Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Edição Papel, Nacional

A morte teima em “aterrar” na rotunda do Aeroporto de Faro

A emblemática e premiada rotunda tem sido o centro de atenções pelas piores razões: alguns condutores de viaturas não conseguiram contornar a rotunda e colidiram com as esculturas de pedra, provocando feridos graves e até óbitos a lamentar.

15:00 19 Março, 2022 11:41 17 Março, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Aeroporto Internacional de Faro é a principal porta de entrada no Algarve. Todos os passageiros que chegam e partem da capital algarvia passam pela premiada rotunda das estátuas de pedra do aeroporto de Faro. Além do aeroporto, aquela rotunda, decorada com 10 esculturas em pedra com cerca de três metros de altura cada, dá também acesso à Praia de Faro. 

Fotos D.R.

Infelizmente, esta emblemática rotunda tem igualmente sido o centro de atenções pelas piores razões: alguns condutores de viaturas não conseguiram contornar a rotunda e colidiram com as esculturas de pedra, provocando feridos graves e até óbitos a lamentar. 

O último acidente trágico aconteceu na madrugada do passado domingo. Uma viatura despistou-se. O condutor não conseguiu contornar a rotunda, localizada na Estrada Nacional 125-10, seguindo em frente, entrando na rotunda e embatendo violentamente numa das estátuas de pedra, derrubando-a. 

O alerta foi dado às 04:23 da madrugada. O despiste da viatura ligeira fez dois mortos no local e dois feridos graves que foram transportados para a unidade de Faro do Centro Hospitalar e Universitário do Algarve. Um dos feridos graves acabou por falecer no hospital. 

As circunstâncias em que ocorreu o despiste estão a ser investigadas. A GNR aguarda que a única vítima sobrevivente recupere dos ferimentos sofridos para depois ouvir a sua versão sobre o acidente que provocou três mortos. 

O condutor da viatura, que morreu no local, vinha do centro de Faro, com familiares e amigos, todos de nacionalidade brasileira e com idades a rondarem os trinta anos. 

Não é a primeira vez que quem se aproxima da rotunda do aeroporto de Faro colide com as estátuas de pedra. Depois de passar por uma longa reta, a sua visibilidade parece perder-se a média distância. As interrogações sobre se a via foi ou não mal desenhada voltam a ecoar em cada trágico acidente que ali ocorre. 

Morte de dois jovens estudantes da Universidade do Algarve

Em junho de 2020, um outro despiste de um carro à noite fez dois mortos, mas na reta antes da rotunda, na Estrada Nacional 125-10. 

As vítimas mortais, dois jovens estudantes da Universidade do Algarve com 19 e 20 anos, respetivamente, eram os únicos ocupantes da viatura, que embateu contra um poste de eletricidade. 

Os óbitos, ambos do sexo masculino, foram logo declarados no local. O acidente consternou, na altura a comunidade académica e farense. O reitor decretou três dias de luto académico. 

Viatura “aterrou” na rotunda

Também no passado verão de 2019, uma viatura “aterrou” na rotunda do aeroporto de Faro. A 31 de julho, durante o dia, um turista inglês de 25 anos sofreu ferimentos ao despistar-se e embater contra uma das estátuas da rotunda do aeroporto de Faro. 

Apesar da vítima ter ficado apenas com ferimentos ligeiros e a estátua ter ficado sem danos, a viatura ficou totalmente danificada, nomeadamente na parte dianteira. O automóvel, que era de uma rent-a-car, foi parar dentro da rotunda e o jovem foi transportado para o Hospital de Faro. 

Jovem de 19 anos perde a vida

Em 2016, um jovem de 19 anos perdeu a vida, quando o automóvel que conduzia entrou em despiste e capotou, mas antes da rotunda, na estrada de acesso ao aeroporto. Os acompanhantes, duas raparigas e um rapaz, foram transportados para o hospital de Faro com lesões na coluna vertebral, cabeça, pernas e braços. 

