Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

LIXARTE: Arte e jovens – uma combinação improvável para ajudar o ambiente

Artigo de opinião de Nicolas Blanc, biólogo marinho (Sciaena): “O lixo marinho é uma crise que não pode esperar mais para ser resolvida e não podemos esperar que os jovens se tornem adultos e tomem as rédeas. O tempo para agir é agora”.

17:12 20 Abril, 2022 18:56 2 Março, 2023 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Além da sobrepesca e de alterações climáticas, o lixo marinho tornou-se numa das ameaças mais sérias que o oceano e, por consequência, a nossa sociedade enfrentam. Contudo, ao contrário de outras ameaças, esta é-nos lembrada mais frequentemente através de um simples passeio em qualquer zona da nossa costa. Onde outrora se encontravam apenas areia e rochas, podem também agora ser encontradas beatas, redes de pesca, bóias e armadilhas, garrafas de todos os tipos, latas de refrigerantes, enfim… a lista é demasiado longa.

A razão é simples – se olharmos apenas para o plástico, que é particularmente nocivo devido à sua degradação lenta e facilidade em associar-se a toxinas, descobrimos uma das fontes principais do problema. Em 2020 foram produzidas cerca de 370 milhões de toneladas de plástico, sendo que apenas 9% é reciclado. É fácil então imaginar que, embora uma considerável percentagem do restante vá parar a aterros, o oceano acaba por ser o destino final para muito deste lixo, concretamente para cerca de 14 milhões de toneladas de plástico.

Foto D.R.

Na Sciaena, somos uma pequena equipa que procura atuar em diversas frentes para combater as ameaças mais sérias que o oceano enfrenta, a partir de um país tão ligado ao mar como é Portugal. Assim, focamo-nos em temas como a sobrepesca, pesca destrutiva, alterações climáticas, lixo marinho e mineração em mar profundo, entre outros temas, onde tentamos garantir que as políticas que orientam estes assuntos sejam consistentes e consequentes. Faz também parte da nossa missão informar o público para que este seja um vetor positivo de mudança. Sobre o lixo marinho concretamente, temos lutado para que a legislação que irá efetivar a implementação de um sistema de tara recuperável em Portugal seja o mais abrangente possível no que diz respeito aos tipos de materiais, o que irá ter um enorme efeito nas taxas nacionais de reciclagem. A um nível mais local, temos trabalhado em conjunto com a Associação de Moradores da Ilha da Culatra num projeto que tem gerado conhecimento e experiências aos culatrenses sobre como reduzir, reutilizar e reciclar o lixo produzido.

Quando nos foi apresentado o projeto LIXARTE, não houve dúvidas que nos queríamos associar e ajudar como fosse possível. Este projeto tem como base limpezas de praia realizadas por alunos no Algarve, onde depois os materiais que ainda se encontram em boas condições são usados para produzir peças de arte. Estas serão posteriormente expostas em diversos locais como ferramentas de comunicação e sensibilização para o flagelo que o lixo marinho representa. A arte sempre foi uma fonte de sensibilização ou protesto, tanto em questões ambientais como sociais, e para o lixo marinho não é diferente. A grande vantagem aqui está em sensibilizar os jovens para a quantidade de lixo que está presente nas nossas águas e praias, mas também para a quantidade de plástico que utilizamos e o que podemos fazer para reduzir essa pegada. Adicionalmente, esperamos que também possamos sensibilizar os menos jovens através das peças que vão ser produzidas e expostas em diversos locais do Algarve. O lixo marinho é uma crise que não pode esperar mais para ser resolvida e não podemos esperar que os jovens se tornem adultos e tomem as rédeas. O tempo para agir é agora.

