Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Juiz no tribunal. Crédito: Freepik
Juiz no tribunal. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Pedreiro sofre enfarte e é despedido por WhatsApp: tribunal declara despedimento nulo e condena empresa a pagar 5.000 euros e salários que deixou de receber

Um pedreiro foi despedido por WhatsApp depois de sofrer enfarte e estar de baixa: tribunal espanhol considerou despedimento discriminatório

19:38 30 Abril, 2026 05:41 4 Maio, 2026
João Pedro LuísJoão Pedro LuísJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Um despedimento comunicado por mensagem e numa altura particularmente sensível acabou por chegar aos tribunais e ter um desfecho desfavorável para a entidade patronal. O caso envolve um trabalhador da construção civil (pedreiro) que, depois de um problema de saúde grave, viu o seu contrato cessado de forma inesperada.

De acordo com o site espanhol Noticias Trabajo, especializado em assuntos legais e laborais, que acompanha uma decisão identificada noutras fontes como a STSJ Andalucía 1495/2025, o caso foi analisado pelo Julgado do Social n.º 2 de Málaga e pelo Tribunal Superior de Justiça da Andaluzia, que concluíram ter havido violação do direito à igualdade e à não discriminação em razão da doença. A decisão reforça os limites legais aplicáveis aos despedimentos quando estão em causa situações deste tipo, à luz da Lei espanhola 15/2022 e do artigo 53.º, n.º 4, do Estatuto de los Trabajadores.

Segundo a mesma fonte, o contexto em que ocorreu o despedimento foi determinante para o desfecho do processo.

Despedimento comunicado por mensagem

O trabalhador, oficial de primeira na construção civil, tinha um contrato sem termo desde maio de 2022 e exercia funções a tempo inteiro.

Em abril de 2023, sofreu um enfarte agudo do miocárdio, tendo ficado de baixa médica por incapacidade temporária.

Poucas semanas depois, ainda nessa condição, recebeu uma mensagem de WhatsApp da empresa a comunicar o despedimento.

Empresa invocou razões organizativas

Na comunicação enviada, a entidade empregadora justificava a decisão com motivos organizativos e de produção, associados à conclusão de uma obra.

Contudo, o tribunal considerou que essa explicação não bastava para afastar a suspeita de discriminação ligada ao momento em que o despedimento ocorreu.

Segundo a decisão judicial citada pelo Noticias Trabajo, os argumentos apresentados não afastaram a ideia de que a causa formal invocada serviu para encobrir uma decisão motivada pelo estado de saúde do trabalhador.

Tribunal vê discriminação por doença

Tanto o tribunal de primeira instância como o Tribunal Superior de Justiça da Andaluzia entenderam que houve violação do direito à igualdade e à não discriminação.

De acordo com o Noticias Trabajo, os juízes consideraram que a empresa utilizou uma justificação formal para encobrir uma decisão motivada pelo estado de saúde do trabalhador.

A circunstância de o despedimento ter ocorrido durante a baixa médica foi um dos elementos centrais da análise. Ainda assim, o que os tribunais censuraram não foi apenas o facto de o trabalhador estar de baixa, mas a conclusão de que houve discriminação em razão da doença.

Alegação de erro não convenceu

A empresa alegou que a comunicação do despedimento teria resultado de um mal-entendido. No entanto, o tribunal sublinhou que não houve qualquer tentativa posterior de corrigir ou esclarecer a situação junto do trabalhador. Esse facto foi interpretado como um indício de que a decisão foi deliberada.

Consequências para a empresa

Com a declaração de nulidade do despedimento, a empresa foi obrigada a readmitir o trabalhador nas mesmas condições anteriores.

Além disso, terá de pagar os salários que o trabalhador deixou de receber. A decisão inclui ainda uma indemnização de 5.000 euros por danos morais.

Processo passou pela conciliação

Antes de avançar para tribunal, o trabalhador tentou resolver o conflito através de um processo de conciliação.

