Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Desporto

Euro2024: França em modo de treino ligeiro vence Gibraltar no Estádio Algarve

O ascendente francês em posse de bola manteve-se praticamente igual após o reatamento, mas o ritmo, se já era lento, ainda baixou mais, contribuindo para uma segunda metade sonolenta

23:06 16 Junho, 2023 23:08 16 Junho, 2023 | Henrique Dias Freire
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A França, em modo de treino ligeiro, venceu esta sexta-feira Gibraltar, por 3-0, no Estádio Algarve, ‘casa’ emprestada do adversário na fase de qualificação para o Euro2024 de futebol, conservando a liderança do Grupo B.

Giroud (três minutos), Mbappé (45+3, de grande penalidade) e Mouelhi, na própria baliza (78), ‘selaram’ a vitória de uma equipa francesa lenta e desinspirada, que, perante um conjunto fraco, raramente entusiasmou os cerca de quatro milhares de adeptos gauleses presentes, apesar de ter somado quatro bolas nos ‘ferros’.

Os vice-campeões mundiais mantêm-se na liderança do Grupo B, com nove pontos (três vitórias em três jogos), seguidos da Grécia, com seis (menos um jogo), dos Países Baixos, com três (menos um jogo), e de Irlanda (menos um jogo) e Gibraltar, que ainda não pontuaram.

A França apresentou-se com as principais ‘estrelas’, dando ao guarda-redes Brice Samba e ao central Wesley Fofana as suas estreias absolutas, enquanto no ‘onze’ de Gibraltar estava o central luso-gibraltino Bernardo Lopes, de 29 anos, que concluiu a sua formação nos juniores do Benfica e representa desde 2015 o Lincoln Red Imps.

Perante um conjunto ‘fechado’ em ‘5-4-1’, os franceses demoraram apenas três minutos a abrir o ativo, com Kingsley Coman a ganhar espaço na direita e a cruzar para o cabeceamento certeiro de Giroud no ‘coração’ da área.

Com o ‘nulo’ desfeito, a equipa orientada por Didier Deschamps manteve o domínio e a posse de bola (acima dos 80% na primeira metade), mas, com um jogo ‘mastigado’ e lento, gerou menos ocasiões do que seria esperado.

O guardião de Gibraltar foi o melhor elemento da sua seleção nesse período, somando várias excelentes defesas, em remates de Coman (13 minutos), Camavinga (29) e Griezmann (36), enquanto Tchouaméni cabeceou à barra (29).

Os gibraltinos, quase sempre remetidos ao seu meio-campo defensivo, estiveram perto de surpreender aos 34 minutos, quando El Hmidi tentou um ‘chapéu’ do meio-campo, aproveitando o adiantamento de Samba, mas a bola foi à malha superior da baliza.

A França acabou mesmo por aumentar a diferença a fechar a primeira parte, depois de o videoárbitro ter descortinado mão de Roy Chipolina na área: Mbappé converteu a respetiva grande penalidade com um ‘tiro’ rasteiro junto ao poste direito da baliza de Gibraltar (45+3).

O ascendente francês em posse de bola manteve-se praticamente igual após o reatamento, mas o ritmo, se já era lento, ainda baixou mais, contribuindo para uma segunda metade sonolenta.

Depois de Griezmann ter atirado ao poste e Mbappé ter rematado para mais uma boa defesa de Coleing, ambos os lances aos 52 minutos, passaram-se muitos minutos sem que a baliza de Gibraltar fosse sequer ameaçada.

O terceiro golo chegou só aos 78 minutos, quando o suplente Mouelhi cortou para a própria baliza, de forma infeliz, um cruzamento rasteiro de Mbappé.

Até final, Coleing evitou o golo de Dembélé (83) e ainda houve tempo para Tchouaméni (89) e Disasi (90) cabecearem à barra.

Foto DR

Declarações do selecionador francês após o jogo Gibraltar-França (0-3), da fase de qualificação para o Euro2024 de futebol, disputado no Estádio Algarve:

– Didier Deschamps (Selecionador de França): “Os dois [vitória e exibição] são indissociáveis. Evidentemente que o objetivo é ganhar, como digo aos jogadores. Podíamos ter marcado mais golos, faltou um pouco de eficácia, porque tivemos muitas ocasiões.

Podemos fazer sempre melhor do que o adversário. Penso que tivemos muitas oportunidades, mas podíamos ter colocado mais velocidade no jogo, só que o estado do relvado não favoreceu o nosso jogo.

A seleção de Gibraltar confirmou o que tinha feito antes, defendeu bastante, mas não evitou que tivéssemos criado oportunidades. Com mais eficácia, o resultado teria sido bem mais desnivelado, mas saio satisfeito.

