Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Juiz no tribunal. Crédito: Freepik
Juiz no tribunal. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Pedreiro sofre enfarte e é despedido por WhatsApp: tribunal declara despedimento nulo e condena empresa a pagar 5.000 euros e salários que deixou de receber

Um pedreiro foi despedido por WhatsApp depois de sofrer enfarte e estar de baixa: tribunal espanhol considerou despedimento discriminatório

19:38 30 Abril, 2026 05:41 4 Maio, 2026 | João Luís
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Um despedimento comunicado por mensagem e numa altura particularmente sensível acabou por chegar aos tribunais e ter um desfecho desfavorável para a entidade patronal. O caso envolve um trabalhador da construção civil (pedreiro) que, depois de um problema de saúde grave, viu o seu contrato cessado de forma inesperada.

De acordo com o site espanhol Noticias Trabajo, especializado em assuntos legais e laborais, que acompanha uma decisão identificada noutras fontes como a STSJ Andalucía 1495/2025, o caso foi analisado pelo Julgado do Social n.º 2 de Málaga e pelo Tribunal Superior de Justiça da Andaluzia, que concluíram ter havido violação do direito à igualdade e à não discriminação em razão da doença. A decisão reforça os limites legais aplicáveis aos despedimentos quando estão em causa situações deste tipo, à luz da Lei espanhola 15/2022 e do artigo 53.º, n.º 4, do Estatuto de los Trabajadores.

Segundo a mesma fonte, o contexto em que ocorreu o despedimento foi determinante para o desfecho do processo.

Despedimento comunicado por mensagem

O trabalhador, oficial de primeira na construção civil, tinha um contrato sem termo desde maio de 2022 e exercia funções a tempo inteiro.

Em abril de 2023, sofreu um enfarte agudo do miocárdio, tendo ficado de baixa médica por incapacidade temporária.

Poucas semanas depois, ainda nessa condição, recebeu uma mensagem de WhatsApp da empresa a comunicar o despedimento.

Empresa invocou razões organizativas

Na comunicação enviada, a entidade empregadora justificava a decisão com motivos organizativos e de produção, associados à conclusão de uma obra.

Contudo, o tribunal considerou que essa explicação não bastava para afastar a suspeita de discriminação ligada ao momento em que o despedimento ocorreu.

Segundo a decisão judicial citada pelo Noticias Trabajo, os argumentos apresentados não afastaram a ideia de que a causa formal invocada serviu para encobrir uma decisão motivada pelo estado de saúde do trabalhador.

Tribunal vê discriminação por doença

Tanto o tribunal de primeira instância como o Tribunal Superior de Justiça da Andaluzia entenderam que houve violação do direito à igualdade e à não discriminação.

De acordo com o Noticias Trabajo, os juízes consideraram que a empresa utilizou uma justificação formal para encobrir uma decisão motivada pelo estado de saúde do trabalhador.

A circunstância de o despedimento ter ocorrido durante a baixa médica foi um dos elementos centrais da análise. Ainda assim, o que os tribunais censuraram não foi apenas o facto de o trabalhador estar de baixa, mas a conclusão de que houve discriminação em razão da doença.

Alegação de erro não convenceu

A empresa alegou que a comunicação do despedimento teria resultado de um mal-entendido. No entanto, o tribunal sublinhou que não houve qualquer tentativa posterior de corrigir ou esclarecer a situação junto do trabalhador. Esse facto foi interpretado como um indício de que a decisão foi deliberada.

Consequências para a empresa

Com a declaração de nulidade do despedimento, a empresa foi obrigada a readmitir o trabalhador nas mesmas condições anteriores.

Além disso, terá de pagar os salários que o trabalhador deixou de receber. A decisão inclui ainda uma indemnização de 5.000 euros por danos morais.

Processo passou pela conciliação

Antes de avançar para tribunal, o trabalhador tentou resolver o conflito através de um processo de conciliação.

Não tendo sido alcançado qualquer acordo, decidiu apresentar uma ação judicial contra a empresa, os contratistas e o Fundo de Garantia Salarial espanhol, o FOGASA. O caso passou pelo Julgado do Social n.º 2 de Málaga e pelo Tribunal Superior de Justiça da Andaluzia.

Decisão reforça proteção legal

Este caso volta a sublinhar a proteção legal existente em Espanha contra despedimentos discriminatórios ligados ao estado de saúde.

