O Auditório Municipal Maria Barroso, em Olhão, acolheu esta sexta-feira a XV edição das Francisquíadas, uma iniciativa do Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes que teve casa cheia para ver aquilo que é o culminar de vários meses de trabalho e entreajuda entre alunos, professores e funcionários.
“As Francisquíadas são um concurso de índole cultural e desportiva, constituído por um total de seis provas, entre elas cultura, desporto, leitura e solidariedade, estas quatro obrigatórias, e mais duas de carácter facultativo, onde se podem enquadrar a música, a dança, a representação, a expressão-plásticas, entre outras”, explicam Hugo Lopes e Pedro Ramalhete, da Equipa do Projeto Cultural do Agrupamento.
“Partindo do princípio de que a escola pode e deve ser audaz, irreverente e inovadora, surgiu este projeto que procura ir ao encontro das expetativas dos alunos, alargando-lhes horizontes, com o intuito de despertar vocações”, acrescentam os respinsáveis.
Para que as comunidades escolar e não escolar tomassem conhecimento de todo o empenho, trabalho e criatividade que os alunos demonstraram ao longo deste projeto, foi criada esta gala.
Participaram 16 turmas, tendo ficado classificadas nos 3 primeiros lugares:
1° lugar – 12°A, Ala Central
2° lugar – 12°C, Ácidas e Básicos
3° lugar – 12°J, Moss Mó
Leia também: Uma das oliveiras mais velhas do país está no Algarve. Saiba onde encontrá-la