A E-REDES, a Escola Básica Dr. Alberto Iria, em Olhão, e o Município de Olhão, inauguraram esta segunda-feira a “Sala Academia Digital para Pais”, situada no interior deste estabelecimento escolar.
Esta sala, que conta com alguns equipamentos informáticos doados pela E-REDES, tem como objetivo a internalização da própria Academia e a continuidade do projeto de literacia digital “Academia Digital Para Pais”, lançado no final de 2020 pela empresa, em parceria com a Direção Geral da Educação (DGE).
Por via da renovação tecnológica, a E-REDES possuía um parque de computadores em stock e em bom estado, que vão agora ter uma nova função, permitindo a criação de 56 “Salas Academia Digital para Pais” em escolas de todo o país, participantes da última edição do Programa.
O projeto contempla a doação de 370 computadores a agrupamentos escolares no âmbito do programa “Academia Digital Para Pais”, uma iniciativa que assenta na convicção de que a literacia digital é condição de inclusão social.
“A ‘Academia Digital para Pais’ pretende assegurar conhecimentos básicos na área do digital aos encarregados de educação. O propósito é que, não só conseguissem dar apoio aos seus filhos, como também garantir competências que pudessem usar no futuro, quer para a sua vida pessoal, quer na profissional”, explica a E-REDES.
O sucesso deste programa, que conta já com duas edições, é expresso nas 4.000 famílias que aderiram e no apoio de cerca de 1.000 formadores voluntários.
O evento de inauguração da “Sala Academia Digital para Pais”, na escola de Olhão, contou com a presença de Elsa Parreira, vereadora da Câmara Municipal de Olhão com o pelouro da Educação; de Rui Alexandre da Ressurreição Gabriel, presidente da Junta de Freguesia de Olhão; de Alexandre Lima, delegado regional de Educação do Algarve; de Maria João Horta, sub-diretora Geral Educação; de Arlinda Figueira, diretora do Agrupamento Escolar Dr. Alberto Iria; e de António Leal Sanches, responsável da Direção Autarquias Sul da E-REDES.