O Coletivo Teatral do Algarve (ColecTA) vai estrear o espetáculo “Quando para sul/O azul/Luar”, no dia 10 de novembro, no Cineteatro Louletano.
Trata-se da primeira criação do ColecTA, uma iniciativa da Mákina de Cena, que promete “contar o Algarve através de um corpo poético”, informaram os organizadores em comunicado.
Segundo a mesma fonte, o espetáculo dirigido pelo encenador Nuno Pino Custódio resulta de um processo de criação idealizado pela estrutura louletana.
A criação resulta de uma parceria do Coletivo Teatral do Algarve com A Companhia de Teatro do Algarve (ACTA), A Fera Teatro, Ar Quente, Artis XXI, Sin-Cera Teatro, Te.Atrito, Teatro Experimental de Lagos (TEL), ETIC Algarve e Casa da Cultura de Loulé.
O ColecTA é um projeto de criação e capacitação de âmbito regional, que reúne vários atores e estruturas artísticas algarvias com a mesma vontade: construir um caminho conjunto e criar outras possibilidades para o exercício teatral no Algarve.
Com uma primeira edição em 2023, pretende-se que o coletivo cresça e se implemente uma atividade criativa cíclica, com nova edição prevista para 2025/26.
Leia também: Mákina de Cena inicia temporada cultural em Loulé com seu mês “mais preenchido”