A legislação prevê limites claros para o despedimento, especialmente quando estão em causa direitos fundamentais. No caso dos despedimentos objetivos, o artigo 53.º, n.º 4, do Estatuto de los Trabajadores determina que a decisão extintiva é nula quando tenha por motivo alguma causa de discriminação proibida na Constituição ou na lei, ou quando viole direitos fundamentais.

Decisões como esta reforçam a necessidade de cumprimento rigoroso das normas laborais.

Um exemplo com alcance mais amplo

Embora se trate de um caso concreto em Espanha, a decisão ilustra um ponto relevante: estar de baixa médica não torna automaticamente nulo qualquer despedimento, mas pode ser decisivo quando existam indícios de que a empresa agiu por causa da doença do trabalhador.

Foi isso que os tribunais entenderam neste caso, ao concluírem que a justificação organizativa apresentada não afastou a discriminação.

E em Portugal?

Em Portugal, um caso semelhante seria analisado à luz do artigo 53.º da Constituição e dos artigos 24.º, 25.º, 381.º, 389.º e 390.º do Código do Trabalho.

A baixa médica não impede, por si só, qualquer despedimento. Mas um despedimento discriminatório ou sem fundamento legal é ilícito. O Código do Trabalho proíbe discriminações, nomeadamente em razão de capacidade de trabalho reduzida, deficiência ou doença crónica.

Se se provasse que o despedimento ocorreu por causa do estado de saúde do trabalhador ou de uma situação equiparável de discriminação, o despedimento poderia ser considerado ilícito, com condenação do empregador na reintegração do trabalhador, no pagamento das retribuições que deixou de auferir e na indemnização pelos danos patrimoniais e não patrimoniais.

Leia também: “Gasto menos aqui do que em casa”: britânico muda-se para este destino turístico próximo de Portugal e rende-se ao baixo custo de vida

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Idosa a mexer na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas nascidos entre estas datas vão ter direito à reforma sem penalizações se cumprirem todos estes requisitos

16:00 2 Agosto, 2026 15:06 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos trabalhadores podem chegar à reforma sem penalizações em 2026, desde que atinjam a idade legal e cumpram o prazo mínimo de descontos exigido

Algarve Desporto

Zach Johnson conquista primeira edição do Portugal Invitational em Vilamoura

07:00 3 Agosto, 2026 06:58 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Portugal Invitational distribuiu três milhões de dólares em prémios e marcou a primeira passagem do PGA Tour Champions pela Europa

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva regressa a Portugal já esta segunda-feira e estas são as regiões onde será mais provável

19:30 2 Agosto, 2026 16:17 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A chuva deverá regressar a Portugal continental esta segunda-feira, acompanhada por uma descida das temperaturas e vento mais intenso em algumas regiões

Notas de 50 euros na mão. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve

É oficial: União Europeia ‘aperta’ e vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor a partir desta data

18:10 2 Agosto, 2026 18:15 2 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor vão ser proibidos pela União Europeia em todos os Estados-membros a partir de 10 de julho de 2027

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Algarve Nacional

Milhares sem água: vai haver cortes de água prolongados no Algarve (e não só) esta semana e estas são as regiões afetadas

16:30 2 Agosto, 2026 15:27 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Várias localidades vão enfrentar cortes de água ao longo desta semana devido a trabalhos programados nas redes de abastecimento

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Banco de Portugal ‘alerta’: nestas situações a sua conta bancária é bloqueada sem qualquer aviso prévio

16:10 2 Agosto, 2026 16:04 2 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Segundo o Banco de Portugal, a sua conta bancária pode ser bloqueada sem ser feito qualquer aviso prévio em diversas situações

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Algarve Vida & Lazer

“Maldivas portuguesas”: espanhóis continuam rendidos ao parque de campismo desta ilha do Algarve

15:30 2 Agosto, 2026 14:59 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Entre praias de águas cristalinas, natureza preservada e um parque de campismo junto ao mar, esta ilha algarvia continua a conquistar visitantes

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Europa

“Considero insuficiente”: reformada de 67 anos recebe 1.790€ mas considera a pensão ‘injusta’

18:00 2 Agosto, 2026 16:01 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de 25 anos a trabalhar como auxiliar de enfermagem, a reformada francesa recebe 1.790 euros brutos por mês, mas considera o valor insuficiente

Tempo

Tempo muda este domingo: há regiões com chuvisco e temperaturas a descer

06:00 2 Agosto, 2026 20:42 1 Agosto, 2026 | João Luís

Este domingo, o estado do tempo deverá variar entre céu pouco nublado, neblina matinal e alguma instabilidade em zonas do litoral