Temos dois novos internacionais [Brice Samba e Wesley Fofana], é muito bom para eles a nível pessoal e são mais opções para o grupo que temos disponíveis.

Agora é pensar no jogo de segunda-feira [contra a Grécia], pois será um jogo importante, com outro contexto. Será o último jogo da temporada para estes jogadores”.

O selecionador de Gibraltar, Julio Ribas, não se deslocou à sala de imprensa.

Jogo disputado no Estádio Algarve, em Faro
Gibraltar – França, 0-3
Ao intervalo: 0-2

Marcadores:

0-1, Giroud, 03 minutos.

0-2, Mbappé, 45+3 (grande penalidade).

0-3, Mouelhi, 78 (própria baliza).

Equipas:

– Gibraltar: Coleing, Sergeant, Roy Chipolina, Bernardo Lopes, Olivero, Britto, Pozo (Joseph Chipolina, 84), Hartman (Annesley, 60), Lee Casciaro (De Barr, 60), Ronan (Wiseman, 72) e El Hmidi (Mouelhi, 60).

(Suplentes: Banda, Hankins, Jolley, Joseph Chipolina, Annesley, Wiseman, Ballantine, Mouelhi, Hernández, De Barr, Coombes e Peacock).

Selecionador: Julio Ribas.

– França: Samba, Pavard, Wesley Fofana, Konaté (Disasi, 84), Theo Hernández, Tchouaméni, Camavinga (Youssouf Fofana, 79), Coman (Dembélé, 66), Griezmann (Nkunku, 66), Mbappé e Giroud (Kolo Muani, 66).

(Suplentes: Maignan, Areola, Disasi, Upamecano, Koundé, Youssouf Fofana, Dembélé, Kolo Muani, Kamara, Thuram, Nkunku e Veretout).

Treinador: Didier Deschamps.

Árbitro: Yevhenii Aranovskiy (Ucrânia).
Ação disciplinar: Nada a assinalar.

Assistência: cerca de 5.000 espetadores.

Euro2024: Portugal goleia no Luxemburgo e isola-se na liderança do Grupo J [fotogaleria]

Idosa a olhar para preço dos combustíveis. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Quanto está realmente a pagar em impostos no combustível? Estado pode estar a ganhar mais do que aquilo que pensa

13:00 8 Maio, 2026 12:40 8 Maio, 2026 | João Luís

Quanto paga realmente em impostos no combustível? Há um detalhe no cálculo que pode significar que o Estado arrecada mais do que pensa

Algarve Ensino Política

UAlg lamenta morte de Carlos Brito e recorda papel decisivo na criação da instituição

12:20 8 Maio, 2026 12:16 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Carlos Brito teve papel ativo na criação da Universidade do Algarve e no desenvolvimento do ensino superior na região

Algarve

Dois detidos e droga apreendida em fiscalização da GNR em Albufeira

12:50 8 Maio, 2026 12:34 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Fiscalização rodoviária da GNR no concelho de Albufeira termina com duas detenções por tráfico de droga e apreensões

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, vento forte e frio ‘de rachar’ a caminho de Portugal: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:30 8 Maio, 2026 11:47 7 Maio, 2026 | João Luís

O tempo em Portugal vai mudar nos próximos dias e há uma data que traz chuva, vento e frio: veja quando chega o agravamento

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

Cristina Ferreira, santa padroeira do machosfera | Por Cobramor

10:30 8 Maio, 2026 20:45 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

CRÓNICAS DE UM BEDUÍNO: Artigo de Cobramor publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de maio

Algarve Ensino

Greve nas escolas de Portimão mantém forte adesão ao longo da semana

07:20 8 Maio, 2026 07:11 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicato alerta para falta de respostas nas escolas de Portimão e trabalhadores mantêm greve com forte adesão diária

Idosa a ser observada no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Roubaram-lhe dinheiro da conta do banco? Há um detalhe que pode acabar por deixar o prejuízo do seu lado

11:00 8 Maio, 2026 14:35 6 Maio, 2026 | João Luís

Foi vítima de burla bancária e o banco recusou devolver o dinheiro? A lei portuguesa pode não estar 'do seu lado'

Pessoas a comer em restaurante e idosa maldisposta. Crédito: Foto AI
Europa Gastronomia

É proibido comer até “rebentar”: este restaurante próximo de Portugal já começou a cobrar mais a clientes que façam isto

11:30 8 Maio, 2026 19:35 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Restaurante em Sevilha criou nova regra para impedir uma prática que se tornou comum por parte de clientes que comem em excesso

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí chuva em ‘força’ e ventos fortes: tempo ‘veste-se’ de inverno a partir desta data e estas vão ser as regiões mais afetadas

