída oficial do Reino Unido da União Europeia, a 31 de janeiro de 2020, várias imagens, de uma “instalação” colocada na rotunda das estátuas de pedra, foram no dia seguinte partilhadas nas redes sociais alusivas ao pouco consensual período final de transição do processo de Brexit.