Nacional Vida & Lazer

Nem Algarve, nem Madeira: “Bali português” fica no Norte de Portugal

16:00 1 Agosto, 2026 15:07 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece Bali, mas fica no Norte de Portugal. Este espaço tem conquistado cada vez mais visitantes e fica a menos de uma hora do Porto

Algarve

Possível encerramento do Quiosque São Luís gera preocupação em Faro

09:29 2 Agosto, 2026 09:29 2 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Clientes e cidadãos defendem a continuidade do Quiosque São Luís e pedem à Câmara de Faro que esclareça a decisão sobre o espaço

Auto Economia

Estes são os carros que mais desvalorizam em Portugal e há um que perde quase 65% do valor

10:20 1 Agosto, 2026 17:55 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Perder mais de metade do valor em apenas cinco anos pode parecer exagero, mas é exatamente isso que acontece com muitos automóveis vendidos em Portugal

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensões podem mudar? Governo estuda alterações e há dúvidas entre pensionistas

23:00 2 Agosto, 2026 22:04 2 Agosto, 2026 | João Luís

Há mudanças no sistema de pensões em estudo, mas ainda sem propostas finais aprovadas nem calendário legislativo definido

Economia Mundo

“Era a minha vida”: agricultor de 86 anos recusa vender terreno por 13 milhões de euros por ‘amor à terra’

16:30 1 Agosto, 2026 15:16 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Nem uma proposta superior a 15 milhões de dólares convenceu este agricultor a abandonar as propriedades da família

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Europa

Jovem de 22 anos morre presa em máquina de lavar

15:30 1 Agosto, 2026 14:55 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A jovem de 22 anos morreu depois de ter ficado presa no interior de uma máquina industrial, num acidente que está a ser investigado pelas autoridades espanholas

Carro elétrico a carregar. Crédito: Lusa
Auto

Vai comprar um carro elétrico usado? Este é o problema mais comum e não é a bateria principal

18:30 1 Agosto, 2026 14:13 30 Julho, 2026 | João Luís

Um estudo sobre avarias em carros elétricos usados mostra que há componentes menos óbvios a merecer atenção antes da compra

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas nascidos entre estas datas vão ter direito à reforma sem penalizações se cumprirem todos estes requisitos

16:00 2 Agosto, 2026 15:06 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos trabalhadores podem chegar à reforma sem penalizações em 2026, desde que atinjam a idade legal e cumpram o prazo mínimo de descontos exigido

Algarve, Desporto

Zach Johnson conquista primeira edição do Portugal Invitational em Vilamoura

07:00 3 Agosto, 2026 06:58 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Portugal Invitational distribuiu três milhões de dólares em prémios e marcou a primeira passagem do PGA Tour Champions pela Europa

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva regressa a Portugal já esta segunda-feira e estas são as regiões onde será mais provável

19:30 2 Agosto, 2026 16:17 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A chuva deverá regressar a Portugal continental esta segunda-feira, acompanhada por uma descida das temperaturas e vento mais intenso em algumas regiões

Notas de 50 euros na mão. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

É oficial: União Europeia ‘aperta’ e vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor a partir desta data

18:10 2 Agosto, 2026 18:15 2 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor vão ser proibidos pela União Europeia em todos os Estados-membros a partir de 10 de julho de 2027

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Algarve, Nacional

Milhares sem água: vai haver cortes de água prolongados no Algarve (e não só) esta semana e estas são as regiões afetadas

16:30 2 Agosto, 2026 15:27 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Várias localidades vão enfrentar cortes de água ao longo desta semana devido a trabalhos programados nas redes de abastecimento

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Banco de Portugal ‘alerta’: nestas situações a sua conta bancária é bloqueada sem qualquer aviso prévio

16:10 2 Agosto, 2026 16:04 2 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Segundo o Banco de Portugal, a sua conta bancária pode ser bloqueada sem ser feito qualquer aviso prévio em diversas situações

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Algarve, Vida & Lazer

“Maldivas portuguesas”: espanhóis continuam rendidos ao parque de campismo desta ilha do Algarve

15:30 2 Agosto, 2026 14:59 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Entre praias de águas cristalinas, natureza preservada e um parque de campismo junto ao mar, esta ilha algarvia continua a conquistar visitantes

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Europa

“Considero insuficiente”: reformada de 67 anos recebe 1.790€ mas considera a pensão ‘injusta’

