No último domingo, dia 2 de fevereiro, o país parou para assistir ao jogo de andebol onde Portugal disputou com a França a medalha de bronze no Campeonato do Mundo. Os gauleses saíram vencedores, mas os portugueses, mesmo sem a medalha ao peito, saíram satisfeitos de Oslo, até porque, nas palavras do treinador, Paulo Jorge Pereira, “ficar em quarto lugar no Mundial, deixando para trás aquelas seleções, é um prazer”.
Ainda assim, o que mais saltou à vista dos portugueses foi um voucher de 5.000 euros em compras no Lidl que um jovem da seleção nacional recebeu no final da competição. É que Kiko Costa foi eleito o melhor jogador jovem do Mundial de andebol e o prémio foi entregue imediatamente a seguir ao jogo entre Portugal e França, que confirmou o melhor resultado de sempre da seleção lusa em campeonatos do Mundo.
Kiko Costa marcou 54 golos no Mundial
O lateral de 19 anos marcou 54 golos e fez 22 assistências ao longo dos nove jogos disputados pela Seleção Nacional. O voucher do Lidl era o prémio, uma vez que a cadeia de supermercados foi um dos principais patrocinadores do Campeonato do Mundo de andebol, que decorreu em Oslo, a capital da Noruega.
De salientar que o guarda-redes, Diogo Rêma, também estava entre os nomeados ao prémio de melhor jogador jovem da competição, que acabou por ser atribuído a Kiko Costa.
Quanto à prestação de Portugal no Mundial de andebol, saiba que este quarto lugar foi a melhor prestação de sempre da seleção lusa. O selecionador português, Paulo Jorge Pereira, classificou de “fantástico” e “grandioso” o percurso de Portugal até ao quarto lugar na competição.
Num total de nove jogos disputados na edição de 2025 do Campeonato do Mundo, a Seleção Nacional perdeu apenas dois. O primeiro foi na meia-final, contra a equipa da Dinamarca, que se sagrou tetracampeã mundial; e o segundo foi contra a França, na luta pela medalha de bronze.
“É a primeira vez que chegamos a um aeroporto e temos uma receção destas”
Entretanto, a equipa portuguesa já aterrou em território nacional e foi recebida pelos adeptos no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. “Esta é a primeira vez que chegamos a um aeroporto e temos uma receção destas, portanto é uma sensação de missão cumprida e é muito agradável ver crianças aqui, pedindo autógrafos, é um gosto enorme”, destacou Paulo Jorge Pereira em declarações à Lusa.
Leia também: Este aspirador 3 em 1 do Lidl tem função trituradora, saco de 34L e custa menos de 30€