Vila Real de Santo António celebra, entre os dias 27 de agosto e 1 de setembro, a festa em honra de Nossa Senhora da Encarnação, padroeira da cidade.

Além da tradicional procissão e dos jogos populares, o cartaz “contempla uma semana de concertos, espetáculos de dança, provas desportivas e fogo de artifício”, avança a autarquia em comunicado.
O programa arranca no dia 27 de agosto, terça-feira, com o grupo «Duo Reflexo», enquanto no dia 28 a noite será animada pela formação «La Famiglia». Já a 29 de agosto, os ritmos de dança do grupo «Idade de Ouro» e da banda «Olho’s 4» compõem as festividades, a partir das 22 horas.
No serão de sexta-feira, 30 de agosto, sobe ao palco a Academia de Ballet Contemporâneo, às 21:30, a que se segue um concerto da formação «Al Guitar Duo», pelas 22:30 horas. Já no sábado, o recinto das festas, na Praça Marquês de Pombal, recebe a banda «Fábio Lagarto».

O ponto alto da romaria acontece no domingo, dia 1 de setembro. Depois dos jogos populares e das corridas de barco a remo, que terão lugar a partir das 10, na sede da Associação de Pescadores de VRSA, às 18 horas celebra-se a tradicional procissão e homenagem dos pescadores em honra de Nossa Senhora da Encarnação, cujo cortejo percorrerá as principais artérias de Vila Real de Santo António.
No domingo à noite, pelas 22 horas, na Praça Marquês de Pombal, as atenções estão centradas no concerto da formação «Ganda Banda», que promete uma noite com muita cor, luz e som.
O cartaz encerra com um espetáculo de fogo de artifício, à meia-noite, na Avenida da República, junto ao Rio Guadiana.
As festas em honra de Nossa Senhora da Encarnação são organizadas pela paróquia local, pela Câmara Municipal de VRSA e pela Junta de Freguesia de VRSA e contam com o apoio da Associação de Pescadores Santo António de Arenilha.
(SP/HDF)