Nicolas Blanc
(Biólogo marinho, Sciaena)

RELACIONADOS:

Workshop LIXARTE: Ação de Capitação – SOS Planeta

LIXARTE: The future of the carbon market in Portugal | O futuro do mercado do carbono em Portugal

LIXARTE: Confi-Arte: + Arte + Cidadania

I Vegan Festival em Olhão, parceiro LIXARTE

LIXARTE: PlastikDetektives Portugal e Noruega juntos no Centro Ciência Viva do Algarve por um oceano mais limpo

LIXARTE – A conscientização do lixo marinho: de acordos internacionais a tapeçarias regionais

LIXARTE: In Loco apoia a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas no Algarve, com projeto Accionad-ODS

LIXARTE celebra o Dia dos oceanos (Estaremos ainda a tempo de salvar o planeta?)

LIXARTE: A Escola Secundária Tomás Cabreira vai ‘Mar Adentro’ para proteger os oceanos

LIXARTE: Parcerias ao serviço da juventude, pela MOJU – Associação Movimento Juvenil em Olhão

LIXARTE: “Agir Localmente, Pensar Globalmente”, pela Escola EB 2/3 Dr Alberto Iria – Olhão [vídeo]

LIXARTE – Transformar o lixo em Arte [vídeo]

LIXARTE – Transformar o lixo em Arte

DetektivePT, detetives para a sustentabilidade

Quando descobrimos que tudo à nossa volta pode ser Arte … até o lixo!

O projeto LIXARTE – Transformar o Lixo em Arte é um projeto-piloto de diversos parceiros da região do Algarve,  com a mentoria de Ana Sousa, professora da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Diversas escolas, algumas inseridas no Plano Nacional das Artes e na rede Escola Azul,  estão a trabalhar para construir uma tapeçaria a partir de lixo (sobretudo marinho), a apresentar publicamente, em cada escola,  no dia 8 de junho – Dia dos Oceanos – promovendo assim a mensagem do EU Climate Pact, o cumprimento dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e a missão do Ano Europeu da Juventude.
Participam como parceiros no projeto: o Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa e o Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira, em Faro, o Agrupamento de Escolas João da Rosa e o Agrupamento de Escolas Dr. Alberto Iria, em Olhão, e ainda a  Faro2027 – candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura, a  APA-ArH Algarve, a SCIAENA, a MOJU, o Centro Ciência Viva do Algarve e o Europe Direct Algarve.
Mais informações sobre o LIXARTE, podem ser obtidas através do Europe Direct Algarve, das redes sociais, ou de qualquer um dos parceiros apresentados nesta rubrica.
#EMD #WORLDOCEANDAY #GD4Y (GREENDEAL4YOUTH) #PLANONACIONALARTES

O Europe Direct Algarve faz parte da Rede de Centros Europe Direct da Comissão Europeia. No Algarve está hospedado na CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve. CONSULTE!  INFORME-SE!  PARTICIPE!  Somos a A Europa na sua região! 

Newsletter * Facebook * Twitter * Instagram (em breve no Linkedin e Youtube)

Idosa a conduzir. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Adeus carta de condução? Há uma proposta que quer definir esta como a idade máxima para conduzir em Portugal

20:30 9 Agosto, 2026 15:13 6 Agosto, 2026 | João Luís

Petição pública levanta a hipótese de existir uma idade máxima para conduzir: fique a par do que está em cima da mesa

Algarve Nacional Vida & Lazer

“Não houvesse chapéus à frente dos toldos, não cabia toda a gente na praia”: ‘corrida’ por lugar nas praias continua a marcar o verão no Algarve

16:20 9 Agosto, 2026 15:25 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Praias muito procuradas do Algarve voltam a ficar sob pressão em pleno agosto

Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva e vento forte a caminho: depressão traz mau tempo a esta região e tempo só volta a melhorar neste dia

20:00 9 Agosto, 2026 14:15 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Chuva e aguaceiros vão marcar vários dias da segunda semana de agosto num dos arquipélagos portugueses, com sucessivos períodos de instabilidade

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e ventos até 60 km/h a partir desta data e esta região será a mais afetada

16:00 9 Agosto, 2026 23:19 8 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Um dos arquipélagos portugueses vai ter chuva e vento forte, enquanto o Continente deverá escapar à precipitação