18:00 2 Agosto, 2026 16:01 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de 25 anos a trabalhar como auxiliar de enfermagem, a reformada francesa recebe 1.790 euros brutos por mês, mas considera o valor insuficiente

Tempo

Tempo muda este domingo: há regiões com chuvisco e temperaturas a descer

06:00 2 Agosto, 2026 20:42 1 Agosto, 2026 | João Luís

Este domingo, o estado do tempo deverá variar entre céu pouco nublado, neblina matinal e alguma instabilidade em zonas do litoral

Nacional, Vida & Lazer

Nem Algarve, nem Madeira: “Bali português” fica no Norte de Portugal

16:00 1 Agosto, 2026 15:07 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece Bali, mas fica no Norte de Portugal. Este espaço tem conquistado cada vez mais visitantes e fica a menos de uma hora do Porto

Algarve

Possível encerramento do Quiosque São Luís gera preocupação em Faro

09:29 2 Agosto, 2026 09:29 2 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Clientes e cidadãos defendem a continuidade do Quiosque São Luís e pedem à Câmara de Faro que esclareça a decisão sobre o espaço

Auto, Economia

Estes são os carros que mais desvalorizam em Portugal e há um que perde quase 65% do valor

10:20 1 Agosto, 2026 17:55 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Perder mais de metade do valor em apenas cinco anos pode parecer exagero, mas é exatamente isso que acontece com muitos automóveis vendidos em Portugal

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensões podem mudar? Governo estuda alterações e há dúvidas entre pensionistas

23:00 2 Agosto, 2026 22:04 2 Agosto, 2026 | João Luís

Há mudanças no sistema de pensões em estudo, mas ainda sem propostas finais aprovadas nem calendário legislativo definido

Economia, Mundo

“Era a minha vida”: agricultor de 86 anos recusa vender terreno por 13 milhões de euros por ‘amor à terra’

16:30 1 Agosto, 2026 15:16 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Nem uma proposta superior a 15 milhões de dólares convenceu este agricultor a abandonar as propriedades da família

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Europa

Jovem de 22 anos morre presa em máquina de lavar

15:30 1 Agosto, 2026 14:55 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A jovem de 22 anos morreu depois de ter ficado presa no interior de uma máquina industrial, num acidente que está a ser investigado pelas autoridades espanholas

Carro elétrico a carregar. Crédito: Lusa
Auto

Vai comprar um carro elétrico usado? Este é o problema mais comum e não é a bateria principal

18:30 1 Agosto, 2026 14:13 30 Julho, 2026 | João Luís

Um estudo sobre avarias em carros elétricos usados mostra que há componentes menos óbvios a merecer atenção antes da compra

Últimas Notícias

  • Zach Johnson conquista primeira edição do Portugal Invitational em Vilamoura
    Zach Johnson conquista primeira edição do Portugal Invitational em Vilamoura
  • Pensões podem mudar? Governo estuda alterações e há dúvidas entre pensionistas
    Pensões podem mudar? Governo estuda alterações e há dúvidas entre pensionistas
  • Governo aprovou novas regras para a carta de condução: há mudanças importantes para condutores
    Governo aprovou novas regras para a carta de condução: há mudanças importantes para condutores
  • Chuva regressa a Portugal já esta segunda-feira e estas são as regiões onde será mais provável
    Chuva regressa a Portugal já esta segunda-feira e estas são as regiões onde será mais provável
  • Se o seu carro arder numa garagem, quem paga? A resposta depende deste detalhe
    Se o seu carro arder numa garagem, quem paga? A resposta depende deste detalhe

Opinião

  • Viagens longas: o que precisa de saber para chegar com saúde ao destino | Por Sónia Nobre
    Viagens longas: o que precisa de saber para chegar com saúde ao destino | Por Sónia Nobre
  • A odisseia das hérnias na rede de Expressos | Por José Figueiredo Santos
    A odisseia das hérnias na rede de Expressos | Por José Figueiredo Santos
  • Muito sol, pouca vitamina D: o paradoxo dos portugueses | Por Bruno Moreno
    Muito sol, pouca vitamina D: o paradoxo dos portugueses | Por Bruno Moreno

Europe Direct Algarve

  • É oficial: União Europeia ‘aperta’ e vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor a partir desta data
    É oficial: União Europeia ‘aperta’ e vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor a partir desta data
  • “Muitos portugueses” perderam casas e negócios nos incêndios em França
    “Muitos portugueses” perderam casas e negócios nos incêndios em França
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento