Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Cultura.Sul, Ensino

Consórcio inédito junta universidades Nova, de Évora e do Algarve na criação do Campus Sul

Através do melhor conhecimento produzido em cada uma das universidades, serão criadas novas licenciaturas, mestrados e doutoramentos, que vão permitir aos estudantes passar períodos de tempo em cada uma das três instituições, com alojamento nas residências universitárias.

13:10 20 Dezembro, 2021 13:26 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Promover o desenvolvimento sustentável do Sul do País e estimular a coesão territorial, são os objetivos do Campus Sul. Trata-se de um consórcio inédito em Portugal que junta a Universidade de Évora, a Universidade do Algarve e a Universidade Nova de Lisboa e que vai ser apresentado na próxima quarta-feira, pelas 11:00, no Auditório do Colégio do Espírito Santo, na Universidade de Évora.

Através do melhor conhecimento produzido em cada uma das universidades, serão criadas novas licenciaturas, mestrados e doutoramentos, que vão permitir aos estudantes passar períodos de tempo em cada uma das três instituições, com alojamento nas residências universitárias.

Está também prevista a criação de centros de investigação aplicada e inovação para a sustentabilidade, e de agendas colaborativas com os principais parceiros sociais e económicos da Região, em áreas críticas para o desenvolvimento do Sul, como o património cultural, sustentabilidade das cidades e comunidades, conservação da biodiversidade marinha e agricultura sustentável. Além disso, serão desenvolvidas atividades de capacitação das administrações municipal, regional e central, a Sul, e de outras instituições que exerçam atividade na Região.

A sessão de apresentação do Campus Sul vai contar com as presenças do primeiro-ministro, António Costa, do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, da ministra para a Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, da reitora da Universidade de Évora, Ana Costa Freitas, do reitor da Universidade do Algarve, Paulo Águas, e do reitor da Universidade NOVA de Lisboa, João Sàágua.

Durante a tarde, terá lugar o “ScienceDay@South”, uma montra da melhor investigação realizada pelas três universidades, designadamente nas áreas do Património, Terra e Mar.

O evento terá transmissão online nos canais do Campus Sul.

Todas as informações sobre o novo consórcio estão disponíveis em www.campussul.pt

Sobre a Universidade do Algarve:

A Universidade do Algarve (UAlg) tem atualmente cerca de 9 mil estudantes, 19% dos quais internacionais, oriundos de mais de 84 nacionalidades, onde se destaca o Brasil, país com maior representatividade, ultrapassando os 700 estudantes.

Com 42 anos de existência, aparece pela quarta vez no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2021, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos, destacando-se no indicador que avalia a projeção internacional.

O Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects 2021 selecionou a Universidade do Algarve em seis áreas científicas: Gestão Turística e Hospitalidade (posição 76-100); Oceanografia (posição 151-200); Ecologia (posição 301-400); Ciências Agrárias, Ciências da Terra e Ciências Farmacêuticas (posições 401-500).

Em 2020 integra pela primeira vez o Times Higher Education Impact Rankings, que avalia o desempenho e contributo das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, colocando-se na posição 201-300, entre 766 Instituições de Ensino Superior, de 85 países, que cumpriram os requisitos de inclusão.

A UAlg oferece cursos de formação inicial e pós-graduada, nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.

A sua localização privilegiada junto ao Aeroporto Internacional de Faro e o grande número de novas rotas aéreas de ligação às principais cidades portuguesas (Porto e Lisboa) e europeias, bem como as excelentes condições que a UAlg e a região têm para oferecer, fazem com que, cada vez mais, a Academia do Sul do país adquira um estatuto central e internacional.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Villa Extramuros, Arraiolos.
Nacional Vida & Lazer

“Vamos reformar-nos”: casal francês encerra alojamento no Alentejo com chave Michelin ao fim de 15 anos

17:20 5 Julho, 2026 17:39 3 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Villa Extramuros, em Arraiolos, encerrou ao fim de 15 anos após a venda do imóvel, depois de ter sido distinguido com uma chave Michelin

Comboio parado na plataforma.
Algarve Nacional

Impacto das altas temperaturas obriga CP a interromper comboios temporariamente

16:15 5 Julho, 2026 18:19 5 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Reconhecendo “os constrangimentos existentes”, a CP garante que “não está em causa a manutenção do ar condicionado dos comboios”

Dia de calor e trovoadas em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí calor extremo e trovoadas: aviso vermelho mantém-se amanhã em pelo menos 4 distritos

18:20 5 Julho, 2026 18:20 5 Julho, 2026 | João Luís

Aviso vermelho de calor mantém-se em pelo menos quatro distritos, com temperaturas muito elevadas e risco de trovoadas isoladas

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia Nacional

Banco de Portugal ‘tira as teimas’: estes pagamentos em dinheiro são proibidos por lei

17:30 4 Julho, 2026 15:59 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Em Portugal, há restrições legais aos pagamentos em dinheiro

Fritar ovos na frigideira. Crédito: Freepik
Gastronomia

Nem azeite nem manteiga: o truque do pepino para fritar ovos sem gordura

20:20 5 Julho, 2026 17:12 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma técnica curiosa está a ganhar atenção nas redes sociais por permitir fritar ovos sem óleo, azeite ou manteiga

Europe Direct Algarve

Vai ficar num hotel? Estes produtos vão desaparecer dos quartos a partir desta data

17:50 5 Julho, 2026 17:40 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os pequenos frascos individuais de champô, gel de banho e sabonete de hotel vão desaparecer

Animais Nacional

Viu uma caravela-portuguesa na praia? Eis o que nunca deve fazer se for picado

19:30 5 Julho, 2026 17:26 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A caravela-portuguesa exige cuidados especiais, porque a sua picada pode ser muito dolorosa e, em alguns casos, grave

Gastronomia Saúde

Nutricionista revela o alimento escondido em muitos produtos que pode ser pior para o coração do que pensa

20:50 5 Julho, 2026 16:50 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um nutricionista espanhol alerta para os óleos vegetais refinados industriais, presentes em muitos alimentos processados

Cidade velha, Faro, Algarve.
Algarve Cultura

Cidade de Faro já teve outros nomes no passado e alguns bem diferentes do atual: veja se reconhece algum

19:02 5 Julho, 2026 17:51 3 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Muito antes do nome atual, Faro passou por várias designações e mudanças de poder: da antiga Ossónoba à cidade atual, há séculos de história

Praia da Arrifana. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Esta praia do Algarve que fica entre falésias e mar é uma das mais impressionantes da região e é muito procurada por surfistas

18:42 5 Julho, 2026 18:07 5 Julho, 2026 | João Luís

Entre falésias, mar e ondas procuradas por surfistas, esta praia tem uma das paisagens mais marcantes do Algarve

Algarve Cultura

Full Moon regressa à Praia da Galé com duas noites de música e arte

18:05 3 Julho, 2026 18:05 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Música, arte e natureza voltam a unir-se em Albufeira para duas noites especiais sob a luz da lua cheia

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Empresa vigiou trabalhadora em baixa médica e acabou condenada: tribunal anulou despedimento

19:30 4 Julho, 2026 16:07 5 Julho, 2026 | João Luís

Trabalhadora com esclerose múltipla foi vigiada durante baixa médica e despedida. Tribunal espanhol anulou a decisão e condenou a empresa

Carro a travar. Crédito: Foto AI
Auto Europe Direct Algarve

União Europeia impõe novo sistema nos carros para reduzir colisões traseiras: veja o que muda

15:00 3 Julho, 2026 13:05 3 Julho, 2026 | João Luís

Travagens bruscas vão passar a ser assinaladas de outra forma nos carros novos. Saiba como funciona o novo sistema obrigatório na UE

