A última sessão online das Heróides – clube do livro feminista celebra-se com livros espalhados pelas ruas de várias cidades do país: Porto, Lisboa, Guimarães, Espinho, Bragança, Viana do Castelo, Coimbra, Ílhavo, Minde, Oeiras, Almada e Faro são alguns exemplos.
Em estações de transportes públicos, num banco de jardim ou num mercado, durante a manhã da próxima segunda-feira, dia 13 de novembro, vai ser possível encontrar pelo caminho um exemplar de “A história de uma serva”, de Margaret Atwood, a obra que deu origem à aclamada série The Handmaid’s Tale.
A espreitar, estará uma carta que diz “A quem me agarrar” e explica o contexto desta distribuição. Quem se cruzar com um destes livros, pode mesmo agarrá-lo, é seu.
É desta maneira que a Cassandra, estrutura artística fundada por Sara Barros Leitão e que organiza este clube do livro pelo terceiro ano consecutivo, lança o convite para a sessão deste mês das Heróides, que acontece no dia 25 de novembro, entre as 11:00 e as 13:00, em Zoom, e cuja convidada é Rute Almeida, procuradora do Departamento de Investigação e Ação Penal de Faro, que trabalha, entre outras coisas, na defesa de mulheres em situação de violência doméstica.
Esta iniciativa é fruto de uma parceria entre a Cassandra e a Bertrand Editora e tem como objetivo surpreender qualquer pessoa nos seus percursos quotidianos com a oferta de um livro.
Para se saber onde estarão os mais de vinte exemplares que serão distribuídos, basta seguir as redes sociais da Cassandra no próprio dia: serão partilhadas fotografias com as coordenadas das várias localizações para a “caça ao tesouro”.
A participação nas sessões mensais das Heróides é gratuita e as inscrições podem ser feitas em www.cassandra.pt.
Todos os encontros têm interpretação em Língua Gestual Portuguesa. Esta próxima reunião, a 25 de novembro, é a última no formato online, uma vez que em dezembro, no dia 16, se fará uma sessão presencial em Setúbal, em torno d’“A Amiga Genial”, de Elena Ferrante, livro que foi sagrado vencedor de uma votação do clube do livro.
No futuro da Cassandra, está também a estreia do seu mais recente espetáculo, “Guião para um país possível”, no Teatro Municipal Sá de Miranda – Viana do Castelo, entre 7 e 10 de dezembro, em vários horários.
Leia também: Lídia Jorge conquista mais um prémio com o romance “Misericórdia”