06:00 8 Maio, 2026 14:11 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma depressão atlântica deverá marcar o tempo em Portugal nos próximos dias, com chuva, trovoada, vento e temperaturas abaixo do normal

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia Europa

Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil

19:30 4 Maio, 2026 18:02 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mudanças discretas num fenómeno antigo estão a preocupar autoridades e proprietários, levantando dúvidas legais e desafios fora do radar habitual

Pagamento com contactless.
Economia Nacional

Milhares de pessoas estão a envolver o cartão de crédito neste papel para evitar o roubo de dados: especialistas têm uma ‘palavra’ a dizer

12:40 8 Maio, 2026 00:57 8 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Truque viral de envolver cartões bancários em papel de alumínio para evitar roubos de dados está a espalhar-se nas redes sociais

Peixaria de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Nem robalo nem dourada: médicos deixam aviso sobre os peixes que deve evitar comprar no supermercado

21:00 6 Maio, 2026 13:55 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns peixes acumulam mais mercúrio e exigem maior cuidado no consumo, sobretudo no caso de grávidas, mulheres a amamentar e crianças

Loja da Primark. Crédito: Foto DR
Nacional Vida & Lazer

Primark prepara novas lojas em Portugal com 300 postos de trabalho: saiba onde ficam

14:40 6 Maio, 2026 14:32 6 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Novo investimento da Primark em Portugal vai traduzir‑se no reforço da operação nacional e na criação de centenas de empregos

Vitrine de um talho. Crédito: Magnific
Mundo

Foi um sucesso: talho arrisca vender carne deste animal após subida do preço da vaca e esgota em 2 dias

18:45 5 Maio, 2026 18:28 5 Maio, 2026 | Luís Santos

Com o preço da carne a aumentar de forma significativa, esta alternativa inesperada acabou por surpreender consumidores em poucos dias

Algarve Economia

Há mais de 250 vagas da McDonald’s para o Algarve

12:10 8 Maio, 2026 11:58 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Algarve recebe nova campanha de recrutamento da McDonald’s com mais de 250 vagas até ao final de junho

Praia no verão. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional

Adeus Algarve? Praia popular perde bandeira azul devido à qualidade da água e não foi a única

16:20 7 Maio, 2026 16:08 7 Maio, 2026 | Luís Santos

A perda da bandeira azul numa conhecida praia do Algarve está a dar que falar e não foi caso único em Portugal

Idosa a olhar para preço dos combustíveis. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Quanto está realmente a pagar em impostos no combustível? Estado pode estar a ganhar mais do que aquilo que pensa

13:00 8 Maio, 2026 12:40 8 Maio, 2026 | João Luís

Quanto paga realmente em impostos no combustível? Há um detalhe no cálculo que pode significar que o Estado arrecada mais do que pensa

Algarve, Ensino, Política

UAlg lamenta morte de Carlos Brito e recorda papel decisivo na criação da instituição

12:20 8 Maio, 2026 12:16 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Carlos Brito teve papel ativo na criação da Universidade do Algarve e no desenvolvimento do ensino superior na região

Algarve

Dois detidos e droga apreendida em fiscalização da GNR em Albufeira

12:50 8 Maio, 2026 12:34 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Fiscalização rodoviária da GNR no concelho de Albufeira termina com duas detenções por tráfico de droga e apreensões

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, vento forte e frio ‘de rachar’ a caminho de Portugal: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:30 8 Maio, 2026 11:47 7 Maio, 2026 | João Luís

O tempo em Portugal vai mudar nos próximos dias e há uma data que traz chuva, vento e frio: veja quando chega o agravamento

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Cristina Ferreira, santa padroeira do machosfera | Por Cobramor

10:30 8 Maio, 2026 20:45 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

CRÓNICAS DE UM BEDUÍNO: Artigo de Cobramor publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de maio

Algarve, Ensino

Greve nas escolas de Portimão mantém forte adesão ao longo da semana

07:20 8 Maio, 2026 07:11 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicato alerta para falta de respostas nas escolas de Portimão e trabalhadores mantêm greve com forte adesão diária

Idosa a ser observada no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Roubaram-lhe dinheiro da conta do banco? Há um detalhe que pode acabar por deixar o prejuízo do seu lado

11:00 8 Maio, 2026 14:35 6 Maio, 2026 | João Luís

Foi vítima de burla bancária e o banco recusou devolver o dinheiro? A lei portuguesa pode não estar 'do seu lado'

Pessoas a comer em restaurante e idosa maldisposta. Crédito: Foto AI
Europa, Gastronomia

É proibido comer até “rebentar”: este restaurante próximo de Portugal já começou a cobrar mais a clientes que façam isto

