Os 50 anos da democracia e da Revolução dos Cravos de 25 de abril de 1974 já começaram a ser celebrados no concelho de Castro Marim, com uma programação diversificada que se vai estender ao longo de todo este ano e que envolve pequenos e graúdos e grandes artistas da música e do teatro.
As comemorações tiveram início em março, com a peça de teatro “A que cheira a Liberdade?”, apresentada aos alunos do 2.º e 4.º ano do Agrupamento de Escolas de Castro Marim, e continuam na Biblioteca Municipal com a mostra documental “A Palavra Proibida – Autores e obras proibidos pela censura”, ao mesmo tempo que está patente a exposição “25 de Abril – Presente e Futuro sempre com a força dos trabalhadores”, até ao final do mês.
A 24 de abril, um dia antes das celebrações oficiais, está agendado para as 12:00 um Encontro Regional do Algarve sobre Rodas do Desporto Escolar, enquanto pelas 21:30 sobe ao palco do auditório da Biblioteca Municipal de Castro Marim a peça de teatro “Nome: Natália”.
Esta peça de teatro conta com a participação de Maria Emília Castanheira e Maria Helena Torres, com entrada livre mediante reserva na Biblioteca Municipal ou através do telefone 281 510 747.
O espetáculo pretende assinalar o centenário do nascimento da poetisa, romancista, dramaturga e ensaísta Natália Correia, considerada uma figura ímpar da cultura portuguesa.
Celebrações oficiais decorrem a partir das 09:00 do dia 25 de abril
As celebrações oficiais deste 50.º aniversário decorrem a partir das 09:00 do dia 25 de abril, com o hastear da Bandeira nos Paços do Concelho e uma largada de pombos pela Sociedade Columbófila Castromarinense.
A Praça 1.º de Maio volta a ser o palco principal destas comemorações, que contarão também com a participação dos alunos do concelho, que vão interpretar a canção “Uma Gaivota Voava, Voava” e apresentar uma instalação artística intitulada “Cravos D’Abril”.
Pelas 09:30 vai decorrer a tradicional arruada da Banda Musical Castromarinense, que também passará por outros locais do concelho como Furnazinhas, Alta Mora, Odeleite, Azinhal, Junqueira, Monte Francisco, Pisa Barro, São Bartolomeu e Altura.
À mesma hora está agendado um passeio de BTT pela Rodactiva, que partirá da Praça 1.º de Maio.
Já em Altura haverá um passeio de cicloturismo pelos Leões do Sul e pelo Clube Recreativo Alturense, pelas 10:00, e um jogo convívio tradicional de futebol entre os adeptos do Benfica e do Sporting, às 17:00.
O dia do aniversário do 25 de Abril termina pelas 18:30 no auditório da Biblioteca Municipal de Castro Marim com um concerto de Ana Laíns e António Saiote, que irão interpretar “Canções da Revolução”.
O Ensemble que subirá ao palco é composto por António Saiote no clarinete, Ana Laíns na voz, Sandra Martins no violoncelo e Paulo Loureiro ao piano, com um reportório que inclui temas de Paulo de Carvalho, Amália, José Mário Branco, José Afonso ou Sérgio Godinho.
Os interessados em assistir a este concerto, que tem entrada gratuita, devem reservar antecipadamente o seu bilhete na Biblioteca Municipal ou através do telefone 281 510 747.
Leia também: Castro Marim prepara-se para viver grandes comemorações culturais e desportivas