Paula Oliveira junta-se à Orquestra de Jazz do Algarve, para celebrar o Dia Internacional do Jazz, no Auditório Municipal de Albufeira, dia 30 de abril, a partir das 18:00.
After You’ve Gone é o tema que dá a linha condutora deste concerto enérgico e de contrastes: não fosse a orquestração “Up Swing” de Sarah Vaughan. Outros grandes standards juntam-se-lhe Come Rain Or Come Shine, Fly Me To The Moon, Let The Good Times Roll, ou em sonoridades mais 80’s como This Masquerade.
Paula Oliveira é uma cantora-jazz incontornável da cena jazzística nacional, com uma invejável carreira por terras lusas e não só. Estudou no Hot Club de Portugal, Taller de Musics de Barcelona e Manhattan School Of Music, em Nova Iorque, onde residiu. A lista de mentores é enorme, onde figuram nomes como Phil Woods, Norma Winston, Reggie Workman, para citar apenas alguns. Do jazz, à música portuguesa, são vários os trabalhos editados.
Destaque para algumas orquestrações de Claus Nymark, um músico dinamarquês residente em Portugal há décadas, que muito contribui para o jazz português, quer no ensino, como músico ou a dirigir a Orquestra Angrajazz, nos Açores. A Orquestra de Jazz do Algarve sublinha que “é um prazer juntar a sua Música, o Som de Claus, à Paula Oliveira, e à nossa Orquestra, num repertório tão variado”.
Refira-se que o Dia Internacional do Jazz é comemorado, desde 2012, a 30 de abril. A celebração, criada
pela UNESCO e anunciada pelo pianista e embaixador da boa vontade da UNESCO Herbie Hancock, tem por objetivo lembrar a importância deste género musical e o seu contributo na promoção de diferentes culturas e povos ao longo da história. Recorde-se que o jazz é um género musical que está associado à luta pela liberdade e a abolição da escravatura.