As vítimas faziam parte de um grupo de 9 jovens residentes em Olhão. Estavam divididos por duas viaturas ligeiras e deslocavam-se para um bar na Praia de Faro, mas em Montenegro, ao entrar na última reta antes de chegar ao aeroporto, o carro entrou em despiste e capotou, acabando por embater num muro e ficar imobilizado já fora da estrada. 

Segundo o DN, quando os bombeiros chegaram ao local, os feridos já se encontravam fora do automóvel. No interior permanecia no entanto o condutor encarcerado, tendo os bombeiros de Faro que retirar a porta da frente para permitir o acesso da equipa do INEM à vítima. Mas assim que os profissionais de saúde olharam para o jovem aperceberam-se que já não havia nada que pudessem fazer para o salvar. 

Apesar de ter o cinto de segurança colocado, o condutor foi atingido por parte da carroçaria que entrou carro adentro provocando lesões profundas no jovem. Já uma das ocupantes do banco de trás, provavelmente sem cinto de segurança, foi projetada para fora da viatura. 

Antes da chegada dos bombeiros, populares e amigos ainda tentaram chamar insistentemente o rapaz que já estava inanimado, mas sem qualquer resposta positiva. 

CURIOSIDADE 1 

O conjunto escultórico “Os observadores“, localizado na rotunda do aeroporto de Faro, é da autoria da escultora Teresa Paulino.

CURIOSIDADE 2 

O Aeroporto Internacional de Faro é a principal porta de entrada dos milhares de britânicos que vistam o Algarve. 

Com a saída oficial do Reino Unido da União Europeia, a 31 de janeiro de 2020, várias imagens, de uma “instalação” colocada na rotunda das estátuas de pedra, foram no dia seguinte partilhadas nas redes sociais alusivas ao pouco consensual período final de transição do processo de Brexit. 

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Contentor de roupa usada.
Nacional

Adeus contentores de roupa: município português vai retirar mais de 500 até julho por razões de higiene

15:20 26 Junho, 2026 10:28 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Sintra vai retirar 528 contentores de roupa usada das até julho, após problemas de recolha e acumulação de resíduos

Algarve Economia

Lefties abre no AlgarveShopping a maior loja da marca no Algarve

08:05 26 Junho, 2026 08:09 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espaço reúne moda para toda a família e aposta em tecnologia para melhorar a experiência de compra

Algarve Economia

Nova loja do Intermarché no Algoz cria 45 postos de trabalho

08:44 26 Junho, 2026 10:25 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Grupo Mosqueteiros reforça aposta no Algarve com nova loja no Algoz, num investimento que cria emprego e dinamiza a economia local

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Prestação Social Única vai substituir 13 apoios: saiba quem pode receber e o que ainda falta decidir

13:30 26 Junho, 2026 12:25 26 Junho, 2026 | João Luís

Nova Prestação Social Única vai substituir 13 apoios sociais, mas ainda há dúvidas sobre o valor e as condições de acesso. Saiba quem pode receber

Moedas e notas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve

Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho

15:40 26 Junho, 2026 15:47 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projetos financiados por fundos europeus podem ser distinguidos pelo seu impacto social, económico e ambiental

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Algarve

Trabalhos na rede elétrica motivam corte de energia domingo em Alcantarilha

08:16 26 Junho, 2026 08:23 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Interrupção do fornecimento elétrico está prevista entre as 06:30 e as 11:00 na ER125, em Alcantarilha, no concelho de Silves

Cultura Europe Direct Algarve

Painéis artísticos do projeto LIXArte inaugurados no cais de embarque de Olhão

15:30 26 Junho, 2026 15:31 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto coordenado pelo Europe Direct Algarve conta com direção artística da olhanense Joana Rocha

