No Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, o Museu Municipal de Tavira abrirá gratuitamente as portas ao público, proporcionando a todos os visitantes a oportunidade de desfrutarem livremente das exposições patentes.
Ao longo do dia, decorrerá o passatempo “O Museu Pelo Olhar dos Visitantes”, que convida todos os que se sentem inspirados pela arte do desenho, independentemente da idade, a criar um desenho de uma das peças em exposição, das salas do museu ou até de pormenores das mesmas.
No final da visita, os participantes entregam o seu trabalho na receção e recebem uma recompensa especial.
Pelas 10:30, realiza-se uma visita guiada à exposição “Balsa, Cidade Romana”, no Palácio da Galeria, sob a orientação da arquiteta Célia Anica (responsável pelo projeto museográfico) e do arqueólogo Celso Candeias (Município de Tavira), cujas inscrições, limitadas a 15 participantes, se encontram esgotadas.
À noite, terá lugar a performance “O que fica de nós”, pelo ator Vítor Correia, no Palácio da Galeria, com sessões às 21:30 e 22:30.
A performance constrói-se em torno da palavra pronunciada pelo ator, criando uma atmosfera poética e interpretativa, moldada pelas conexões e tensões entre a ação e os temas da exposição “Balsa, Cidade Romana”, estabelecendo uma ponte entre diferentes formas de expressão artística.
Os interessados (máximo 15 pessoas por sessão), podem inscrever-se, gratuitamente, aqui.
Criado pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) e celebrado anualmente a 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus serve de plataforma para destacar o papel dos museus no intercâmbio e desenvolvimento culturais.
Neste dia, museus de todo o mundo unem forças para organizar eventos, exposições e programas educativos, sublinhando a inestimável contribuição dos museus para a sociedade.
Em Tavira encontram-se patentes as exposições: “Balsa, Cidade Romana” | Palácio da Galeria; “Dieta Mediterrânica – Património Cultural Milenar” | Palácio da Galeia; “Tavira Islâmica” | Núcleo Islâmico; “Salazar 40 anos?” | Núcleo Islâmico; e “25 de Abril de 1974, Quinta-feira” | Quartel da Atalaia.
Leia também: Campanha de pesca do atum-rabilho começa com a captura de 100 exemplares a sul de Tavira