O Grupo de Amigos do Museu de Portimão (GAMP) foi distinguido, no passado dia 26 de maio, com o Prémio “Instituição“, atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), durante a cerimónia de entrega dos prémios que decorreu no Museu do Ar, em Sintra.
O Prémio Instituição é atribuído pela APOM, no âmbito da sua missão de promover o conhecimento da museologia e dos domínios científicos e técnicos, a organismos, públicos ou privados, que apoiem os museus e as atividades museológicas.
No caso do GAMP, a APOM destacou “a relevante participação e interação cívica, bem como o continuado relacionamento, parceria e colaboração voluntária dos associados do GAMP, numa política museológica de maior proximidade culturalmente mais envolvente e solidária, para a salvaguarda e valorização do património cultural e natural e a divulgação do Museu de Portimão”.
Ao longo de 2022, a parceria entre o GAMP e o Museu de Portimão foi desenvolvida nas seguintes oito iniciativas e áreas de trabalho.
1 – Um Dia na Pré-História – Monumentos Megalíticos De Alcalar
2 – Exposição: Passear pela História Subaquática do Rio Arade
3 – Passeios Culturais e Museológicos
4 – 22ª Corrida Fotográfica de Portimão
5 – Tertúlias
6- Ciclo de Cinema Francês
7 – Ações de Voluntariado
8 – Concerto Solidário “Do Cante Ao Canto”
Este prémio reflete o reconhecimento do desempenho do Grupo de Amigos do Museu de Portimão (GAMP) na sua missão programática-base que, simultaneamente, procurou inovar em prol da dimensão e diversificação do Museu e das suas funções museológicas.