Não tendo sido alcançado qualquer acordo, decidiu apresentar uma ação judicial contra a empresa, os contratistas e o Fundo de Garantia Salarial espanhol, o FOGASA. O caso passou pelo Julgado do Social n.º 2 de Málaga e pelo Tribunal Superior de Justiça da Andaluzia.

Decisão reforça proteção legal

Este caso volta a sublinhar a proteção legal existente em Espanha contra despedimentos discriminatórios ligados ao estado de saúde.

A legislação prevê limites claros para o despedimento, especialmente quando estão em causa direitos fundamentais. No caso dos despedimentos objetivos, o artigo 53.º, n.º 4, do Estatuto de los Trabajadores determina que a decisão extintiva é nula quando tenha por motivo alguma causa de discriminação proibida na Constituição ou na lei, ou quando viole direitos fundamentais.

Decisões como esta reforçam a necessidade de cumprimento rigoroso das normas laborais.

Um exemplo com alcance mais amplo

Embora se trate de um caso concreto em Espanha, a decisão ilustra um ponto relevante: estar de baixa médica não torna automaticamente nulo qualquer despedimento, mas pode ser decisivo quando existam indícios de que a empresa agiu por causa da doença do trabalhador.

Foi isso que os tribunais entenderam neste caso, ao concluírem que a justificação organizativa apresentada não afastou a discriminação.

E em Portugal?

Em Portugal, um caso semelhante seria analisado à luz do artigo 53.º da Constituição e dos artigos 24.º, 25.º, 381.º, 389.º e 390.º do Código do Trabalho.

A baixa médica não impede, por si só, qualquer despedimento. Mas um despedimento discriminatório ou sem fundamento legal é ilícito. O Código do Trabalho proíbe discriminações, nomeadamente em razão de capacidade de trabalho reduzida, deficiência ou doença crónica.

Se se provasse que o despedimento ocorreu por causa do estado de saúde do trabalhador ou de uma situação equiparável de discriminação, o despedimento poderia ser considerado ilícito, com condenação do empregador na reintegração do trabalhador, no pagamento das retribuições que deixou de auferir e na indemnização pelos danos patrimoniais e não patrimoniais.

Leia também: “Gasto menos aqui do que em casa”: britânico muda-se para este destino turístico próximo de Portugal e rende-se ao baixo custo de vida

Edifício da Segurança Social.
Economia Nacional

Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário

10:10 5 Novembro, 2026 09:50 5 Novembro, 2026

O regresso ao trabalho pode permitir manter um apoio da Segurança Social: há um prazo para apresentar os comprovativos

Algarve Desporto

Albufeira conquista vice-campeonato nacional e terceiro lugar em prova de patinagem artística

07:12 5 Novembro, 2026 07:15 5 Novembro, 2026

Kalebe Passos sagrou-se vice-campeão nacional e Bárbara Neves alcançou o terceiro lugar numa competição de patinagem que reuniu 340 atletas em Albufeira

Dia de chuva. Crédito: DR
Tempo

Rio atmosférico das Caraíbas a caminho de Portugal e traz “chuva forte, persistente e abundante”

09:30 5 Novembro, 2026 19:35 4 Novembro, 2026

A chuva deverá regressar ao Continente a 6 de novembro e intensificar-se entre 8 e 10. As regiões mais afetadas ainda estão por definir

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Cristiano Ronaldo levantou o troféu do Euro 2016. Crédito: UEFA
Desporto Nacional

Estreou-se aos 18 e despede-se com 146 golos: a viagem de Ronaldo pela seleção

17:00 5 Novembro, 2026 16:49 5 Novembro, 2026

Ronaldo anunciou a retirada da seleção após 234 jogos e 146 golos. Uma cronologia da estreia em Chaves aos títulos e recordes por Portugal

Algarve Cultura Opinião

História de Tavira: O tempo dos Fenícios. Tavira é Balsa! – Parte 4 | Por José Manuel do Carmo

