A alemã FlixBus reforça a partir de hoje a sua operação nas linhas domésticas e internacionais de forma a dar resposta ao aumento da procura de viagens nesta época festiva. Só no eixo Lisboa – Porto – Lisboa, a FlixBus passa a disponibilizar mais de 70 ligações diárias, 35 em cada sentido.
Todas as linhas domésticas da operadora global de mobilidade serão reforçadas, com maior reforço nas linhas de e para a região Norte, Centro, e Algarve, cuja oferta cresce 217% face ao mesmo período do ano passado.
“É a maior operação de sempre em Portugal”, afirma Pablo Pastega, diretor geral da FlixBus para Portugal e Espanha. “É um aumento de cerca de 10% comparativamente à nossa oferta deste Verão, que é, por norma, a época de maior procura neste sector. Continuamos a crescer em Portugal, e isso é visível nas estradas do país, que têm cada vez mais autocarros verdes a circular. E, claro, estamos também a beneficiar do aumento de procura de viagens neste período pós-pandemia, e do aumento do preço dos combustíveis e a inflação, que têm contribuído para o aumento da procura. A operação que hoje arranca representa um aumento bastante significativo comparativamente ao mesmo período do ano passado”, acrescenta.
Para além do reforço das linhas domésticas, também as ligações internacionais veem a sua oferta reforçada nesta época festiva, sobretudo as que ligam Portugal a Espanha e a França. As ligações Lisboa – Madrid e Lisboa – Paris terão o dobro dos autocarros em funcionamento nas próximas semanas, sendo também reforçadas as ligações a Málaga e Sevilha e Toulouse. “Vamos dar resposta a todos aqueles que precisam de se deslocar nesta quadra festiva, a todos os que estão fora e que se juntam à família neste Natal, e que elegem o autocarro como meio de transporte”, afirma Pablo Pastega.
A operar linhas domésticas internacionais em Portugal desde 2017, e com lançamento das primeiras linhas domésticas em 2020, a FlixBus veio revolucionar a mobilidade em Portugal, e os chamados expressos são cada vez mais uma opção na hora de viajar, sendo uma alternativa às viagens de avião ao carro.
Expressos devem entrar na discussão da mobilidade sustentável do País
Para Pablo Pastega, “o transporte rodoviário de passageiros de longo curso deve fazer parte da solução de mobilidade de Portugal, primeiro porque é complementar ao comboio, e segundo, porque, conforme
comprovam os vários estudos realizados por reputadas instituições internacionais, os chamados expressos continuam a ser um dos meios de transporte mais sustentável e económico, sendo igualmente seguro. Portugal tem uma das melhores redes viárias da Europa, tem o investimento feito, e isso deve ser tido em conta na discussão sobre o futuro da mobilidade sustentável em Portugal. Do nosso lado, continuaremos a concentrar os nossos esforços no crescimento da rede doméstica e internacional da FlixBus em Portugal e no desenvolvimento de novas alternativas sustentáveis, tendo em vista um futuro cada vez mais sustentável.”
Crescimento de 152% nos últimos dois trimestres na Península Ibérica
A Flix, operadora global de mobilidade que disponibiliza viagens de comboio e autocarro sustentáveis e acessíveis, registou um crescimento global de 130%, entre abril e setembro deste ano, tendo atingido os 34 milhões de passageiros transportados na FlixBus, FlixTrain, Greyhound e Kamil Koc, nos 39 mercados da Europa, América do Norte, Brasil e Turquia, onde opera. Em Portugal e Espanha, e neste mesmo período, a FlixBus transportou mais de 1.700.000 passageiros, registando um crescimento de 152% face ao mesmo período de 2021.
De acordo o diretor geral da FlixBus em Portugal e Espanha, “os nossos resultados na Península Ibérica, onde a FlixBus tem vindo a operar linhas internacionais desde 2016 e linhas domésticas em Portugal desde 2020, mostram que, apesar da crise do COVID-19, há cada vez mais passageiros a confiar na FlixBus para viajar em segurança, e de uma forma mais económica e mais sustentável. Portugal é desde sempre um mercado prioritário para a Flix, e temos vindo a investir no país e a expandir a nossa rede e ligações, oferecendo esta solução de mobilidade partilhada sustentável a cada vez mais pessoas, chegando a cada vez mais destinos”, afirma.
O crescimento global de cerca de 130% é resultado da recuperação do negócio, fortemente afetado pela pandemia, com a procura a ultrapassar os níveis pré-pandémicos de 2019, e pela expansão global da marca durante o período do Covid-19 para novos mercados, nomeadamente Brasil, EUA, Canadá, Países Bálticos e também Portugal.
“Vamos continuar a investir em Portugal, que é um mercado estratégico para a empresa. Ainda há uma ideia errada de que viajar de autocarro não é uma opção para se viajar de forma confortável. E é preciso desmistificar essa ideia, porque, para além de confortáveis e sustentáveis, as viagens de autocarro chegam a custar até dez vezes menos do que uma viagem de carro, e demoram praticamente o mesmo tempo, e com consumos e emissões significativamente mais baixas quando comparado com um carro particular, já que transporta muito mais pessoas”, garante Pablo Pastega.