O Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa e o Museu Zero vão receber uma visita de estudo internacional com a presença de todos os parceiros, no âmbito do Projeto EXPLORE+ creative exploration of curiosity for innovative transdisciplinary, STEAM and social learning, do Programa Europeu Erasmus+ Parcerias Estratégicas a criatividade (KA227).
Esta visita terá como tema “Culturas Juvenis e Participação” e incluirá uma visita à cidade de Faro utilizando tecnologias digitais, apresentação de projetos diversos, além da apresentação e discussão da Carta de Porto Santo (pelo Comissário Nacional do Plano Nacional das Artes, Paulo Pires do Vale, com os participantes).
A iniciativa conta com parceiros de cidades que estão envolvidas em processos de candidaturas a Capital Europeia da Cultura (Timisoara, Roménia e Chemnitz – Alemanha, já definidas como Capitais Europeias da Cultura em 2023 e 2025 respetivamente, e Faro e Cesis – Letónia candidatas para 2027).
Este projeto liga escolas e a sociedade civil, numa Parceria Estratégica, para implementar metodologias STEAM (do acrónimo em inglês para Ciências, Tecnologias, Engenharia, Artes e Matemática) numa perspectiva de trabalho interdisciplinar do currículo escolar e de introdução de metodologias criativas e artísticas no processo educativo.
Em Faro, a parceria integra a ES Pinheiro e Rosa (e as turmas de 10º ano dos cursos Científico-Humanísticos) e o Museu Zer0, a convite da estrutura dedicada à preparação da proposta de Faro a Capital Europeia da Cultura 2027.
Tendo como base as Aprendizagens Essenciais das diferentes disciplinas dos Cursos Científico-Humanísticos, ao longo de 2 anos letivos serão desenvolvidas, testadas e sistematizadas atividades nas turmas do Ensino Secundário do AE Pinheiro e Rosa, utilizando a metodologia STEAM, com o apoio do Museu Zer0 no âmbito do seu trabalho de mediação cultural para a Arte Digital.
Iniciativa está inserida no Projeto Cultural de Escola do Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa, no âmbito do Plano Nacional das Artes e inclui três visitas de estudo aos países envolvidos, a implementação de uma Feira de Artes e Tecnologias e a criação de um Manual de Atividades com o trabalho desenvolvido e um Curso Online Aberto e Massivo (MOOC) de divulgação do Manual, além da realização de uma conferência final no âmbito da programação de Timisoara Capital Europeia da Cultura 2023.