A Universidade do Algarve (UAlg) recebeu esta sexta-feira, em Bruxelas, a “Certificação Ouro” no Programa Healthy Campus, atribuído pela Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU). A Academia esteve representada pelo pró-reitor, Eduardo Esteves, e pelo professor Nuno Rodrigues, do Gabinete de Desporto da Associação Académica da UAlg.
“O programa de Certificação Mundial Healthy Campus envolve universidades de mais de 30 países e procura avaliar as boas práticas que podem contribuir para a promoção da saúde e do bem-estar nos campus universitários”, explica a UAlg em comunicado.
As Universidades são avaliadas em 100 parâmetros, distribuídos por sete áreas, seis das quais operacionais (Desporto e Atividade Física; Nutrição; Prevenção de Doenças; Saúde Mental e Social; Comportamentos de Risco; Ambiente, Sustentabilidade e Responsabilidade social) e uma área transversal, relacionada com a Gestão e Liderança do Campus Saudável.
O levantamento das boas práticas desenvolvidas pela UAlg foi feito pelo Grupo de Trabalho UAlg + Saudável. Para a obtenção do grau “Ouro”, as instituições têm que cumprir os requisitos em mais de 80 indicadores.
Dos diversos domínios em avaliação, a UAlg destacou-se no domínio da “Saúde Mental e Social”, tendo conseguido avaliação em todos os indicadores de boas práticas.
Como exemplo de boas práticas na UAlg, a FISU salienta o “Plano de Promoção do Sucesso Académico e Prevenção do Abandono Escolar (PPSAPAE)”, que procura promover competências de métodos de estudo e de gestão do tempo nos estudantes da UAlg, sendo complementado por três outras iniciativas: “SOS Abandono”, “Programa Interculturalidade e Mindfulness” e “Curso online Competências para a Vida”.
Sobre a Universidade do Algarve:
A Universidade do Algarve (UAlg) tem atualmente cerca de 9 mil estudantes, 20% dos quais internacionais, oriundos de mais de 84 nacionalidades, onde se destaca o Brasil, país com maior representatividade.
Com 42 anos de existência, aparece pela quinta vez no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2022, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos, destacando-se no indicador que avalia a projeção internacional.
O Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects 2021 selecionou a Universidade do Algarve em seis áreas científicas: Gestão Turística e Hospitalidade (posição 76-100); Oceanografia (posição 151-200); Ecologia (posição 301-400); Ciências Agrárias, Ciências da Terra e Ciências Farmacêuticas (posições 401-500).
Em 2020 integrou pela primeira vez o Times Higher Education Impact Rankings, que avalia o desempenho e contributo das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, colocando-se na posição 201-300, entre 766 Instituições de Ensino Superior, de 85 países, que cumpriram os requisitos de inclusão.
A UAlg oferece cursos de formação inicial e pós-graduada, nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.
A sua localização privilegiada junto ao Aeroporto Internacional de Faro e o grande número de novas rotas aéreas de ligação às principais cidades portuguesas (Porto e Lisboa) e europeias, bem como as excelentes condições que a UAlg e a região têm para oferecer, fazem com que, cada vez mais, a Academia do Sul do país adquira um estatuto central e internacional.