A Biblioteca Municipal Lídia Jorge, em Albufeira, vai ter patente, entre os próximos dias 7 de Outubro e 24 de Novembro, a exposição “O Virar da Página”.
A mostra, da autoria de José Sarmento Matos, em parceria com a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), integra um conjunto de 20 fotografias e um vídeo que relatam experiências dramáticas de pessoas que sofreram crimes violentos.
“O Virar da Página” é um documentário fotográfico produzido em Portugal, sobre a transformação de pessoas que sofreram de crimes violentos. Entre Setembro de 2014 e Abril de 2015 foram fotografadas e entrevistadas cerca de 30 pessoas que sofreram crimes de violência doméstica, tráfico humano, stalking e outras ainda que ficaram traumatizadas pelo assassinato de alguém que lhes era próximo.
“Lutando contra a sua própria vergonha, medo e vulnerabilidade, pediram ajuda à APAV e aceitaram agora expor as suas histórias pessoais, com o principal objectivo de alertar a sociedade para o fenómeno da violência e encorajar todos aqueles que são vítimas a reagirem à situação e a procurarem apoio”, revela José Sarmento Matos para quem contar estas histórias foi a oportunidade de mostrar “a que ponto estas pessoas são corajosas, enfrentando uma realidade tão pesada e tão difícil e como ainda têm força para ultrapassar situações que, por vezes, parece não terem saída”, diz.
O projecto tem como objectivo “abordar não apenas a violência que estas mulheres e homens sofreram, mas essencialmente mostrar como é que as pessoas lidam com os traumas do passado e como convivem no presente com essas vivências traumáticas”, refere a Câmara de Albufeira em nota de imprensa.
A exposição pode ser visitada de segunda-feira a sábados, entre as 10 e as 18 horas, e de terça a sexta-feira, das 9.30 às 19.15 horas. Encerra aos domingos e feriados.