Auto

Viu um saco de plástico no retrovisor de um carro? Descubra como pode ser útil

22:10 4 Julho, 2026 16:33 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar um saco de plástico no retrovisor pode parecer estranho, mas há uma explicação simples

The 13 Palace, Macau.
Mundo Vida & Lazer

Hotel “mais caro do mundo” reabre em Macau e a parede da piscina está no Guiness World Records

18:30 4 Julho, 2026 15:55 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

The 13 Palace, em Macau, reabriu após anos de falências, adiamentos e mudanças de mãos, recuperando a aposta no luxo extremo com nova imagem

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor nesta cidade está “impossível de aguentar”: meteorologista alerta para o que aí vem

13:40 3 Julho, 2026 13:13 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cúpula de calor poderá prolongar o desconforto térmico até à próxima semana

Villa Extramuros, Arraiolos.
Nacional, Vida & Lazer

“Vamos reformar-nos”: casal francês encerra alojamento no Alentejo com chave Michelin ao fim de 15 anos

17:20 5 Julho, 2026 17:39 3 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Villa Extramuros, em Arraiolos, encerrou ao fim de 15 anos após a venda do imóvel, depois de ter sido distinguido com uma chave Michelin

Comboio parado na plataforma.
Algarve, Nacional

Impacto das altas temperaturas obriga CP a interromper comboios temporariamente

16:15 5 Julho, 2026 18:19 5 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Reconhecendo “os constrangimentos existentes”, a CP garante que “não está em causa a manutenção do ar condicionado dos comboios”

Dia de calor e trovoadas em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí calor extremo e trovoadas: aviso vermelho mantém-se amanhã em pelo menos 4 distritos

18:20 5 Julho, 2026 18:20 5 Julho, 2026 | João Luís

Aviso vermelho de calor mantém-se em pelo menos quatro distritos, com temperaturas muito elevadas e risco de trovoadas isoladas

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia, Nacional

Banco de Portugal ‘tira as teimas’: estes pagamentos em dinheiro são proibidos por lei

17:30 4 Julho, 2026 15:59 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Em Portugal, há restrições legais aos pagamentos em dinheiro

Fritar ovos na frigideira. Crédito: Freepik
Gastronomia

Nem azeite nem manteiga: o truque do pepino para fritar ovos sem gordura

20:20 5 Julho, 2026 17:12 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma técnica curiosa está a ganhar atenção nas redes sociais por permitir fritar ovos sem óleo, azeite ou manteiga

Europe Direct Algarve

Vai ficar num hotel? Estes produtos vão desaparecer dos quartos a partir desta data

17:50 5 Julho, 2026 17:40 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os pequenos frascos individuais de champô, gel de banho e sabonete de hotel vão desaparecer

Animais, Nacional

Viu uma caravela-portuguesa na praia? Eis o que nunca deve fazer se for picado

19:30 5 Julho, 2026 17:26 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A caravela-portuguesa exige cuidados especiais, porque a sua picada pode ser muito dolorosa e, em alguns casos, grave

Gastronomia, Saúde

Nutricionista revela o alimento escondido em muitos produtos que pode ser pior para o coração do que pensa

20:50 5 Julho, 2026 16:50 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um nutricionista espanhol alerta para os óleos vegetais refinados industriais, presentes em muitos alimentos processados

Cidade velha, Faro, Algarve.
Algarve, Cultura

Cidade de Faro já teve outros nomes no passado e alguns bem diferentes do atual: veja se reconhece algum

19:02 5 Julho, 2026 17:51 3 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Muito antes do nome atual, Faro passou por várias designações e mudanças de poder: da antiga Ossónoba à cidade atual, há séculos de história

Praia da Arrifana. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Esta praia do Algarve que fica entre falésias e mar é uma das mais impressionantes da região e é muito procurada por surfistas

