A aldeia portuguesa de Sortelha, situada no concelho do Sabugal, é amplamente reconhecida como uma das aldeias mais bonitas de Portugal e, recentemente, foi destacada como uma das mais belas do mundo. O seu charme medieval, preservado ao longo de séculos, faz deste local uma verdadeira viagem no tempo, convidando os visitantes a explorar ruas de granito, um castelo altaneiro e uma paisagem marcada por penedos e barrocos imponentes.
A história de Sortelha remonta à época da Reconquista cristã, revela o Ncultura. Conhecida inicialmente como Pena Sortelha, a aldeia desempenhou um papel defensivo na fronteira disputada entre Portugal e Castela. Foi em 1228 que D. Sancho II concedeu o foral à vila, marcando o início da construção do castelo que ainda hoje domina a paisagem.
Mais tarde, no reinado de D. Dinis, a cerca da vila foi ampliada, refletindo a importância estratégica da localidade após o Tratado de Alcanizes (1297). A arquitetura manuelina também deixou a sua marca em Sortelha, como se pode ver na emblemática pedra esculpida sobre a porta do castelo, uma obra que remonta ao século XVI e à campanha de renovação promovida por D. Manuel I.
Sortelha é um lugar onde o tempo parece ter parado. O traçado da aldeia pouco mudou nos últimos 500 anos, preservando um ambiente genuinamente medieval. As ruas e vielas empedradas, fechadas por muralhas, conduzem os visitantes a pontos icónicos, como o Pelourinho manuelino, a igreja renascentista e o encantador largo onde a sobriedade das construções contrasta com a ternura do ambiente.
José Saramago, no livro Viagem a Portugal, descreveu a aldeia portuguesa de Sortelha como “entrar na Idade Média”. O escritor destacou a imponência das muralhas e a austeridade do castelo, afirmando que “a cidadela, último refúgio de sitiados, derradeira e talvez inútil esperança, parece de brincar”.
Rodeada por uma paisagem granítica, Sortelha é um local onde a natureza se funde com a história. Os habitantes, conhecidos pelo cognome de “lagartixos” devido à disposição solarenga das casas, conferem à aldeia um caráter acolhedor e vibrante.
A aldeia é um exemplo de harmonia entre o homem e a natureza. Segundo Júlio Gil, no livro As Mais Belas Vilas e Aldeias de Portugal, “em cada momento se encontram motivos de graça e espírito – uma porta, uma pequena escada, um brasão, um altar, o Pelourinho…”.
Sortelha é, sem dúvida, um dos tesouros mais bem preservados do património português. Entre a sua rica história, as paisagens deslumbrantes e a autenticidade das suas tradições, visitar esta aldeia é mergulhar na essência do passado de Portugal.
Leia também: Estas persianas inteligentes da IKEA controlam temperatura e luminosidade da divisão