Homem com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia Europa

“Penalizaram-me duas vezes na pensão. Com 480 euros é impossível viver”: pensionista com 47 anos de descontos reformou-se aos 63 mas sente-se “prejudicado”

19:40 9 Agosto, 2026 18:09 9 Agosto, 2026 | João Luís

Após perder o emprego numa fase avançada da carreira, este pensionista espanhol passou vários anos sem conseguir voltar ao mercado de trabalho

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Recebe abaixo deste limite? Pode pedir mais dinheiro ao Estado e estes são os apoios em causa

18:30 9 Agosto, 2026 16:53 9 Agosto, 2026 | João Luís

Pode estar a perder dinheiro sem se aperceber. Descubra qual é o valor que define o acesso aos apoios do Estado e veja se está incluído

Algarve Economia Edição Papel Saúde

Da bicicleta a duas unidades, o percurso de Poliana Souza na estética algarvia

11:00 9 Agosto, 2026 12:01 9 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Chegou a Faro em 2019, recomeçou após regressar ao Brasil e fez da estética uma marca com unidades em Faro e Vilamoura

Linhas verdes na estrada. Crédito: Foto IA
Auto Europa

Viu uma linha verde na estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer para evitar multas

16:30 9 Agosto, 2026 12:19 8 Agosto, 2026 | Luís Santos

Se for a Madrid, encontrar uma linha verde na estrada pode gerar dúvidas, mas conhecer o seu significado é essencial para evitar multas

Algarve

Algarve soma sete processos por destruição ilegal de ninhos de andorinha

13:50 9 Agosto, 2026 14:00 9 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Entre 2023 e 2025, o Algarve registou sete processos por destruição de ninhos de andorinha, seis dos quais continuam em fase de instrução

Homem com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Homem de 49 anos consegue pensão de 3.389,10 euros e 90.675,80 euros em retroativos por lhe ser reconhecida incapacidade permanente após Segurança Social a ter recusado: tribunal teve decisão final

20:00 7 Agosto, 2026 19:20 7 Agosto, 2026 | João Luís

O homem recorreu ao tribunal espanhol depois de ver o pedido recusado e acabou por conseguir uma decisão favorável

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Um carro para toda a vida? Mecânicos elegem as três marcas de carros que necessitam de menos idas à oficina

20:20 7 Agosto, 2026 20:05 7 Agosto, 2026 | João Luís

Há marcas que surpreendem os mecânicos pela resistência e fiabilidade: descubra quais são os carros que menos vão à oficina

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Fui castigado e não mereço”: enfermeiro com 43 anos de descontos reformou-se 6 meses antes do tempo e considera corte na pensão “injusto”

16:00 6 Agosto, 2026 16:07 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ex-enfermeiro espanhol considera o valor da sua pensão injusto, por lhe terem sido tirados 50 anos para "toda a vida", após reformar-se seis meses antes da idade legal

Passageiro no aeroporto. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve

União Europeia aprova novas regras para bagagem de mão e atrasos nos voos: saiba o que muda para passageiros nos aeroportos europeus

19:15 9 Agosto, 2026 19:13 9 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Conselho da União Europeia já aprovou regras que vêm beneficiar passageiros em caso de atrasos nos voos e em relação a preços com bagagem incluída

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia Tech

Vai usar o Multibanco? Faça este gesto antes de inserir o cartão para evitar que seja clonado

21:30 8 Agosto, 2026 16:07 8 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar o Multibanco, há um gesto que demora apenas alguns segundos e pode ajudar a evitar a clonagem do cartão

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo aqui”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

18:10 8 Agosto, 2026 17:46 8 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses vão 'esquecendo' a Europa e optando por este destino onde o custo de vida é baixo e o clima quente a cerca de 2 horas de Portugal

Algarve Edição Papel Opinião

Albufeira, trânsito, ruído e equilíbrio | Por António Nóbrega

07:30 8 Agosto, 2026 21:13 5 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Mais do que nunca, Albufeira carece de uma organização rigorosa da mobilidade e da logística, com regras claras, fiscalização e planeamento estratégico"

