Alcançar a independência financeira, o que é preciso fazer e o que não se deve fazer?
Ser financeiramente independente.
Cada vez mais jovens estão a familiarizar-se com o movimento FIRE. Este movimento representa independência financeira, a reforma antecipada e está centrado na poupança e no investimento. O objetivo de uma vida como adepto do FIRE (Financial Independence Retire Early) é que possa, eventualmente, reformar-se cedo, sendo mais sábio com o seu dinheiro. Isto pode soar muito americano… e é!O movimento FIRE teve origem na América e no Canadá e propagou-se a partir daí, tendo sido rapidamente apreendido. Bem vistas as coisas, com todas as incertezas dos dias de hoje, quão apelativa parece a ideia de poder reformar-se antes da idade legal da reforma?
Ser financeiramente independente
Ser financeiramente independente: o que significa isto exatamente? Em termos simples, será financeiramente independente quando o seu rendimento passivo for superior aos seus custos fixos mensais. Este rendimento passivo pode ser gerado pela compra de criptomoedas como Bitcoin ou Shiba Inu, através da compra de bens imobiliários ou do investimento em ações. No entanto, só pode gerar estes rendimentos passivos no caso de ter dinheiro que possa utilizar para isso, poupanças. Quanto mais poupanças tiver, mais pode investir. Isto também diz respeito à ideologia do movimento FIRE, vida regrada e minimalista. Ao viver modesta e frugalmente, terá mais dinheiro para investir e chegará ao ponto em que será financeiramente independente e poderá reformar-se mais cedo.
A outra face da moeda
Poupar muito e viver de forma minimalista. Reformar-se cedo pode parecer um conto de fadas, mas para o conseguir será preciso que deixe muita coisa para trás. Ir de férias, sair para jantar com um grupo de amigos ou comprar presentes já não são opções viáveis. Esta pode ser uma existência solitária quando não se tem ninguém à sua volta que viva segundo as mesmas regras e padrões. Além disso, nada pode realmente garantir-lhe que consiga reformar-se aos 40 anos, por exemplo, pois precisa de um grande rendimento passivo para que possa ser verdadeiramente independente em termos financeiros. Pode calcular de forma aproximada qual o valor de que precisa para o fazer, multiplicando as suas despesas anuais por 25. Se tiver este montante disponível, assumindo um rendimento médio anual de 4% numa conta de investimento, estará apto a reformar-se. No entanto, este cálculo é baseado no sistema americano e é um cálculo simplificado. Ele serve, contudo, para lhe dar uma ideia sobre qual o montante de que deverá necessitar para ser financeiramente independente.
As opiniões dividem-se
Apesar de tudo isto poder soar bastante complicado e restritivo, existem muitos defensores do FIRE, que estão dispostos a adotar este estilo de vida por muito tempo. Além disso, o movimento também está a sensibilizar cada vez mais os jovens sobre a importância da poupança e o valor do dinheiro. Entretanto, há advertências sobre a facilidade com a qual muitos jovens começam a investir hoje em dia. Muitos não têm um fundo financeiro de proteção para o caso de as coisas correrem mal, o que pode levar a que se criem dívidas elevadas. Deseja render-se ao FIRE ou continuar por um caminho mais seguro e trabalhar até atingir a idade da reforma?