O poeta algarvio Manuel Neto dos Santos regressa à sua terra natal, na próxima sexta-feira, pelas 16:00, para apresentar a sua mais recente produção poética, “O Livro dos Regressos”, na Casa do Povo de Alcantarilha.
Prefaciado pelo escritor Luís Barriga, publicado pela Arandis Editora e apoiado pela Associação ALDEPA e pela União de Freguesias de Alcantarilha e Pêra, a escolha do local da apresentação do livro contou com o forte empenho de Roberto Cabrita, presidente da União de Freguesias, que desta forma pretendeu associar a terra natal do poeta às comemorações dos seus 35 anos de atividade literária publicada.
Num registo de maturidade literária o autor presta tributo à mãe, que o mesmo é dizer ao regaço sulino, à origem, à infância. Toda uma trajetória de 40 obras publicadas num entrelaçado de rimas e de versos brancos, tidos por prosa poética, assumidamente arábigo-andalusí fala-nos das leituras, das cidades do mundo que a poesia lhe foi dando a conhecer como representante de uma província, em suma, de um país.
“O Livro dos Regressos” é um registo lírico, filosófico sobre as grandes verdades do sonho, da vida e da morte… aguardando que a poesia o leve de novo pelo mundo.
Manuel Neto dos Santos publicou o seu primeiro livro de poesia em 1988, pelo que esta apresentação marca o encerramento de 35 anos de atividade literária, num ano particularmente intenso, que o levou várias vezes a Espanha, aos Países Baixos e a Marrocos, tendo feito também várias deslocações em território nacional.
Com 40 obras publicadas, traduzido para castelhano, inglês, francês, alemão, romeno e árabe, está publicado em Portugal, Espanha, América Latina, Reino Unido, Alemanha e Marrocos.
No Dia do Município de Silves, a 3 de setembro de 2023, foi distinguido com o “Prémio Literatura” desse concelho.
Leia também: Nuno Campos lança cronologia documental de Portimão, resultado de investigação de 17 anos