Idosa a conduzir. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Adeus carta de condução? Há uma proposta que quer definir esta como a idade máxima para conduzir em Portugal

20:30 9 Agosto, 2026 15:13 6 Agosto, 2026 | João Luís

Petição pública levanta a hipótese de existir uma idade máxima para conduzir: fique a par do que está em cima da mesa

Algarve, Nacional, Vida & Lazer

“Não houvesse chapéus à frente dos toldos, não cabia toda a gente na praia”: ‘corrida’ por lugar nas praias continua a marcar o verão no Algarve

16:20 9 Agosto, 2026 15:25 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Praias muito procuradas do Algarve voltam a ficar sob pressão em pleno agosto

Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva e vento forte a caminho: depressão traz mau tempo a esta região e tempo só volta a melhorar neste dia

20:00 9 Agosto, 2026 14:15 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Chuva e aguaceiros vão marcar vários dias da segunda semana de agosto num dos arquipélagos portugueses, com sucessivos períodos de instabilidade

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e ventos até 60 km/h a partir desta data e esta região será a mais afetada

16:00 9 Agosto, 2026 23:19 8 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Um dos arquipélagos portugueses vai ter chuva e vento forte, enquanto o Continente deverá escapar à precipitação

Homem com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia, Europa

“Penalizaram-me duas vezes na pensão. Com 480 euros é impossível viver”: pensionista com 47 anos de descontos reformou-se aos 63 mas sente-se “prejudicado”

19:40 9 Agosto, 2026 18:09 9 Agosto, 2026 | João Luís

Após perder o emprego numa fase avançada da carreira, este pensionista espanhol passou vários anos sem conseguir voltar ao mercado de trabalho

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Recebe abaixo deste limite? Pode pedir mais dinheiro ao Estado e estes são os apoios em causa

18:30 9 Agosto, 2026 16:53 9 Agosto, 2026 | João Luís

Pode estar a perder dinheiro sem se aperceber. Descubra qual é o valor que define o acesso aos apoios do Estado e veja se está incluído

Algarve, Economia, Edição Papel, Saúde

Da bicicleta a duas unidades, o percurso de Poliana Souza na estética algarvia

11:00 9 Agosto, 2026 12:01 9 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Chegou a Faro em 2019, recomeçou após regressar ao Brasil e fez da estética uma marca com unidades em Faro e Vilamoura

Linhas verdes na estrada. Crédito: Foto IA
Auto, Europa

Viu uma linha verde na estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer para evitar multas

16:30 9 Agosto, 2026 12:19 8 Agosto, 2026 | Luís Santos

Se for a Madrid, encontrar uma linha verde na estrada pode gerar dúvidas, mas conhecer o seu significado é essencial para evitar multas

Algarve

Algarve soma sete processos por destruição ilegal de ninhos de andorinha

13:50 9 Agosto, 2026 14:00 9 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Entre 2023 e 2025, o Algarve registou sete processos por destruição de ninhos de andorinha, seis dos quais continuam em fase de instrução

Homem com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Homem de 49 anos consegue pensão de 3.389,10 euros e 90.675,80 euros em retroativos por lhe ser reconhecida incapacidade permanente após Segurança Social a ter recusado: tribunal teve decisão final

20:00 7 Agosto, 2026 19:20 7 Agosto, 2026 | João Luís

O homem recorreu ao tribunal espanhol depois de ver o pedido recusado e acabou por conseguir uma decisão favorável

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Um carro para toda a vida? Mecânicos elegem as três marcas de carros que necessitam de menos idas à oficina

20:20 7 Agosto, 2026 20:05 7 Agosto, 2026 | João Luís

Há marcas que surpreendem os mecânicos pela resistência e fiabilidade: descubra quais são os carros que menos vão à oficina

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Fui castigado e não mereço”: enfermeiro com 43 anos de descontos reformou-se 6 meses antes do tempo e considera corte na pensão “injusto”

