Esta é uma região de antiguidade profunda, com presença humana desde o Paleolítico. Vestígios arqueológicos indicam a existência de um castro lusitano e ocupação romana no campo de S. Lourenço, no sopé do monte. Encontraram-se também indícios da permanência visigótica e árabe. A aldeia ‘mais portuguesa de Portugal’, Monsanto, situada a nordeste das Terras de Idanha, ergue-se na encosta escarpada do cabeço de Monsanto (Mons Sanctus), uma elevação abrupta que atinge os 758 metros no seu ponto mais alto. Ao longo das várias vertentes e no sopé do monte, encontram-se lugarejos dispersos, evidenciando a deslocação populacional em direção à planície.
Em 1758, Monsanto era sede de concelho, estatuto que manteve até 1853. No século XIX, o imponente Castelo medieval foi parcialmente destruído por uma explosão acidental no paiol de munições. Uma visita ao que resta deste poderoso Castelo revela a alcáçova, a cintura de muralhas e torres de vigia, bem como as ruínas da Capela de S. Miguel do século XII e a Capela de Santa Maria do Castelo. A Aldeia Histórica de Portugal de Monsanto detém um encanto singular, para o que contribuem os dois títulos atribuídos no séc. XX – Aldeia Mais Portuguesa de Portugal, em 1938, e o de Aldeia Histórica em 1995.
“A gloriosa resistência aos invasores (romanos ou árabes – não se sabe bem) comemora-se na Festa de Santa Cruz, deitando-se das muralhas do castelo simbólicos cântaros com flores, levando as mulheres ao cimo das torres as tradicionais bonecas de trapos – as marafonas.”, segundo ‘website’ Aldeias Históricas de Portugal.
A Capela de S. Pedro de Vir-à-Corça, um Imóvel de Interesse Público, está situada na base do monte, entre os lugares de Eugénia e Carroqueiro. Trata-se de um templo românico em granito, provavelmente do século XIII, destacando-se uma rosácea. Aqui se realizava a feira autorizada por D. Dinis em 1308.
A Estação Arqueológica romana de São Lourenço, também um Imóvel de Interesse Público, na freguesia de Monsanto, corresponde presumivelmente a uma vila romana com um complexo termal. São conhecidos quatro túmulos romanos em granito, e nas proximidades das ruínas pode-se observar um troço de pavimento.
Monsanto é, sem dúvida, um local onde a história e a beleza natural se fundem, oferecendo uma viagem no tempo e um panorama deslumbrante.
Leia também: Esta praia de água cristalina é única em Portugal e é digna de visita