O programa de voluntariado «Navega(s) em Segurança?» destina-se aos jovens, entre 18 e 30 anos, com conhecimentos sobre o uso de novas tecnologias da informação ligadas à internet.
A iniciativa tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da utilização responsável e segura da Internet, através da realização de sessões informativas e de ações de sensibilização destinadas a crianças, jovens, pais/educadores e cidadãos em geral.
Destinatários/as:
- Conhecimentos em tecnologias de informação e comunicação;
- Boa capacidade de comunicação;
- Facilidade de relacionamento interpessoal;
Desenvolvimento das ações:
Tipologias de apresentação:
- Sessões informativas e/ou
- Ações de sensibilização.
A sessão informativa terá cerca de 60 minutos de duração e será constituída por:
- Exposição sumária, suportada por uma apresentação multimédia, sobre temáticas como: fake news, ciberbullying, internet das coisas, discurso de ódio, dependência online, proteção de dados, redes sociais e outras;
- Esclarecimento de dúvidas e realização de um pequeno questionário de avaliação com entrega de brinde e Certificado de Participação.
As sessões informativas podem ter como público-alvo grupos de crianças e jovens, dos 6 aos 25 anos (prioritários), e/ou pessoas com mais de 60 anos.
Formação de voluntários/as
A formação específica dos voluntários é assegurada através da autoformação feita a partir de recursos pedagógicos disponíveis online e também presencial, ou via Micosoft Teams.
Direitos dos/as voluntários/as
Os jovens voluntários têm direito a receber um ressarcimento de €12/dia, sempre que realizem sessões.
Os voluntários têm direito a seguro de acidentes pessoais e de responsabilidade civil, e ao certificado de participação.
Candidaturas/inscrições
Antes da inscrição, o jovem tem de se registar na plataforma de registo único do IPDJ, em https://bdu.ipdj.gov.pt/. Neste mesmo link, também são disponibilizados tutoriais de apoio ao registo.
As inscrições nas ações de voluntariado são feitas aqui.
As sessões podem realizar-se noutros locais do distrito, como escolas e autarquias. As deslocações dos grupos de voluntários para as instalações são acompanhadas por um técnico do IPDJ e devem ser feitas por meios próprios ou por transportes públicos. O valor das deslocações está contemplado no ressarcimento das despesas, transferido pelo IPDJ.
Mais informações através do e-mail [email protected] ou do telefone 289 891 820.