O Art Haus Club é em Faro foi inaugurado em Junho de 2022 e tem mantido uma identidade bastante underground, marcando de imediato uma posição na cidade e na região.
A programação do Art Haus Club é composta principalmente por música eletrónica, contando com diversos DJs, no contexto nacional e internacional. Existe uma aposta muita forte também nos “local heroes”, artistas de Faro e arredores, pessoas a que o Art Haus Club pretende apoiar e elevar, através do seu trabalho.
Apesar de o Art apostar maioritariamente na música eletrónica e no techno, a sua programação conta também com outros estilos musicais, como a R&B Sessions, uma residência mensal onde a noite é repleta de clássicos do R&B.
Art + Techno
Art + Techno é um projeto desenvolvido pela equipa do Art Haus Club, que pretende criar uma união entre a música e a arte, um conceito presente nas raízes do club, desde a sua abertura.
A primeira edição do projeto contou com Fábio Alexandre Soares (1997), mais conhecido como BASAP, artista visual algarvio. O trabalho de BASAP tem sido cada vez mais reconhecido nos últimos anos, em contexto regional e nacional. A sua “marca” encontra-se espalhada por vários cantos do Algarve, realizando colaborações com a Bolt Portugal, exposições em associações artísticas como a 289 e curadoria em vários projetos.
O artista algarvio deu início ao projeto através duma exposição ao vivo, pintando e desenhando sobre placas de acrílico, posicionadas a meio da pista de dança do club. O artista pintou também sobre 2 “bonecos”, 2 pessoas em fatos de plástico, incorporando ambas as pessoas dentro da sua exposição.
Em seguida à exposição, a DJ Sina tomou o comando do evento, passando um set de hardtechno, possibilitando uma junção entre a sua música e as peças de arte criadas por BASAP.
A exposição artística manteve-se na pista nos eventos da semana seguinte, “obrigando” as pessoas a dançarem entre as obras criadas pelo artista farense.
Segunda edição Art + Techno 26/08/23
A segunda edição do projeto criado pelo club algarvio será no próximo dia 26 de agosto, sábado, contando com a artista Lia Rodrigues e com o DJ Nicola Landgraf.
Lia Rodrigues é uma artista farense que desde cedo se apercebeu da sua sensibilidade e predisposição para a combinação e união entre cores, formas e grafismos. Com o passar dos anos foi desenvolvendo essa habilidade, incorporando aspetos das correntes artísticas do Surrealismo e Dadaísmo no seu trabalho.
No entanto, desde 2018, depois de ter emigrado para França e após ter feito uma visita à Índia, a sua perspetiva sobre a arte sofreu algumas alterações. A artista encontrou-se a refletir sobre vários temas na sua vida, principalmente o desperdício, lixo e reutilização de matérias.
É em 2018 que começa a sua aventura em colagem analógica, onde o lixo se transforma em arte, reutilizando vários materiais e recursos.
No próximo dia 26 de agosto será possível assistir à exposição de Lia Rodrigues, seguida dum set de Nicola Landgraf, DJ com residência no Art Haus Club e membro da equipa de “local heroes” algarvia.
A exposição começa as 18h00 e a música começa às 19h00, até às 22h00.
Leia também: “Daqui a dez anos” a população já não vai “imaginar o que é a vida sem inteligência artificial”