11:20 5 Novembro, 2026 12:57 5 Novembro, 2026

"Tal como em Castro Marim, a cidade de Tavira desenvolveu-se como um núcleo urbano de considerável importância sobre o povoado do Bronze Final, no início do 1.º milénio a.C. com características que denotam a sua ligação ao mundo mediterrâneo"

Algarve Saúde

Idoso de 87 anos morre após esperar cerca de 12 horas nas urgências do Hospital de Portimão

10:50 5 Novembro, 2026 10:59 5 Novembro, 2026

Doente foi chamado para observação médica cerca das 4:40, após quase 12 horas de espera nas urgências de Portimão, mas já estava inconsciente

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Opinião Política

A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão

07:30 5 Novembro, 2026 18:15 3 Novembro, 2026

"Na política, o poder continua a ser reivindicado como um direito, enquanto a responsabilidade é tratada como uma herança maldita a transmitir ao próximo ocupante das cadeiras ministeriais"

Algarve Cultura

Educadora de Loulé defende o brincar ao ar livre em livro que vai ser apresentado em Boliqueime

16:20 4 Novembro, 2026 16:17 4 Novembro, 2026

Livro de Maria João Dias valoriza o brincar na natureza e reúne três anos de experiências educativas no Jardim de Infância de Patã de Cima, em Loulé

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Mundo

Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa

20:10 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um homem de 86 anos e o seu cão passaram mais de dois meses desaparecidos no oceano Pacífico

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva já tem data marcada para regressar a Portugal: depressão atlântica deverá afetar sobretudo Norte e Centro

06:00 4 Novembro, 2026 12:15 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva a partir de 6 de novembro. Norte e Centro surgem como as regiões mais expostas à mudança do tempo

Auto

Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião

21:20 4 Novembro, 2026 15:28 4 Novembro, 2026

Um agente da polícia explica que um simples movimento do volante pode ajudar a reduzir as consequências de uma colisão quando está parado atrás de um camião

Kit de emergência. Crédito: Freepik
Europa

Bruxelas recomenda que todos os europeus tenham kit de emergência em casa: deve garantir autonomia durante 72 horas

17:50 3 Novembro, 2026 15:44 3 Novembro, 2026

Água, alimentos, medicamentos e outros equipamentos devem fazer parte de um kit de emergência

Edifício da Segurança Social.
Economia, Nacional

Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário

10:10 5 Novembro, 2026 09:50 5 Novembro, 2026

O regresso ao trabalho pode permitir manter um apoio da Segurança Social: há um prazo para apresentar os comprovativos

Algarve, Desporto

Albufeira conquista vice-campeonato nacional e terceiro lugar em prova de patinagem artística

07:12 5 Novembro, 2026 07:15 5 Novembro, 2026

Kalebe Passos sagrou-se vice-campeão nacional e Bárbara Neves alcançou o terceiro lugar numa competição de patinagem que reuniu 340 atletas em Albufeira

Dia de chuva. Crédito: DR
Tempo

Rio atmosférico das Caraíbas a caminho de Portugal e traz “chuva forte, persistente e abundante”

09:30 5 Novembro, 2026 19:35 4 Novembro, 2026

A chuva deverá regressar ao Continente a 6 de novembro e intensificar-se entre 8 e 10. As regiões mais afetadas ainda estão por definir

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Cristiano Ronaldo levantou o troféu do Euro 2016. Crédito: UEFA
Desporto, Nacional

Estreou-se aos 18 e despede-se com 146 golos: a viagem de Ronaldo pela seleção

17:00 5 Novembro, 2026 16:49 5 Novembro, 2026

Ronaldo anunciou a retirada da seleção após 234 jogos e 146 golos. Uma cronologia da estreia em Chaves aos títulos e recordes por Portugal

Algarve, Cultura, Opinião

História de Tavira: O tempo dos Fenícios. Tavira é Balsa! – Parte 4 | Por José Manuel do Carmo

11:20 5 Novembro, 2026 12:57 5 Novembro, 2026

"Tal como em Castro Marim, a cidade de Tavira desenvolveu-se como um núcleo urbano de considerável importância sobre o povoado do Bronze Final, no início do 1.º milénio a.C. com características que denotam a sua ligação ao mundo mediterrâneo"

Algarve, Saúde

Idoso de 87 anos morre após esperar cerca de 12 horas nas urgências do Hospital de Portimão

10:50 5 Novembro, 2026 10:59 5 Novembro, 2026

Doente foi chamado para observação médica cerca das 4:40, após quase 12 horas de espera nas urgências de Portimão, mas já estava inconsciente

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Opinião, Política

A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão

07:30 5 Novembro, 2026 18:15 3 Novembro, 2026

"Na política, o poder continua a ser reivindicado como um direito, enquanto a responsabilidade é tratada como uma herança maldita a transmitir ao próximo ocupante das cadeiras ministeriais"

Algarve, Cultura

Educadora de Loulé defende o brincar ao ar livre em livro que vai ser apresentado em Boliqueime

16:20 4 Novembro, 2026 16:17 4 Novembro, 2026

Livro de Maria João Dias valoriza o brincar na natureza e reúne três anos de experiências educativas no Jardim de Infância de Patã de Cima, em Loulé

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Mundo

Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa

20:10 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um homem de 86 anos e o seu cão passaram mais de dois meses desaparecidos no oceano Pacífico

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva já tem data marcada para regressar a Portugal: depressão atlântica deverá afetar sobretudo Norte e Centro

06:00 4 Novembro, 2026 12:15 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva a partir de 6 de novembro. Norte e Centro surgem como as regiões mais expostas à mudança do tempo

Auto

Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião

21:20 4 Novembro, 2026 15:28 4 Novembro, 2026

Um agente da polícia explica que um simples movimento do volante pode ajudar a reduzir as consequências de uma colisão quando está parado atrás de um camião

Kit de emergência. Crédito: Freepik
Europa

Bruxelas recomenda que todos os europeus tenham kit de emergência em casa: deve garantir autonomia durante 72 horas

17:50 3 Novembro, 2026 15:44 3 Novembro, 2026

Água, alimentos, medicamentos e outros equipamentos devem fazer parte de um kit de emergência

Últimas Notícias

  • Faro, Portimão e Tavira recebem missas de homenagem aos falecidos no domingo
    Faro, Portimão e Tavira recebem missas de homenagem aos falecidos no domingo
  • Estreou-se aos 18 e despede-se com 146 golos: a viagem de Ronaldo pela seleção
    Estreou-se aos 18 e despede-se com 146 golos: a viagem de Ronaldo pela seleção
  • Professores de Olhão levam novas tecnologias às aulas após formação Erasmus+ em Florença
    Professores de Olhão levam novas tecnologias às aulas após formação Erasmus+ em Florença
  • Alcoutim transforma-se num palco de arte com videomapping, teatro de rua e homenagem ao contrabando
    Alcoutim transforma-se num palco de arte com videomapping, teatro de rua e homenagem ao contrabando
  • SNS já disponibiliza tratamento gratuito em casa que pode ajudar mulheres na menopausa: o primeiro passo para ter acesso
    SNS já disponibiliza tratamento gratuito em casa que pode ajudar mulheres na menopausa: o primeiro passo para ter acesso

Opinião

  • História de Tavira: O tempo dos Fenícios. Tavira é Balsa! – Parte 4 | Por José Manuel do Carmo
    História de Tavira: O tempo dos Fenícios. Tavira é Balsa! – Parte 4 | Por José Manuel do Carmo
  • A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão
    A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão
  • Casas vagas: quantas estão realmente disponíveis para habitação?
    Casas vagas: quantas estão realmente disponíveis para habitação?

Europe Direct Algarve

  • Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
    Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
  • Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos
    Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal