Com a campanha de entrega do IRS já a decorrer desde 1 de abril e válida até 30 de junho, muitos contribuintes aguardam ansiosamente pelo reembolso. Mas sabia que há um pequeno detalhe que pode fazer com que o dinheiro do IRS chegue mais depressa à sua conta?
Se entregou o IRS e quer o reembolso mais rápido, veja o que deve fazer no Portal das Finanças para receber o dinheiro mais cedo.
O truque está no IBAN
Segundo a Autoridade Tributária (AT), se ainda não tiver um IBAN confirmado junto das Finanças, deve indicá-lo no momento da entrega da declaração de IRS.
“Se não tiver um IBAN confirmado na AT, para receber o seu reembolso de IRS de forma mais célere, indique o seu IBAN no rosto da declaração”, pode ler-se numa publicação recente da AT na rede social Facebook.
Além disso, recomenda-se que o contribuinte assinale a opção para atualizar automaticamente essa informação nos dados cadastrais.
Isso garante que o processo decorra sem atrasos desnecessários e evita erros na devolução.
Confirme se tem IBAN associado
Se não tem a certeza de que o seu IBAN está correto ou registado na AT, pode verificar e atualizar essa informação através do Portal das Finanças:
Recomendamos: Funcionária com 30 anos de casa despedida da Mercadona por justa causa: tribunal deu razão à empresa
-Aceda ao Portal das Finanças.
-Inicie sessão com os seus dados de contribuinte (NIF e palavra-passe).
-No menu, escolha a opção “Dados Pessoais Relevantes”.
-Verifique o campo “IBAN” e atualize, se necessário.
Quando chegam os reembolsos?
De acordo com previsões do Governo, os primeiros reembolsos deverão começar a cair nas contas bancárias dos contribuintes já esta semana, sobretudo para os que entregaram cedo e têm IRS automático.
No entanto, o prazo legal para pagamento do reembolso estende-se até 31 de agosto.
Ter os dados atualizados e a declaração entregue atempadamente é meio caminho andado para garantir que não há atrasos no reembolso do dinheiro do IRS.
Leia também: Esta praia no Algarve é uma das mais limpas do mundo e o estacionamento é gratuito