A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos, a FAA, autorizou no fim de abril o uso comercial do primeiro drone trator. A ideia é que ele sirva para aplicar pesticidas em diferentes cultivos agrícolas.
O drone trator chama-se ‘SC1’, e foi fabricado pela empresa Guardian, para ser usado na Califórnia.
O SC1 é o drone de terceira geração que a empresa desenvolveu. Possui uma bateria de 9,1 KWh e quatro hélices de 1,8 metros, alimentadas por um motor elétrico de 40 hp.
Os criadores estimam que ele pode cobrir 16,2 hectares por hora de forma eficiente e realçam que o sistema é “100% programável”.
“O drone oferece uma aplicação precisa e segura para a proteção das culturas em uma fração do tempo e do custo”, destaca a empresa, em nota à imprensa.
O objetivo da Guardian é revolucionar a agricultura. A recente aprovação da FAA permitirá que a Guardian entre no mercado de combate aéreo a pragas.
Automatizar etapas da produção pode aumentar o lucro e a qualidade da agricultura. Novas tecnologias, como eVTOLs, IA, robôs e tratores autónomos, estão a ser desenvolvidas por empresas para melhorar a eficiência agrícola e revolucionar o cultivo.