A Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira, recebe nos dias 10 e 11 de novembro uma homenagem à escritora, investigadora e professora Teresa Rita Lopes.
Nestes dois dias, os seus amigos vão deixar falar o coração, pois conforme afirmam: “Ter a Professora Teresa Rita Lopes nas nossas vidas é um privilégio do tamanho do Universo. Há mais de 30 anos que a Professora vem a Tavira espalhar poesia, sobretudo a do poeta Álvaro de Campos”.
Na sexta-feira, pelas 17:00, será inaugurada a mostra biográfica e bibliográfica em homenagem à a professora Teresa Rita Lopes.
Meia hora mais tarde, terão lugar as intervenções de Fernanda Guerra, presidente da Casa Álvaro de Campos; Adriana Freire Nogueira, diretora regional de Cultura; e de Ana Paula Martins, presidente da Câmara de Tavira.
Às 18:00, será interpretado o texto dramático “As Barbas de Sua Senhoria”, de Teresa Rita Lopes, por Luísa Monteiro e Paulo Moreira.
Meia hora mais tarde, poderão ser ouvidos poemas e canções de Teresa Rita Lopes, por Afonso Dias.
No sábado, entre as 10:00 e as 12:30 e das 15:00 às 18: 00, usarão da palavra para falar de Teresa Rita Lopes Ana Cristina Matias, Anabela Almeida Carlos, Brito Catherine, Dumas Clara Seabra, Elisa Costa Pinto, Fernando Cabrita, Luísa Monteiro, Manuel Moya, Maria João Serrado, Patrícia de Jesus Palma e Ricardo Belo de Morais.
A assistência terá oportunidade de ouvir música por Rui Moura.
A homenagem a Teresa Rita Lopes é uma iniciativa da Casa Álvaro de Campos, Município de Tavira e Festa dos Anos de Álvaro de Campos.
Maria Teresa Rita Lopes nasceu em Faro, em 1937. Entre 1969 e 1982 viveu em Paris, onde foi professora na Universidade da Sorbonne Nouvelle e onde defendeu a tese de doutoramento intitulada “Fernando Pessoa et le drame symboliste – héritage et création” (1975), publicada pela Gulbenkian em 1977.
Foi professora catedrática de Literaturas Comparadas na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Teresa Rita Lopes dirigiu um grupo de investigadores que se dedicou particularmente à obra inédita de Pessoa, de quem tem publicado numerosos volumes.
A escritora ao longo da sua vida obteve vários prémios, nas áreas do conto, poesia, teatro e ensaio.
Leia também: Entrevista a Teresa Rita Lopes: “Ainda há muito de Pessoa a dar a conhecer”