A alta comissária para as Migrações e presidente do Conselho Diretivo do Alto Comissariado para as Migrações, Sónia Pereira, esteve em Olhão esta sexta-feira, onde visitou o Projeto Mais Sucesso E8G promovido pela associação juvenil olhanense.
No dia em que se assinalou o Dia Internacional da Diversidade Cultural, a alta comissária para as Migrações esteve acompanhada por elementos do Conselho Diretivo do ACM, do CNAIM Algarve (Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes) e do Programa Escolhas, na visita aos espaços onde decorre o Projeto Mais Sucesso E8G nos Bairros Fundo Fomento à Habitação e Rua Manuel de Oliveira. A comitiva foi recebida pelos representantes da MOJU e pela vereadora da Câmara Municipal de Olhão, Elsa Parreira.
O Projeto Mais Sucesso E8G foi recentemente aprovado no âmbito da 8.ª Geração do Programa Escolhas para o biénio 2021-2022, no domínio da inclusão social de crianças e jovens no concelho de Olhão.
Este projeto parte de um consórcio constituído por uma série de entidades de referência a nível municipal e regional, que se propõem a desenvolver uma série de iniciativas no sentido de colmatar as necessidades das crianças e jovens, e respetivas famílias, socioeconomicamente desfavorecidos do concelho de Olhão.
O “Mais Sucesso E8G” é um dos 105 projetos aprovados a nível nacional no âmbito da 8.ª Geração do Programa Escolhas, que se destina à inserção de jovens e crianças em risco, sendo que destes 4 são na região do Algarve.
O Escolhas é um programa de âmbito nacional criado em Janeiro de 2001, tutelado pela Presidência do Conselho de Ministros e fundido no Alto Comissariado para as Migrações (ACM), sendo financiado pela Direcção-Geral da Educação e pelo Instituto da Segurança Social, sendo cofinanciado pelo Fundo Social Europeu Portugal 2020 e pelos Programas Operacionais Regionais de Lisboa e Algarve.
A Associação juvenil olhanense refere que “o Programa Escolhas é transversal a imensas áreas, apelando a uma participação cívica de todo o tecido social e à responsabilização coletiva para a educação, a formação, o emprego, a participação e mesmo o lazer, numa perspetiva de construção de um futuro melhor para as crianças e jovens”.
Nesta perspetiva a Associação MOJU destaca que “todos desempenhamos um papel fundamental na construção da sociedade, uma sociedade mais justa, mais solidária e mais capaz de atender aos interesses e necessidades de cada um e de cada grupo”.