Está a decorrer até ao final do mês de outubro um inquérito a nível nacional para saber qual o nível de participação pública dos jovens em Portugal.
A iniciativa é do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) e da associação Oficina. Quem responder ao questionário, disponível aqui, habilita-se a ganhar entradas grátis para o “MEO Sudoeste” e o “Sumol Summer Fest“.
O IPDJ e a Oficina estão a desenvolver o documento “Linhas Estratégicas para a Promoção da Participação Jovem em Portugal”. Este tem como objetivo informar a atuação do Instituto e reforçar o alinhamento do país com as principais orientações e recomendações nacionais e internacionais nesta área.
Os organizadores entenderam que “este trabalho só se pode realizar com a contribuição dos principais interessados, pelo que lançaram um inquérito online, respondido sob anonimato, através do qual se pretende compreender os hábitos e as preferências dos jovens em matéria de participação cívica”.
Esta é uma matéria essencial num país em declínio demográfico, com um acentuado envelhecimento da população e o despovoamento do interior, que se confronta quotidianamente com os efeitos nefastos das alterações climáticas, do populismo, da discriminação e das notícias falsas.
Num quadro como este, de ameaça à própria democracia, é essencial assegurar formas mais decisivas de envolvimento dos jovens nas tomadas de decisão. As declarações são de Nelson Dias, da Oficina, e servem de apelo a uma mobilização alargada dos jovens na resposta ao questionário.
De modo a cativar o maior número de participantes, a Oficina conta com o apoio da empresa “Música no Coração”, que está a oferecer aos participantes entradas grátis para dois dos seus festivais mais icónicos: MEO Sudoeste e Sumol Summer Fest.
Como participar no inquérito?
A iniciativa é dirigida a jovens residentes em Portugal, com idades entre os 14 aos 30 anos. Para se habilitarem a ganhar o passe de acesso aos festivais, devem preencher o questionário, efetuar printscreen da janela que confirma a submissão da resposta e publicar o mesmo na divulgação que a Oficina está a fazer através da sua página do Instagram.
O inquérito vai estar a ser divulgado diretamente ao público-alvo no “Festival Política” que começou quinta-feira e decorre até sábado, na cidade de Loulé.
Leia também: Festival Política volta a Loulé para agitar consciências e refletir sobre democracia