Se a sustentabilidade é cada vez mais uma preocupação, o aumento do preço da energia foi o rastilho necessário para fazer crescer o interesse por alternativas amigas do ambiente, como é o caso da instalação de painéis solares. Ainda assim, muito se questiona sobre a rentabilidade dos painéis que transformam a luz solar em energia elétrica.
O Polígrafo fez uma simulação do investimento necessário para proceder à instalação de dois painéis solares em Leiria, numa fatura de 80 euros. Se aderir à proposta da Galp Solar, com uma potência contratada de 0,76 kVA, o preço a pagar será de 1.550 euros. Com uma poupança anual estimada em 236 euros logo a partir do primeiro ano, o retorno do investimento será apenas alcançado após seis anos.
Por outro lado, ao aderir ao plano da EDP, a instalação com uma potência contratada de 0,80 kVA irá custar-lhe 1.761 euros. Neste caso a poupança anual pode variar entre 195 e 244 euros no primeiro ano e o retorno da poupança acumulada em 25 anos virá no 12.º ano.
De salientar que, de acordo com as propostas dos fornecedores, menos de um terço do consumo energético tem origem nos painéis solares, para além de que este só pode ser aproveitado durante o dia. Para usufruir da energia proveniente dos painéis durante a noite terá de proceder à instalação de baterias, o que implica um custo inicial superior a 6.000 euros, tanto através da Galp Solar como da EDP.
A somar aos custos de instalação dos painéis surgem os custos de manutenção e de limpeza. No caso da Galp Solar, os serviços de manutenção são gratuitos. Assim sendo, a poupança na fatura da eletricidade associada aos painéis solares varia consoante o investimento inicial e os padrões de consumo.
Leia também: Veja como eliminar a humidade no carro e manter o interior seco e confortável