A aldeia da Cortelha, no interior do concelho de Loulé, volta a receber a Feira da Aguardente e do Mel, no dia 9 de março.
O evento terá lugar no pavilhão local e pretende “realçar e valorizar dois produtos de excelência da serra do caldeirão tradicionalmente produzidos com grande dedicação e mestria e que continuam ainda nos dias de hoje a ter muita relevância quer ao nível da dinâmica social e económica, quer em termos da projeção turística da região”, explica a Associação dos Amigos da Cortelha, organizadora da feira.
O programa tem início às 9:00 horas com um passeio pedestre com cerca de 10 quilómetros de extensão, pelos trilhos mais belos e recônditos da zona norte da freguesia de Salir, com passagem por destilarias de medronho.
Os caminhantes terão assim a possibilidade de visitar as caldeiras em pleno funcionamento e assistir ao vivo à destilação do precioso néctar, que habitualmente se faz nesta altura do ano. As inscrições estão abertas e podem ser efetuadas em www.amigosdacortelha.pt.
A chegada dos caminhantes à Feira da Aguardente e Mel está prevista para as 12:00, hora que coincide com a abertura dos expositores e um pouco depois, no espaço de restauração, começarão a ser servidas as iguarias serranas, confecionadas segundo as receitas intemporais e com produtos também eles maioritariamente sazonais e locais, onde se destacam as papas de milho e a chouriça assada entre outros.
Depois do retemperador repasto, terá início a animação musical com o Grupo Etnográfico Amendoeiras em Flor, da Altura, as sonoridades da música alentejana são trazidas pelo grupo “Violas Campaniças”, de Castro Verde. A música continuará à hora de jantar e pela noite dentro com a animação de Marco Filipe.
Estarão presentes os principais produtores locais de aguardente e mel, mas também agricultores e artesãos, dando assim possibilidade aos visitantes de degustar e adquirir produtos genuínos e de elevada qualidade.
Depois do enorme sucesso das edições anteriores, fruto dos inúmeros expositores presentes, bem como da adesão de muitos visitantes, que nesta altura do ano procuram o interior algarvio para vislumbrar as belas paisagens, saborearem a gastronomia serrana e presentearem os melhores usos e costumes da Serra do Caldeirão, a Associação dos Amigos da Cortelha está a preparar mais uma iniciativa que se prevê de “elevada autenticidade e bem identitária das tradições algarvias”.
A Feira da Aguardente e Mel da Cortelha conta com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia de Salir.
Leia também: Mina de sal-gema de Loulé vai receber exposições 30 metros abaixo do nível do mar