A partida em Faro foi equilibrada. O Sporting saiu vencedor depois de marcar 3 golos na baliza do Farense, que apenas marcou 2. No entanto, se por um lado o Sporting se superiorizou no marcador, por outro, saiu com prejuízo no campo financeiro. Isto porque o clube de Alvalade regressou a casa com uma multa de quase 15 mil euros. Em causa estava o “arremesso de artefactos pirotécnicos” e o “uso de engenhos explosivos” por parte dos adeptos durante o jogo.
O mapa de castigos referente aos jogos da sétima jornada da I Liga divulgado pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) é bastante claro. A partida entre o Sporting CP e o Farense estava agendada para 29 de setembro (sábado) às 20:30.
Contudo, a falta de pontualidade no apito inicial foi da responsabilidade dos adeptos da equipa de Alvalade. “O jogo iniciou-se três minutos depois da hora marcada, devido ao arremesso de artefactos pirotécnicos para o retângulo de jogo, por parte de adeptos afetos ao clube visitante (Sporting CP)”.
Qual o valor das multas do Sporting?
Esta primeira infração dos adeptos deu origem a uma multa no valor de 10.200 euros. Mas não foi só no início da partida que houve incidentes. De acordo com o Relatório do Árbitro e do Delegado da LPFP, “ao minuto 21 da primeira parte foi arremessado um pote de fumo, por adeptos do clube visitante”.
O “uso de engenhos explosivos ou pirotécnicos” ao longo de toda a partida fez com que o Sporting saísse de Faro com mais uma multa. Esta última ultrapassou os 4 mil euros. Somando ambas as multas, no total, o Sporting saiu de Faro com uma dívida de 14.660 euros.
O Farense também não escapou às penalizações
Embora o Sporting tenha recebido multas num valor mais elevado, o Farense também não escapou às penalizações do Conselho de Disciplina da FPF. A sanção aplicada à equipa do Algarve no valor de 816 euros teve origem na “entrada e permanência de objetos não autorizados” por parte dos adeptos. Entre os objetos não autorizados estavam flashlights, petardos e potes de fumo.
Leia também: Saiba quais poderão ser os estádios portugueses a receber jogos do Mundial 2030