18:42 5 Julho, 2026 18:07 5 Julho, 2026 | João Luís

Entre falésias, mar e ondas procuradas por surfistas, esta praia tem uma das paisagens mais marcantes do Algarve

Algarve, Cultura

Full Moon regressa à Praia da Galé com duas noites de música e arte

18:05 3 Julho, 2026 18:05 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Música, arte e natureza voltam a unir-se em Albufeira para duas noites especiais sob a luz da lua cheia

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Empresa vigiou trabalhadora em baixa médica e acabou condenada: tribunal anulou despedimento

19:30 4 Julho, 2026 16:07 5 Julho, 2026 | João Luís

Trabalhadora com esclerose múltipla foi vigiada durante baixa médica e despedida. Tribunal espanhol anulou a decisão e condenou a empresa

Carro a travar. Crédito: Foto AI
Auto, Europe Direct Algarve

União Europeia impõe novo sistema nos carros para reduzir colisões traseiras: veja o que muda

15:00 3 Julho, 2026 13:05 3 Julho, 2026 | João Luís

Travagens bruscas vão passar a ser assinaladas de outra forma nos carros novos. Saiba como funciona o novo sistema obrigatório na UE

Auto

Viu um saco de plástico no retrovisor de um carro? Descubra como pode ser útil

22:10 4 Julho, 2026 16:33 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar um saco de plástico no retrovisor pode parecer estranho, mas há uma explicação simples

The 13 Palace, Macau.
Mundo, Vida & Lazer

Hotel “mais caro do mundo” reabre em Macau e a parede da piscina está no Guiness World Records

18:30 4 Julho, 2026 15:55 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

The 13 Palace, em Macau, reabriu após anos de falências, adiamentos e mudanças de mãos, recuperando a aposta no luxo extremo com nova imagem

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor nesta cidade está “impossível de aguentar”: meteorologista alerta para o que aí vem

13:40 3 Julho, 2026 13:13 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cúpula de calor poderá prolongar o desconforto térmico até à próxima semana

Últimas Notícias

  • Nutricionista revela o alimento escondido em muitos produtos que pode ser pior para o coração do que pensa
    Nutricionista revela o alimento escondido em muitos produtos que pode ser pior para o coração do que pensa
  • Nem azeite nem manteiga: o truque do pepino para fritar ovos sem gordura
    Nem azeite nem manteiga: o truque do pepino para fritar ovos sem gordura
  • Viu uma caravela-portuguesa na praia? Eis o que nunca deve fazer se for picado
    Viu uma caravela-portuguesa na praia? Eis o que nunca deve fazer se for picado
  • Cidade de Faro já teve outros nomes no passado e alguns bem diferentes do atual: veja se reconhece algum
    Cidade de Faro já teve outros nomes no passado e alguns bem diferentes do atual: veja se reconhece algum
  • Esta praia do Algarve que fica entre falésias e mar é uma das mais impressionantes da região e é muito procurada por surfistas
    Esta praia do Algarve que fica entre falésias e mar é uma das mais impressionantes da região e é muito procurada por surfistas

Opinião

  • Cancro da bexiga: uma doença frequente, silenciosa e ainda subvalorizada | Por João Rato
    Cancro da bexiga: uma doença frequente, silenciosa e ainda subvalorizada | Por João Rato
  • Descobrir os alimentos que hidratam | Por Ana Carolina Canelas
    Descobrir os alimentos que hidratam | Por Ana Carolina Canelas
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa

Europe Direct Algarve

  • Vai ficar num hotel? Estes produtos vão desaparecer dos quartos a partir desta data
    Vai ficar num hotel? Estes produtos vão desaparecer dos quartos a partir desta data
  • Autoridade Tributária avisa todos os portugueses: barato sai ‘caro’ e atenção a estas compras
    Autoridade Tributária avisa todos os portugueses: barato sai ‘caro’ e atenção a estas compras
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal