O Cais Herculano, na baixa de Albufeira, tem desde esta terça-feira uma nova “biblioteca de rua” para albergar livros e jornais diários para consulta e leitura de todos os interessados, numa iniciativa promovida pela Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água.
“Esta nova biblioteca, que nasceu da reciclagem de um Posto de Transformação de eletricidade, agora pintado com uma imagem de um pescador no seu barco, tem uma leitora ‘residente’ muito especial”, explica a Junta de Freguesia em comunicado.
Num dos bancos próximos, “senta-se” uma nova escultura de Carlos de Oliveira Correia, que simboliza tudo o que a autarquia pretende para este local: “um sítio onde todos terão acesso a obras para uma leitura que poderá ser feita de forma calma e relaxante ali mesmo, em frente ao teatro natural da Praia dos Pescadores, ou noutro local, num conceito de ‘leve, leia e devolva'”.
O objetivo desta ação da Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água, que contou com o apoio da Câmara Municipal de Albufeira, passa por promover “a cultura e a leitura junto de residentes e visitantes, chamando interessados e curiosos a esta zona histórica da cidade e promovendo hábitos culturais na cidade”.
Os amantes da literatura e da informação presentes em Albufeira passaram a contar com “um local inserido num cenário de elevada beleza natural para colocar a leitura em dia e consultar os principais jornais diários do país”, conclui a Junta de Freguesia.