11:30 8 Maio, 2026 19:35 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Restaurante em Sevilha criou nova regra para impedir uma prática que se tornou comum por parte de clientes que comem em excesso

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí chuva em ‘força’ e ventos fortes: tempo ‘veste-se’ de inverno a partir desta data e estas vão ser as regiões mais afetadas

06:00 8 Maio, 2026 14:11 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma depressão atlântica deverá marcar o tempo em Portugal nos próximos dias, com chuva, trovoada, vento e temperaturas abaixo do normal

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil

19:30 4 Maio, 2026 18:02 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mudanças discretas num fenómeno antigo estão a preocupar autoridades e proprietários, levantando dúvidas legais e desafios fora do radar habitual

Pagamento com contactless.
Economia, Nacional

Milhares de pessoas estão a envolver o cartão de crédito neste papel para evitar o roubo de dados: especialistas têm uma ‘palavra’ a dizer

12:40 8 Maio, 2026 00:57 8 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Truque viral de envolver cartões bancários em papel de alumínio para evitar roubos de dados está a espalhar-se nas redes sociais

Peixaria de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Nem robalo nem dourada: médicos deixam aviso sobre os peixes que deve evitar comprar no supermercado

21:00 6 Maio, 2026 13:55 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns peixes acumulam mais mercúrio e exigem maior cuidado no consumo, sobretudo no caso de grávidas, mulheres a amamentar e crianças

Loja da Primark. Crédito: Foto DR
Nacional, Vida & Lazer

Primark prepara novas lojas em Portugal com 300 postos de trabalho: saiba onde ficam

14:40 6 Maio, 2026 14:32 6 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Novo investimento da Primark em Portugal vai traduzir‑se no reforço da operação nacional e na criação de centenas de empregos

Vitrine de um talho. Crédito: Magnific
Mundo

Foi um sucesso: talho arrisca vender carne deste animal após subida do preço da vaca e esgota em 2 dias

18:45 5 Maio, 2026 18:28 5 Maio, 2026 | Luís Santos

Com o preço da carne a aumentar de forma significativa, esta alternativa inesperada acabou por surpreender consumidores em poucos dias

Algarve, Economia

Há mais de 250 vagas da McDonald’s para o Algarve

12:10 8 Maio, 2026 11:58 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Algarve recebe nova campanha de recrutamento da McDonald’s com mais de 250 vagas até ao final de junho

Praia no verão. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional

Adeus Algarve? Praia popular perde bandeira azul devido à qualidade da água e não foi a única

16:20 7 Maio, 2026 16:08 7 Maio, 2026 | Luís Santos

A perda da bandeira azul numa conhecida praia do Algarve está a dar que falar e não foi caso único em Portugal

Últimas Notícias

  • Quanto está realmente a pagar em impostos no combustível? Estado pode estar a ganhar mais do que aquilo que pensa
    Quanto está realmente a pagar em impostos no combustível? Estado pode estar a ganhar mais do que aquilo que pensa
  • Dois detidos e droga apreendida em fiscalização da GNR em Albufeira
    Dois detidos e droga apreendida em fiscalização da GNR em Albufeira
  • Milhares de pessoas estão a envolver o cartão de crédito neste papel para evitar o roubo de dados: especialistas têm uma ‘palavra’ a dizer
    Milhares de pessoas estão a envolver o cartão de crédito neste papel para evitar o roubo de dados: especialistas têm uma ‘palavra’ a dizer
  • Chuva ‘a potes’, vento forte e frio ‘de rachar’ a caminho de Portugal: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas
    Chuva ‘a potes’, vento forte e frio ‘de rachar’ a caminho de Portugal: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas
  • UAlg lamenta morte de Carlos Brito e recorda papel decisivo na criação da instituição
    UAlg lamenta morte de Carlos Brito e recorda papel decisivo na criação da instituição
  • Há mais de 250 vagas da McDonald’s para o Algarve
    Há mais de 250 vagas da McDonald’s para o Algarve

Opinião

  • O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado
    O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado
  • Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
    Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
  • O fotojornalismo documental em risco, proibições em concertos são nova tendência | Por Mauro Rodrigues
    O fotojornalismo documental em risco, proibições em concertos são nova tendência | Por Mauro Rodrigues
  • Cristina Ferreira, santa padroeira do machosfera | Por Cobramor
    Cristina Ferreira, santa padroeira do machosfera | Por Cobramor
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
    Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
  • GreenFerm coloca Algarve na linha da frente da biotecnologia azul
    GreenFerm coloca Algarve na linha da frente da biotecnologia azul
  • A inclusão das comunidades ciganas | Por Vera Santos
    A inclusão das comunidades ciganas | Por Vera Santos
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal