Cartographia da Villa Real – VRSA: Cartografia de uma vila régia artilhada contra Ayamonte é o novo trabalho do historiador algarvio Fernando Pessanha que vai ver lançado no dia 17 de maio, a partir das 10:00, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António.
De acordo com o autor, trata-se de “uma obra que compreende dois trabalhos que se complementam e que foram anteriormente publicados, um em Portugal e outro em Espanha”.
Em declarações aos órgãos de comunicação explica o historiador que “foi em 2021 que a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António lançou Cartographia da Villa Real, colecção de postais que reproduzem fontes primárias sobre a História de VRSA entre a construção da vila pombalina e momentos incontornáveis da nossa História Contemporânea, como a Grande Batalha do Guadiana ou as Invasões Francesas”.
O estudo inerente à contextualização história, cultural e militar destas fontes, sob o título de VRSA: Cartografia de uma vila régia artilhada contra Ayamonte, foi posteriormente publicado em Espanha, em 2022, no volume XXV das Jornadas de Historia de la muy noble y leal ciudad de Ayamonte. A obra que agora é lançada com a chancela da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António constitui, portanto, os dois trabalhos em conjunto, ou seja: a colecção de fontes cartográficas e o estudo que a contextualiza.
A obra, publicada pela Câmara de VRSA, vai ser lançada no âmbito do I Colóquio Vila Real – Setecentista – de Santo António, evento dinamizado no ano em que se assinalam os 250 anos do lançamento da primeira pedra da nova Vila de Santo António de Arenilha, que acabaria por ser inaugurada em 13 de maio de 1776 já sob o nome de Vila Real de Santo António.
Este primeiro colóquio, integrado na programação do festival homónimo, conta igualmente com uma conferência do coronel José Paulo Berger subordinada ao tema “Vila Real de Santo António na documentação setecentista à guarda do Gabinete de Estudos Arqueológicos e de Engenharia Militar da Divisão de Infra-estruturas do Exército”. A entrada é livre.
Leia também: Já não guarda as faturas do IRS? Saiba que ainda tem de o fazer nestas situações