O Festival de Caminhadas de Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana, “Caminheiros”, está de volta para a sua 10ª edição nos dias 15, 16 e 17 de março. Este evento anual, integrado no Algarve Walking Season, promove o turismo sustentável, destacando as belezas naturais, culturais e gastronómicas da região.
“O Festival ‘Caminheiros’ retorna à sua temporada favorita, num final de estação de inverno, oferecendo uma experiência única pelas cores, sons e cheiros da natureza, entrelaçando o simples ato de caminhar com experiências ricas e autênticas no território”, afirma a autarquia em comunicado.
O programa diversificado do “Caminheiros” apresenta-se como um mosaico de experiências que despertam todos os sentidos, oferecendo uma celebração da natureza e cultura do território transfronteiriço de Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana.
Desde caminhadas à beira do rio Guadiana até passeios de kayak, cada atividade promete uma imersão na beleza natural da região.
Os participantes podem testemunhar entardeceres deslumbrantes, explorar castelos medievais sob o manto noturno e desvendar os segredos da apicultura na serra algarvia.
Além disso, inclui uma mistura única de experiências gastronómicas, como workshops de pão caseiro e degustações de produtos locais. Seja nas paisagens amplas do Serro de Panóias, nos trilhos de ronda junto ao Guadiana, ou na observação estelar, cada caminhada oferece não apenas uma jornada física, mas uma conexão com a rica herança ecológica e cultural desta região.
“O Festival ‘Caminheiros’ é uma oportunidade de explorar, aprender e vivenciar o Algarve de uma forma verdadeiramente única e envolvente”, destaca a autarquia.
Leia também: Câmara e Bombeiros de Alcoutim renovam protocolo de colaboração