Trovoada.
Tempo

Vai de férias em julho? Previsão aponta para chuva e trovoadas nestes dias

10:50 26 Junho, 2026 10:48 26 Junho, 2026 | João Luís

Julho costuma ser sinónimo de sol e calor, mas as previsões apontam para alguns dias com maior risco de chuva e trovoadas em Portugal

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro

07:45 26 Junho, 2026 08:28 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"As instituições manifestaram o seu compromisso em colocar a cultura no centro do projeto europeu, protegendo e promovendo a liberdade artística, a diversidade cultural, a inclusão e condições justas para os artistas"

Algarve ANUNCIAR

Sunset Secrets regressam ao Castelo de Silves com música, gastronomia e animação ao pôr do sol

07:00 25 Junho, 2026 06:38 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mirage People abrem a edição deste ano dos Sunset Secrets, num programa que inclui mais quatro concertos até 30 de julho

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Julho traz dinheiro extra para pensionistas: saiba quando chega o pagamento à conta

09:58 23 Junho, 2026 09:58 23 Junho, 2026 | João Luís

O pagamento de julho chega com um reforço importante para muitos pensionistas. Veja a data prevista e os valores

Dolores Aveiro e a filha, Katia Aveiro.
Nacional Vida & Lazer

Família de Cristiano Ronaldo está a acompanhar o Mundial ao vivo e alugou um apartamento onde cada noite pode custar 4.500€

11:34 25 Junho, 2026 11:13 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Katia Aveiro, Dolores Aveiro e o restante núcleo familiar de Cristiano Ronaldo viajaram para os Estados Unidos para acompanhar o Mundial

Portuguesa detida em Bali.
Mundo Nacional

“Um crime de segurança nacional”: portuguesa de 47 anos é apanhada com 50 munições em Bali e arrisca pena ‘severa’

08:23 25 Junho, 2026 08:12 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Portuguesa foi detida no aeroporto de Bali com 50 munições na bagagem e a lei local prevê penas que podem chegar à pena de morte

Idoso a olhar pela janela. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Reforma antecipada em Portugal: saiba quando pode pedir a pensão antes da idade normal

15:00 23 Junho, 2026 13:26 23 Junho, 2026 | João Luís

Idade normal da reforma sobe em Portugal, mas há regimes que permitem pedir a pensão mais cedo. Saiba quem pode antecipar

Contentor de roupa usada.
Nacional

Adeus contentores de roupa: município português vai retirar mais de 500 até julho por razões de higiene

15:20 26 Junho, 2026 10:28 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Sintra vai retirar 528 contentores de roupa usada das até julho, após problemas de recolha e acumulação de resíduos

Algarve, Economia

Lefties abre no AlgarveShopping a maior loja da marca no Algarve

08:05 26 Junho, 2026 08:09 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espaço reúne moda para toda a família e aposta em tecnologia para melhorar a experiência de compra

Algarve, Economia

Nova loja do Intermarché no Algoz cria 45 postos de trabalho

08:44 26 Junho, 2026 10:25 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Grupo Mosqueteiros reforça aposta no Algarve com nova loja no Algoz, num investimento que cria emprego e dinamiza a economia local

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Prestação Social Única vai substituir 13 apoios: saiba quem pode receber e o que ainda falta decidir

13:30 26 Junho, 2026 12:25 26 Junho, 2026 | João Luís

Nova Prestação Social Única vai substituir 13 apoios sociais, mas ainda há dúvidas sobre o valor e as condições de acesso. Saiba quem pode receber

Moedas e notas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho

15:40 26 Junho, 2026 15:47 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projetos financiados por fundos europeus podem ser distinguidos pelo seu impacto social, económico e ambiental

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional, Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Algarve

Trabalhos na rede elétrica motivam corte de energia domingo em Alcantarilha

08:16 26 Junho, 2026 08:23 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Interrupção do fornecimento elétrico está prevista entre as 06:30 e as 11:00 na ER125, em Alcantarilha, no concelho de Silves

