Os portugueses mais ricos ganham cerca de 21.000 euros brutos por mês e representam 0,1% da população. Os dados do estudo do Gabinete de Estudos do Ministério das Finanças apontam que os mais ricos do país estão concentrados em oito municípios. Esta investigação tem em conta os concelhos do país onde cada português declarou os seus rendimentos.
Diz o estudo intitulado “Dashboard de Desigualdades de Rendimento e IRS” que os mais ricos de Portugal se distribuem por concelhos, como Lisboa, Oeiras, Cascais, Sintra, Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos e Loulé.
De salientar que a investigação, cuja análise foi citada pelo Jornal de Negócios, olha para os níveis de desigualdades de rendimentos declarados e englobados no IRS, com base em microdados administrativos e anonimizados das notas de liquidação de IRS de 2021, entregues em 2022.
Se por um lado, Loulé, no Algarve, é um dos concelhos onde vivem alguns dos mais ricos do país, por outro lado, foi na região sul que algumas das famílias mais pobres também declararam os seus rendimentos. Em Lagos, por exemplo, mais de 20% da população do concelho inclui-se dentro do grupo das famílias 10% mais pobres do país. Tavira é o outro concelho do Algarve que concentra uma maior percentagem de população com menos rendimentos.
A par com o Algarve, é no Interior do país e na Madeira que as famílias mais pobres declaram os seus rendimentos.
Leia também: Como legalizar um carro importado em 8 passos