Francisco Martins, presidente da Câmara de Lagoa, manifestou esta segunda-feira o “orgulho” na manutenção das três estrelas Michelin atribuídas aos restaurantes “Ocean”, no Vila Vita Parc, em Alporchinhos, e “Bon Bon”, em Carvoeiro.
Em nota de imprensa, o autarca parabenizou “todos os envolvidos, pelo seu investimento, criatividade e trabalho dedicado, divulgado por todo o mundo e que dignificam o concelho, elevando-o a um patamar de referência no contexto turístico algarvio e nacional” e disse estar “francamente optimista de que este cenário se repetirá por mais anos e, talvez, com novos galardoados”.
O “Ocean”, com duas estrelas, e o “Bon Bon”, com uma, ambos no concelho de Lagoa, reúnem metade das estrelas atribuídas em toda a região do Algarve (seis), estando referenciados como “restaurante muito bom na sua categoria” (uma estrela), onde se “cozinha muito bem e vale a pena fazer um desvio para o experimentar” (duas estrelas), e como “cozinha excepcional, digna de uma viagem especial” (três estrelas).
No total foram 21 os restaurantes premiados a nível nacional.
O Guia Michelin é um guia turístico publicado pela primeira vez em 1900 pelos irmãos Édouard e André Michelin, donos da fábrica de pneus Michelin, com o objectivo de promover o turismo para o crescente mercado automobilístico.
Actualmente está presente na maioria dos países europeus e em vários por todo o mundo. É o guia de referência de hotéis e restaurantes, sendo o mais respeitado do mundo e que premeia os melhores restaurantes, classificando-os com estrelas (de um a três).
O Guia Michelin é publicado em Portugal desde 1974.