Líder desde a quinta etapa, Figueiredo sai para a estrada às 17:00, dois minutos depois do terceiro classificado, o também português Luís Fernandes (Rádio Popular-Paredes-Boavista), mas o seu verdadeiro adversário é o seu colega uruguaio Mauricio Moreira, que é segundo a sete segundos e um especialista na luta contra o cronómetro.
O vice-campeão da edição de 2021 parte às 16:56 – os regulamentos não permitem que dois companheiros de equipa saiam um a seguir ao outro -, com outro especialista, o quinto classificado Alejandro Marque (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), a sair dois minutos antes.
O contrarrelógio de 18,6 quilómetros vai definir o pódio final e o sucessor do bicampeão em título Amaro Antunes (W52-FC Porto), com o ‘top 3’ ainda em aberto, uma vez que Luís Fernandes pode ser ultrapassado por António Carvalho (Glassdrive-Q8-Anicolor), o quarto classificado.
O venezuelano José Bruzual (Java Kiwi Atlântico) será o primeiro dos 105 ciclistas em prova a partir para o ‘crono’, às 15:06.