O Museu do Traje de São Brás de Alportel foi distinguido na categoria de “Projeto de Educação e Mediação Cultural” pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM).
O trabalho dos Amigos do Museu na área Educativa e de Mediação é de grande importância para o funcionamento diário do Museu do Traje de São Brás de Alportel, valência cultural da Santa Casa da Misericórdia.
Assim, não apenas o acolhimento diário ao visitante como também o acompanhamento e mediação nas exposições, nos ateliers, no jardim sensorial e muitas vezes nas áreas técnicas, está atribuído aos Amigos do Museu e à sua extraordinária equipa.
A distinção atribuída pela APOM – Associação Portuguesa de Museologia, ao “Serviço de Educação e Mediação” do Museu do Traje de São Brás de Alportel na categoria de “Projeto de Educação e Mediação Cultural” é um sinal de reconhecimento da museologia portuguesa aos Amigos do Museu do Traje de São Brás de Alportel.
A Museologia Social tem destas especificidades: a comunidade ativa participa diariamente na vida do seu Museu, dando parte do seu tempo, do seu saber, da sua vida, em favor da Comunidade.
Além de São Brás de Alportel, outros Museus do Algarve receberam distinções que foram atribuídas a Loulé e Portimão.