A marca de sardinhas enlatadas “Sabe a Mar” do Aqua Portimão, gerido pela Klépierre, foi distinguida com dois prémios prata internacionais na categoria de Melhor Branding de Embalagem – o Best!N Food Awards 2023, em Espanha, e o concurso global Pentawards.
Os prémios internacionais foram atribuídos pelo desenho da autoria da Supperstudio que faz jus ao conteúdo da conserva de sardinhas portuguesas confecionadas de forma artesanal, com os temperos de uma receita centenária, que o chef Hugo Nascimento recriou para o Aqua Portimão.
A marca foi criada com o intuito de homenagear não só a cidade de Portimão, mas também a história do local onde o Aqua Portimão nasceu, onde outrora funcionou a Fábrica Boavista, a conserveira que há 100 anos era uma das principais empregadoras locais, numa cidade profundamente ligada às artes da pesca e ao mar.
Além disso, a marca “Sabe a Mar” tem uma componente social e até ao momento já angariou 1.669 euros a favor do projeto ‘Memórias com Sentido(s)’ da Associação Alzheimer Portugal, através da venda e conservas que podem ser adquiridas no centro comercial Aqua Portimão.
João Velhinho, diretor do centro comercial, afirma a que “o Aqua Portimão tem na sua génese esta ligação às pessoas e à região, desde logo por nos encontrarmos numa localização com muita história, onde funcionou uma conserveira com mais de cem anos e também pela importância da pesca e do mar aqui em Portimão”.
“’Sabe a Mar’ foi a nossa forma de lhes prestar uma homenagem e de ao mesmo tempo podermos contribuir para a causa social do projeto “Memórias com Sentido(s)” da Associação Alzheimer Portugal, através da venda desta edição limitada de latas de conserva e, por isso, estamos muito felizes com esta distinção”, acrescenta.
Os Prémios Best In Food têm entre os jurados uma série de representantes de marcas ligadas à hotelaria e restauração, especialistas com profundo conhecimento do setor, que premeiam desde a melhor experiência ao melhor filme ou melhor grafismo, citando alguns exemplos.
Os Pentawards foram criados em 2007 e reconhecem o que de melhor se faz em design de embalagens globalmente.
Desde o seu lançamento, os prémios já receberam mais de 30.000 inscrições de mais de 95 países de todo o mundo.
Leia também: João Velhinho é o novo diretor do Centro Comercial Aqua Portimão