16:00 6 Agosto, 2026 16:07 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ex-enfermeiro espanhol considera o valor da sua pensão injusto, por lhe terem sido tirados 50 anos para "toda a vida", após reformar-se seis meses antes da idade legal

Passageiro no aeroporto. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve

União Europeia aprova novas regras para bagagem de mão e atrasos nos voos: saiba o que muda para passageiros nos aeroportos europeus

19:15 9 Agosto, 2026 19:13 9 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Conselho da União Europeia já aprovou regras que vêm beneficiar passageiros em caso de atrasos nos voos e em relação a preços com bagagem incluída

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia, Tech

Vai usar o Multibanco? Faça este gesto antes de inserir o cartão para evitar que seja clonado

21:30 8 Agosto, 2026 16:07 8 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar o Multibanco, há um gesto que demora apenas alguns segundos e pode ajudar a evitar a clonagem do cartão

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo aqui”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

18:10 8 Agosto, 2026 17:46 8 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses vão 'esquecendo' a Europa e optando por este destino onde o custo de vida é baixo e o clima quente a cerca de 2 horas de Portugal

Algarve, Edição Papel, Opinião

Albufeira, trânsito, ruído e equilíbrio | Por António Nóbrega

07:30 8 Agosto, 2026 21:13 5 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Mais do que nunca, Albufeira carece de uma organização rigorosa da mobilidade e da logística, com regras claras, fiscalização e planeamento estratégico"

Últimas Notícias

  • Adeus carta de condução? Há uma proposta que quer definir esta como a idade máxima para conduzir em Portugal
    Adeus carta de condução? Há uma proposta que quer definir esta como a idade máxima para conduzir em Portugal
  • Chuva e vento forte a caminho: depressão traz mau tempo a esta região e tempo só volta a melhorar neste dia
    Chuva e vento forte a caminho: depressão traz mau tempo a esta região e tempo só volta a melhorar neste dia
  • “Penalizaram-me duas vezes na pensão. Com 480 euros é impossível viver”: pensionista com 47 anos de descontos reformou-se aos 63 mas sente-se “prejudicado”
    “Penalizaram-me duas vezes na pensão. Com 480 euros é impossível viver”: pensionista com 47 anos de descontos reformou-se aos 63 mas sente-se “prejudicado”
  • União Europeia aprova novas regras para bagagem de mão e atrasos nos voos: saiba o que muda para passageiros nos aeroportos europeus
    União Europeia aprova novas regras para bagagem de mão e atrasos nos voos: saiba o que muda para passageiros nos aeroportos europeus
  • Esta regra da União Europeia obriga a renovar o Cartão de Cidadão antes da data de validade? IRN não deixou ‘margem para dúvidas’
    Esta regra da União Europeia obriga a renovar o Cartão de Cidadão antes da data de validade? IRN não deixou ‘margem para dúvidas’

Opinião

  • A marca Sporting em todo o mundo está a crescer atrás de Ronaldo | Por Paulo Freitas do Amaral
    A marca Sporting em todo o mundo está a crescer atrás de Ronaldo | Por Paulo Freitas do Amaral
  • Do amor ao ódio vai apenas um passo | Por Henrique Dias Freire
    Do amor ao ódio vai apenas um passo | Por Henrique Dias Freire
  • Albufeira, trânsito, ruído e equilíbrio | Por António Nóbrega
    Albufeira, trânsito, ruído e equilíbrio | Por António Nóbrega

Europe Direct Algarve

  • União Europeia aprova novas regras para bagagem de mão e atrasos nos voos: saiba o que muda para passageiros nos aeroportos europeus
    União Europeia aprova novas regras para bagagem de mão e atrasos nos voos: saiba o que muda para passageiros nos aeroportos europeus
  • Esta regra da União Europeia obriga a renovar o Cartão de Cidadão antes da data de validade? IRN não deixou ‘margem para dúvidas’
    Esta regra da União Europeia obriga a renovar o Cartão de Cidadão antes da data de validade? IRN não deixou ‘margem para dúvidas’
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento