A França, em modo de treino ligeiro, venceu esta sexta-feira Gibraltar, por 3-0, no Estádio Algarve, ‘casa’ emprestada do adversário na fase de qualificação para o Euro2024 de futebol, conservando a liderança do Grupo B.
Giroud (três minutos), Mbappé (45+3, de grande penalidade) e Mouelhi, na própria baliza (78), ‘selaram’ a vitória de uma equipa francesa lenta e desinspirada, que, perante um conjunto fraco, raramente entusiasmou os cerca de quatro milhares de adeptos gauleses presentes, apesar de ter somado quatro bolas nos ‘ferros’.
Os vice-campeões mundiais mantêm-se na liderança do Grupo B, com nove pontos (três vitórias em três jogos), seguidos da Grécia, com seis (menos um jogo), dos Países Baixos, com três (menos um jogo), e de Irlanda (menos um jogo) e Gibraltar, que ainda não pontuaram.
A França apresentou-se com as principais ‘estrelas’, dando ao guarda-redes Brice Samba e ao central Wesley Fofana as suas estreias absolutas, enquanto no ‘onze’ de Gibraltar estava o central luso-gibraltino Bernardo Lopes, de 29 anos, que concluiu a sua formação nos juniores do Benfica e representa desde 2015 o Lincoln Red Imps.
Perante um conjunto ‘fechado’ em ‘5-4-1’, os franceses demoraram apenas três minutos a abrir o ativo, com Kingsley Coman a ganhar espaço na direita e a cruzar para o cabeceamento certeiro de Giroud no ‘coração’ da área.
Com o ‘nulo’ desfeito, a equipa orientada por Didier Deschamps manteve o domínio e a posse de bola (acima dos 80% na primeira metade), mas, com um jogo ‘mastigado’ e lento, gerou menos ocasiões do que seria esperado.
O guardião de Gibraltar foi o melhor elemento da sua seleção nesse período, somando várias excelentes defesas, em remates de Coman (13 minutos), Camavinga (29) e Griezmann (36), enquanto Tchouaméni cabeceou à barra (29).
Os gibraltinos, quase sempre remetidos ao seu meio-campo defensivo, estiveram perto de surpreender aos 34 minutos, quando El Hmidi tentou um ‘chapéu’ do meio-campo, aproveitando o adiantamento de Samba, mas a bola foi à malha superior da baliza.
A França acabou mesmo por aumentar a diferença a fechar a primeira parte, depois de o videoárbitro ter descortinado mão de Roy Chipolina na área: Mbappé converteu a respetiva grande penalidade com um ‘tiro’ rasteiro junto ao poste direito da baliza de Gibraltar (45+3).
O ascendente francês em posse de bola manteve-se praticamente igual após o reatamento, mas o ritmo, se já era lento, ainda baixou mais, contribuindo para uma segunda metade sonolenta.
Depois de Griezmann ter atirado ao poste e Mbappé ter rematado para mais uma boa defesa de Coleing, ambos os lances aos 52 minutos, passaram-se muitos minutos sem que a baliza de Gibraltar fosse sequer ameaçada.
O terceiro golo chegou só aos 78 minutos, quando o suplente Mouelhi cortou para a própria baliza, de forma infeliz, um cruzamento rasteiro de Mbappé.
Até final, Coleing evitou o golo de Dembélé (83) e ainda houve tempo para Tchouaméni (89) e Disasi (90) cabecearem à barra.
Declarações do selecionador francês após o jogo Gibraltar-França (0-3), da fase de qualificação para o Euro2024 de futebol, disputado no Estádio Algarve:
– Didier Deschamps (Selecionador de França): “Os dois [vitória e exibição] são indissociáveis. Evidentemente que o objetivo é ganhar, como digo aos jogadores. Podíamos ter marcado mais golos, faltou um pouco de eficácia, porque tivemos muitas ocasiões.
Podemos fazer sempre melhor do que o adversário. Penso que tivemos muitas oportunidades, mas podíamos ter colocado mais velocidade no jogo, só que o estado do relvado não favoreceu o nosso jogo.
A seleção de Gibraltar confirmou o que tinha feito antes, defendeu bastante, mas não evitou que tivéssemos criado oportunidades. Com mais eficácia, o resultado teria sido bem mais desnivelado, mas saio satisfeito.
Temos dois novos internacionais [Brice Samba e Wesley Fofana], é muito bom para eles a nível pessoal e são mais opções para o grupo que temos disponíveis.
Agora é pensar no jogo de segunda-feira [contra a Grécia], pois será um jogo importante, com outro contexto. Será o último jogo da temporada para estes jogadores”.
O selecionador de Gibraltar, Julio Ribas, não se deslocou à sala de imprensa.
Jogo disputado no Estádio Algarve, em Faro
Gibraltar – França, 0-3
Ao intervalo: 0-2
Marcadores:
0-1, Giroud, 03 minutos.
0-2, Mbappé, 45+3 (grande penalidade).
0-3, Mouelhi, 78 (própria baliza).
Equipas:
– Gibraltar: Coleing, Sergeant, Roy Chipolina, Bernardo Lopes, Olivero, Britto, Pozo (Joseph Chipolina, 84), Hartman (Annesley, 60), Lee Casciaro (De Barr, 60), Ronan (Wiseman, 72) e El Hmidi (Mouelhi, 60).
(Suplentes: Banda, Hankins, Jolley, Joseph Chipolina, Annesley, Wiseman, Ballantine, Mouelhi, Hernández, De Barr, Coombes e Peacock).
Selecionador: Julio Ribas.
– França: Samba, Pavard, Wesley Fofana, Konaté (Disasi, 84), Theo Hernández, Tchouaméni, Camavinga (Youssouf Fofana, 79), Coman (Dembélé, 66), Griezmann (Nkunku, 66), Mbappé e Giroud (Kolo Muani, 66).
(Suplentes: Maignan, Areola, Disasi, Upamecano, Koundé, Youssouf Fofana, Dembélé, Kolo Muani, Kamara, Thuram, Nkunku e Veretout).
Treinador: Didier Deschamps.
Árbitro: Yevhenii Aranovskiy (Ucrânia).
Ação disciplinar: Nada a assinalar.
Assistência: cerca de 5.000 espetadores.