Cultura, Europe Direct Algarve

Painéis artísticos do projeto LIXArte inaugurados no cais de embarque de Olhão

15:30 26 Junho, 2026 15:31 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto coordenado pelo Europe Direct Algarve conta com direção artística da olhanense Joana Rocha

Trovoada.
Tempo

Vai de férias em julho? Previsão aponta para chuva e trovoadas nestes dias

10:50 26 Junho, 2026 10:48 26 Junho, 2026 | João Luís

Julho costuma ser sinónimo de sol e calor, mas as previsões apontam para alguns dias com maior risco de chuva e trovoadas em Portugal

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro

07:45 26 Junho, 2026 08:28 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"As instituições manifestaram o seu compromisso em colocar a cultura no centro do projeto europeu, protegendo e promovendo a liberdade artística, a diversidade cultural, a inclusão e condições justas para os artistas"

Algarve, ANUNCIAR

Sunset Secrets regressam ao Castelo de Silves com música, gastronomia e animação ao pôr do sol

07:00 25 Junho, 2026 06:38 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mirage People abrem a edição deste ano dos Sunset Secrets, num programa que inclui mais quatro concertos até 30 de julho

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Julho traz dinheiro extra para pensionistas: saiba quando chega o pagamento à conta

09:58 23 Junho, 2026 09:58 23 Junho, 2026 | João Luís

O pagamento de julho chega com um reforço importante para muitos pensionistas. Veja a data prevista e os valores

Dolores Aveiro e a filha, Katia Aveiro.
Nacional, Vida & Lazer

Família de Cristiano Ronaldo está a acompanhar o Mundial ao vivo e alugou um apartamento onde cada noite pode custar 4.500€

11:34 25 Junho, 2026 11:13 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Katia Aveiro, Dolores Aveiro e o restante núcleo familiar de Cristiano Ronaldo viajaram para os Estados Unidos para acompanhar o Mundial

Portuguesa detida em Bali.
Mundo, Nacional

“Um crime de segurança nacional”: portuguesa de 47 anos é apanhada com 50 munições em Bali e arrisca pena ‘severa’

08:23 25 Junho, 2026 08:12 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Portuguesa foi detida no aeroporto de Bali com 50 munições na bagagem e a lei local prevê penas que podem chegar à pena de morte

Idoso a olhar pela janela. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Reforma antecipada em Portugal: saiba quando pode pedir a pensão antes da idade normal

15:00 23 Junho, 2026 13:26 23 Junho, 2026 | João Luís

Idade normal da reforma sobe em Portugal, mas há regimes que permitem pedir a pensão mais cedo. Saiba quem pode antecipar

Últimas Notícias

  • “O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas
    “O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas
  • Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho
    Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho
  • Painéis artísticos do projeto LIXArte inaugurados no cais de embarque de Olhão
    Painéis artísticos do projeto LIXArte inaugurados no cais de embarque de Olhão
  • Adeus contentores de roupa: município português vai retirar mais de 500 até julho por razões de higiene
    Adeus contentores de roupa: município português vai retirar mais de 500 até julho por razões de higiene
  • Albufeira assinala Dia Mundial das Bibliotecas com palestra sobre biblioterapia
    Albufeira assinala Dia Mundial das Bibliotecas com palestra sobre biblioterapia

Opinião

  • Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro
    Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro
  • Será que os sismos “só acontecem aos outros?” – Tragédias anunciadas ou mais vale prevenir? | Por António Nóbrega
    Será que os sismos “só acontecem aos outros?” – Tragédias anunciadas ou mais vale prevenir? | Por António Nóbrega
  • Bilhete Postal: A criança e as bombas de guerra | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: A criança e as bombas de guerra | Por Eduardo Costa

Europe Direct Algarve

  • Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho
    Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho
  • Painéis artísticos do projeto LIXArte inaugurados no cais de embarque de Olhão
    Painéis artísticos do projeto LIXArte inaugurados no cais de embarque de Olhão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal