Os Peste & Sida vão apresentar o seu novo álbum “Não Há Pão!”, acompanhados de Rosa Sparks, na próxima sexta-feira, a partir das 21:00, na Associação Rock da Baixa-Mar, em Tavira.
“Banda sonora da acção e da reacção contra o desgoverno que deixa as classes mais desfavorecidas à mercê das vontades dos anafados do costume, “Não Há pão” traz 10 chapadas musicais a serem devidamente distribuídas pelos focinhos das elites vampirescas, e celebradas pela comunidade Peste & Sida, círculo de amigos de ontem, de hoje e de amanhã”, refere Filipe Homem Fonseca em comunicado.
O álbum foi co-produzido por Emanuel Ramalho, histórico do pop-rock tuga (Faíscas, Corpo Diplomático, Street Kids, Rádio Macau, Delfins e muitas outras bandas). Tendo já produzido o LP “Portem-se Bem e o Maxi single “Reggae Sida” (1989), o LP “Eles Andam Aí” (1992), o LP “Não Há Crise”, e o registo “Ao Vivo no RCA” (2015), o Emanuel tem uma percepção objectiva de quem são e de como querem soar os Peste & Sida.
As gravações tiveram início em dezembro de 2021 com a captação das baterias na sala de ensaio na Arruda-dos-Vinhos; baixos, guitarras, vozes e metais foram gravados ao longo do ano 2022 no estúdio “Aqui Há Gato”, com a pandemia a condicionar datas mas os Peste a serem mais teimosos que a Covid.
“Não Há Pão!” é luta e é festa, para a qual foram convidados músicos com fortes laços de amizade com a banda. Juntam-se à pândega Freddy Locks e Johnnie Simbiose, com quem João San Payo e Ricardo Barriga partilham palco nos Rosa Sparks. Presentes estão também o trompetista Ricardo Pinto e o saxofonista Gonçalo Prazeres, sendo que este último vai dirigir o reforço da banda com uma dupla de saxofones em palco.
O grafismo do álbum é da autoria da Inês San Payo, linguagem de uma nova geração a trazer frescura aos maduros, e as fotos são fruto do profissonalão Jorge Buco, amigo e cúmplice de longa data.
Editora: Amazing Records [PT]
Data de Lançamento: 11.11.2022
Género: Rock
Tracklist:
01: Não te Cures (Que não é Preciso)
Letra e Música: PESTE & SIDA.
02: O Típico Zé Tuga
Letra e Música: PESTE & SIDA.
03: Ei Tu, Vem Daí!
Letra e Música: PESTE & SIDA
Incluí excerto de “Vem Daí”
Letra e Música: Necas, Zica e Zé Nuno dos “NZZN”, Álbum “Forte e Feio” (1982).
04: Só Ouve O Brado da Terra
Letra e Música: José Afonso
Álbum “Coro dos Tribunais” 1974.
05: Equilibrista (E Eu Ralado…)
Letra e Música: PESTE & SIDA.
06: Prescrição do Dr. Peste & Sida
Letra e Música: PESTE & SIDA.
07: Beco Sem Saída
Letra e Música: Silvio César
Álbum “Silvio Cesar” 1971.
08: Funky Do Desconfinamento
Letra e Música: PESTE & SIDA.
09: Abaixo De Zero
Letra e Música: PESTE & SIDA.
10: Mandem Mais Rock’N’Roll
Letra: Mário Gramaço / Música: Luís Jorge Loução
“Rock & Varius”,
Álbum “Pronto a Curtir” 1981.